• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

No sábado, o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, havia suspendido as decisões da Justiça que impediam a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. O governo agiu rápido e marcou o ato para as 9h da manhã de hoje, mas a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a um pedido do grupo de advogados do Rio de Janeiro, suspendeu a posse na madrugada deste segunda-feira.

Era tudo que o governo temia desde o início da novela. Cármen Lúcia, no entanto, sinalizou que pode rever sua própria decisão quando o ato do STJ for publicado.

Um voto muda tudo

Começou uma semana decisiva para o futuro do Brasil. Todos os olhares estão voltados para o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), em Porto Alegre, onde três desembargadores decidirão sobre a apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 9 anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro. Fernando Martins e Célio Martins explicam por que, dependendo do resultado de 3 a 0 ou 2 a 1, tudo pode mudar nas eleições de 2018.

Manifestantes pró-Lula já estão montando acampamento em Porto Alegre, a cerca de 1 km do tribunal. Militantes do interior do Paraná saíram antes, mas a maioria da caravana é esperada hoje.

A bem da verdade, o PT não conseguiu traçar uma estratégia eleitoral que vá além da batalha jurídica para salvar o ex-presidente. Planeja embolar o meio de campo o quanto puder, quem sabe até depois das eleições. 

Nosso Editorial comenta a estratégia dos petistas e filo-petistas para a semana: transformar um julgamento puramente técnico em um circo político – um ato, na verdade, de desprezo pelas instituições democráticas:

Seguindo a tradição petista de colocar todas as instituições de Estado a serviço do partido, desta vez caberia à Justiça apenas referendar aquilo que o partido já decretou em seu tribunal interno informal: Lula é inocente, e aos desembargadores só resta o papel de carimbadores dessa avaliação.

Tanta vida lá fora

Enquanto isso, o Brasil não para. Flávia Pierry elenca cinco temas que provavelmente ficarão eclipsados pelo julgamento esta semana. Todos são importantes.

A Caixa Econômica Federal é um deles. Depois de tentar levantar recursos do Tesouro e do FGTS, a solução discutida agora é vender parte da carteira de crédito e repassar menos dividendos à União. Seria possível levantar R$ 15 bilhões.

Máquina do tempo

O ex-presidente Fernando Collor, que sofreu um processo de impeachment em 1992, anunciou pré-candidatura para as eleições. Diz ter uma vantagem sobre os demais candidatos: já governou o país. 

“Liberdade ou morte!”

Tiago Cordeiro faz o perfil de Flávio Rocha, dono da Riachuelo, que lançou um manifesto liberal e pretende influenciar a agenda eleitoral. Duas vezes deputado,  Rocha já quis presidente da República, mas diz que não vai tentar novamente.

Agora vai?

O presidente Michel Temer deve enviar hoje ao Congresso o projeto de lei que propõe uma modelagem de venda da Eletrobras. O projeto tem até aceno para a bancada do Nordeste.

Eu só ouço falar

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) admitiu ter recebido proposta de um executivo da empreiteira Odebrecht para que recebesse dinheiro em esquema de caixa dois. O estranho é que não procurou a Polícia Federal ou órgãos de controle para alertar sobre o ocorrido ocorrido.

Oportunidade

A reforma tributária de Donald Trump, aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos no final do ano passado, pode respingar no Brasil. Se tiverem senso de oportunidade, nossos políticos perceberão que as medidas aprovadas nos Estados Unidos apressam a necessidade de uma reforma tributária brasileira.

Cadê?

Enquanto esperamos nossos estadistas aparecerem, Rodrigo Constantino e Alexandre Borges recebem o escritor Martim Vasques da Cunha no Podcast Ideias para uma conversa sobre Churchill, o estadista que salvou o Ocidente. Aproveite os afazeres matinais para escutar.

Boa notícia

Na Bolívia, Evo Morales recuou e deve revogar o novo Código Penal do país, que colocava em risco direitos fundamentais e abria as portas para a perseguição religiosa. A sociedade civil se mobilizou fortemente contra a lei.

Defesa da vida

Uma das mudanças da nova lei era afrouxar a proibição do aborto. Em sua estreia na Gazeta do Povo, o blog do Instituto Politeia explica seis coisas que você deve saber o aborto antes de falar sobre o assunto.

