• Carregando...
Para não gerar desgaste e reacender a crise política, indicação do presidente não poderá desagradar juristas, políticos ou a população. | Robson Vilalba
Para não gerar desgaste e reacender a crise política, indicação do presidente não poderá desagradar juristas, políticos ou a população.| Foto: Robson Vilalba

1. Equilíbrio delicado

Não é simples a escolha de um novo ministro para ocupar a cadeira de Teori Zavascki no STF. Temer precisa agradar o mundo jurídico e — a tarefa mais difícil — conciliar os desejos da opinião pública e do Congresso, que são conflitantes em relação à Lava Jato.

*

2. Apadrinhados

Como o governo Temer está distribuindo cargos para manter uma boa relação com os partidos que apoiam o Planalto.

*

3. Acidente

Documentos destruídos, perfis falsos, “sargento Marcondes”: saiba o que é fato e o que é só boato a respeito do acidente que matou o ministro do STF Teori Zavascki.

*

4. Reforma da previdência

Tem um detalhe sobre o argumento contra a reforma da previdência que sugere que a idade mínima de 65 anos significa “trabalhar até morrer”: ele se baseia na expectativa de vida ao nascer — que não é o indicador mais adequado para esta discussão.

Considerando a estimativa de longevidade das pessoas mais velhas, a expectativa de vida em Alagoas, por exemplo, é de 78 anos — 11 anos a mais do que os 66,5 anos projetados para um menino recém-nascido.

Esta matéria explica a diferença — e esta outra fala sobre outro ponto do debate: a queixa de que a nova regra vai prejudicar os mais pobres.

*

5. Imersão

A realidade virtual é uma das tecnologias mais promissoras do momento, mas tem um probleminha: aqueles óculos custam caro e podem dar vontade de vomitar.

*

6. Era a bateria

A Samsung explicou nesta segunda-feira (23) qual era o problema que estava fazendo os celulares Galaxy Note 7 “explodirem”.

*

7. Cinema 1

“Zoolander 2” e “Batman vs Superman” são os favoritos para o prêmio Framboesa de Ouro, que elege em fevereiro as piores bombas do cinema em 2016.

*

8. Cinema 2

Estreia em março no Brasil o filme “Fome de Poder”, que conta a história de Ray Kroc, o empresário que transformou o McDonald’s em um império global. É, obviamente, uma história de sucesso. Mas é um filme para incomodar, porque Kroc, aparentemente, foi um canalha.

*

Editado por Rafael Costa (interino). Ilustração: Robson Vilalba.

Obrigado pela leitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]