• Carregando...

O progresso também trouxe seus efeitos colaterais. Observa-se que a concentração da população no meio urbano, o desenvolvimento de produtos e o consumo exacerbado contribuem, e muito, para o aumento da geração de resíduos. Por causa desta situação, o impacto generalizado causado ao meio ambiente vem se agravando dia após dia. Dentre os problemas que acompanham a humanidade há séculos está a geração de resíduos sólidos.

Nada é mais importante que pensarmos em moldar um futuro sustentável

Deparamo-nos com diretrizes e legislações que buscam trazer questionamentos, sensibilização, mudanças comportamentais e, acima de tudo, o despertar da sociedade para nossa atual realidade. Precisamos, porém, analisar nossos atuais sistemas de produção e consumo, além de ter ciência de que os mesmos não suportarão por mais tempo o ritmo imposto. É preciso observar os padrões de sustentabilidade necessários para a manutenção saudável de nossa qualidade de vida. Devemos, cada vez mais, buscar a elaboração e a implementação de sistemas que visem à redução da geração de resíduos, a reciclabilidade e/ou uma destinação final adequada.

Além disso, no mundo interconectado em que vivemos – e devido à necessidade urgente de reduzir o consumo de água e de energia – nada é mais importante que pensarmos em moldar um futuro sustentável, pois empresas e cidadãos que não se colocarem como participantes ativos estarão fadados a não participar de uma nova forma de fazer negócios. Devemos buscar um equilíbrio entre o desenvolvimento e a proteção ao meio ambiente. Realmente não existe fórmula mágica para pôr em prática essas ideias, contudo existem princípios, práticas e pontos de partida.

No “real” mundo real, o maior risco de colapso é a negação; portanto, necessitamos urgentemente colaborar “além das fronteiras”. O statu quo se tornou insustentável!

Cris Baluta é conselheira e coordenadora de Meio Ambiente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) e é diretora comercial e de Ecorrelacionamento com Clientes da Roadimex Ambiental.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]