E Mathew Lu desfaz um erro comum na discussão sobre o tema: achar que a ciência tem a palavra final sobre quando a vida começa.

Ideologia de gênero

Gabriel de Arruda Castro discute como a adoção de cotas para transexuais, ideia que começa a surgir no Brasil, subverte o papel das universidades:

O problema se torna evidente no critério de seleção: basta se autodeclarar transexual ou transgênero para concorrer uma das vagas reservadas. Ou seja: especialmente no caso dos transgêneros, em que não é preciso ter qualquer aparência externa característica, é impossível haver um exame objetivo. Bastará a um homem dizer que, em sua mente, é uma mulher.

Crise

A Embrapa está enfrentando a maior crise de sua história. Com 85% do orçamento consumido pelo pagamento de salários e benefícios dos funcionários, um corte de mais de 20% é estimado em 2018.

Prevenção

O carnaval está chegando e muita gente deve viajar. Gazeta do Povo preparou um guia com respostas para todas as dúvidas sobre a febre amarela.

Empreendedora

Ela percebeu uma falha de mercado e não perdeu tempo: criou uma empresa e hoje faz sucesso com loja que só vende sapatos 33 e 34.

Velozes

No tradicional Salão do Automóvel de Detroit, a maioria dos modelos apresentados são pensados para o dia a dia, mas alguns roubam a cena: conheça os cinco carros mais rápidos do evento.

Para as férias

Está planejando suas viagens para este ano? Saiba os destinos que vão bombar em 2018.

Cotão

Catarina Scortecci conta quais foram os deputados paranaenses que mais gastaram no ano passado com a “cota para o exercício da atividade parlamentar”. Bem mais que o salário.

Quadro Negro

Enquanto as ações penais ligadas à operação Quadro Negro deverão ser retomadas em Curitiba na fase das alegações finais depois de decisão do STF, um procedimento do Tribunal de Contas do Estado  (TCE-PR) pode obrigar um grupo de 13 pessoas a devolver quase R$ 5,5 milhões aos cofres do estado.

Luto 

No Pequeno Expediente, Rogerio Galindo e Felippe Aníbal discutem a crise da segurança pública no Paraná a partir do triste caso do corpo que ficou 13 horas na rua à espera do carro do IML.

Falando nisso, Filipe Albuquerque destrincha as cifras de homicídios no estado, divulgadas na semana passada pela Secretaria de Segurança Pública. Saiba quais são as cidades mais violentas.

É bom...

Se você está pensando em abir um negócio, Naiady Piva explica por que o estado do Paraná é uma referência nacional em franchising e lista mais de 30 franquias que querem expandir seus negócios por aqui

...mas pode melhorar

Seria ótimo se os problemas da telefonia fossem resolvidos no litoral. Os serviços de telecomunicações tiveram sérios problemas durante a temporada, devido ao número de visitantes, e tudo pode se repetir no carnaval

Inovação

Já se estima que, em um ano, a arrecadação de Curitiba com aplicativos de transporte compartilhado seja três vezes superior ao que a prefeitura recebe com táxis. Qual será o futuro dos táxis com a concorrência de Uber, Cabify e 99POP?

Deste ano não passa

Perdeu algum dos melhores restaurantes de Curitiba? Anote todos e organize a agenda para comer bem este ano. O Bom Gourmet te ajuda.

Esta terra, esta gente

Partindo da icônica canção em que o eu-lírico de Rita Lee queria ser normal em Curitiba, Jeferson Ferro reflete, em tom agridoce, sobre a cidade, seus problemas, e o que, afinal, é ser curitibano:

‘República de Curitiba’, alcunha que nasceu da boca do ‘filho do Brasil’ – eis a nova identidade da capital mais fria do país. Sim, nós sempre nos orgulhamos de ser uma espécie de negação do Brasil. Que identidade nos restará quando as luzes desse espetáculo se apagarem?

E com essa, que sensibilizou até este escriba, recebido por esta cidade há pouco menos de um ano, eu me despeço desta curta temporada no Bom Dia. Amanhã tem novidade.

Uma ótima semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]