• Carregando...
 | Pixabay/
| Foto: Pixabay/

Infelizmente, nos dias de hoje, as drogas se tornaram parte do nosso cotidiano. De uma forma ou de outra elas estão por todos os lados. Cada trabalho, família e cidade são afetados direta ou indiretamente pelas drogas. Os problemas ocasionados por essas substâncias são evidentes, vão desde situações menores, como pequenos delitos, a casos mais relevantes, como a destruição de famílias ou até mesmo a morte de pessoas envolvidas. Portanto, fica claro que precisamos agir com inteligência para evitar que os efeitos negativos dessas substâncias continuem trazendo prejuízos para a sociedade.

Temos de manter as pessoas seguras, este é o principal objetivo. E para atingir este objetivo, antes de qualquer coisa, é necessário reconhecer que vivemos em momentos decisivos.

Momentos decisivos que nos colocam diante de problemas complexos e sutis e, para enfrentar estes problemas, não há alternativas senão soluções complexas e sutis.

Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas promovendo o dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas – 26 de junho. Em nosso estado, a campanha se dá através da semana PREVIDA, a qual teve como tema deste ano o slogan “Refletindo sobre drogas: o legal é prevenir” e que vem sendo realizado na última semana do mês de junho de cada ano.

Leia também: Mentiras do cárcere

O objetivo da semana é promover a discussão, reflexão e o aprimoramento do trabalho desenvolvido pela comunidade e profissionais, além da integração entre os atores despidos de preconceitos e permeáveis a juízo de valor, propondo ações que visem a construção de redes comunitárias de prevenção.

Sabemos que buscar os meios para estas ações pode levar tempo, esforço, dinheiro. É caro, é difícil, pode exigir que mudemos algumas prioridades em nossas vidas. No entanto, o foco da luta está diante de nós, a gravidade do assunto está estabelecida, não podemos mais nos dar ao luxo de negarmos estas questões. Cabe à gestão pública dirigir um curso entre os diversos órgãos da sociedade para que alcancemos o objetivo em comum e acreditamos que isto é perfeitamente possível de se fazer.

Leia também: As humanidades na formação médica

Desta forma, temos a certeza de que teremos ótimos resultados futuros e que eles valerão a pena se nos esforçarmos e dermos o melhor nas nossas ações presentes. Parabenizamos todos os envolvidos pelo sucesso da PREVIDA. O DEPSD estará sempre de portas abertas para receber e trabalhar em conjunto com aqueles que buscam o combate e a prevenção às drogas.

Flavio Tincani é biólogo, doutor em Ecologia e Conservação e assessor técnico-científico do Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.
José A. Soavinski é economista, assessor técnico e palestrante do Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.
João R. Iensen é gestor público, diretor do Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]