• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

 

Historicamente pouco expostos ao cidadão comum, os supersalários dos juízes estão na mira do Conselho Nacional de Justiça. Primeiro, a ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ, determinou a publicidade das folhas de pagamentos dos tribunais. 

 

Agora, o corregedor-nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, propôs padronizar e automatizar o pagamento de salários e contribuições adicionais. Quando a soma do ganho fixo com os benefícios superar o teto constitucional, um alerta será emitido no sistema do CNJ

Poderes em choque 

O afastamento de Aécio Neves rendeu mais um dia de desgaste entre Judiciário e Legislativo. O Senado aprovou regime de urgência para avaliar a decisão do Supremo de afastar e determinar o recolhimento domiciliar noturno do tucano. A análise, portanto, só deve acontecer terça ou quarta da semana que vem. 

 

Talvez nem seja necessário. Cármen Lúcia acenou com a possibilidade de levar o julgamento da ação para o pleno do STF, como forma de desfazer o mal-estar institucional. 

 

O episódio envolvendo Aécio é apenas o mais recente de uma série de desgaste entre os dois poderes. Bruna Borges e Flávia Pierry puxam o histórico, que conta com os afastamentos de Eduardo Cunha e Renan Calheiros e com um parlamentar presidiário. 

 

Do Christian Science Monitor, este artigo mostra como nos Estados Unidos a Suprema Corte tem o poder de unir a direita e a esquerda, mesmo em tempos de polarização, Igual ao Brasil. #sqn 

De casa 

Um fiel membro da base aliada irá relatar a segunda denúncia contra Michel Temer. O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) é o escolhido. Evandro Éboli mostra que Andrada é crítico às decisões do STF contra parlamentares. Ou seja, mais gasolina na fogueira.

 

Notícia boa que as pesquisas são incapazes de oferecer ao presidente. O Ibope indicou que a aprovação a Temer é de 3% e que 77% dos brasileiros reprovam seu governo, pior avaliação da gestão. 

Mataram aula 

O Instituto Paraná Pesquisas perguntou aos brasileiros se eles são contra ou a favor de uma intervenção militar. 43% responderam que sim. E a aprovação entre jovens de 16 a 24 anos é maior ainda, 46%. Chocante. 

A carta de Palocci 

O editorial da Gazeta do Povo trata da já histórica carta de Antonio Palocci, endereçada a Gleisi Hoffmann e divulgada na terça-feira. O ex-ministro expôs uma série de verdades sobre Lula e o PT. Mas o fez com pelo menos uma década de atraso. 

No fundo, Palocci ostenta ainda aí o pensamento messiânico que sempre orientou o PT, que se julga detentor da verdade relevada na terra, ungido de uma missão cujos meios, mesmo os mais torpes, mesmo os mais criminosos, sempre serão justificados pela nobreza de seus fins. 

Dona Marisa, claro 

A defesa de Lula recorreu a um argumento surrado para justificar a demora na entrega dos recibos de aluguel do apartamento em São Bernardo do Campo: estavam nos pertences de Dona Marisa

 

A onipresença da falecida foi usada pelo advogado Cristiano Zanin, horas depois de o dono do imóvel revelar que assinou os recibos todos no mesmo dia. 

Herói ou doutrinador? 

Essa pergunta ronda Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Gabriel de Arruda Castro apresenta argumentos para você mesmo chegar à resposta. 

Aprender a ler 

97,1% das cidades brasileiras têm biblioteca, segundo dados do IBGE. Abrangência, portanto, não é o problema do baixo índice de leitura dos brasileiros. A causa está no costume imposto desde pequeno de tratar biblioteca como um ambiente mecânico em que se faz apenas trabalho escolar. 

O anti-Trump de agora 

A esquerda americana parece permanentemente à procura de um antagonista a Donald Trump. O nome da vez é Colin Kaepernick. Vitor Camargo conta quem é o quarterback que virou ícone da briga entre o presidente e a liga de futebol americano

 

Marc Thiessen escreve que ao tentar atingir Trump, os jogadores acabaram desrespeitando a bandeira e o povo americano

Voo restrito 

Jéssica Sant'Ana entrevistou Donna Hrinak, presidente da Boeing para a América Latina. A fabricante de aviões quer crescer no Brasil, porém em segmentos bem determinados: de defesa e em parcerias com a Embraer. 

Quem quer dinheiro? 

O governo divulgou o calendário do saque antecipado do PIS/PASEP. Começa em outubro, com preferência para trabalhadores acima de 70 anos. Serão R$ 15,9 bilhões injetados na economia pelas mãos de 7,8 milhões de cotistas. 

 

Preparamos um tira dúvidas sobre a liberação antecipada

Explique-se 

Reportagem do Livre.Jor para a Gazeta do Povo mostrou que a Companhia Paranaense de Securitização está impedida de atuar pelo Tribunal de Contas do Paraná. Resultado do prejuízo de R$ 1,5 milhão na empresa criada pelo governo do estado. Agora, a estatal terá de explicar ao Ministério da Fazenda se a dívida é real e quais os impactos dela sobre a companhia

Vem mais tungada 

O ajuste fiscal da prefeitura de Curitiba teve efeito inverso. A receita caiu, a despesa subiu e o gasto com pessoal estourou o limite. Para o secretário de Finanças, culpa das dívidas da gestão anterior. 

 

A gestão Greca, contudo, já tem a solução. Será enviado nos próximos dias à Câmara um novo projeto, prevendo aumento do ITBI e do ISS. Obrigado! 

Pelo menos vai chover 

Mas pode ser granizo. O alerta foi dado pelo Instituto Nacional de Meterologia. O risco de granizo se junta ao alerta de chuva ácida feito pela Defesa Civil. 

A nossa praia 

Diante de um clima tão ameno, talvez seja prudente curtir o fim da semana na praia dos curitibanos: shopping center. A programação tem parque de aventuras, tobogã gigante, pintura em balões e muito mais. 

Você pode substituir... 

... por chope E vai ser de graça na inauguração do Porks - Porco e Chope, gastrobar especializado em carne suína. 

 

... por shows a até 5 reais Dá para ouvir rock, música clássica, indie e MPB sem gastar muito no fim de semana. 

 

... por teatro A peça "Acordei cedo no dia em que morri" estreia neste fim de semana e o espectador paga quanto quiser para assistir

Insubstituível 

O torcedor do Paraná quer é que o fim de semana passe logo e chegue terça-feira. Ontem esgotou a carga de 40 mil para o jogo contra o Internacional, na Arena da Baixada

Além da tela 

Se o seu programa preferido for cinema, Bingo - O dono das manhãs está entre as escolhas prováveis. O filme representará o Brasil no Oscar, o que certamente arrastará muito gente para as salas. Mas Miguel Forlin aponta para outro aspecto: de nada adiantará uma estatueta dourada enquanto o cinema nacional for dominado por obras panfletárias e propagandísticas

 

Um ótimo assunto para debater com os amigos e a família no fim de semana. Então, curtam, tomem cuidado com a chuva e até segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]