• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

 

O cargo mais comentado da República muda de titular e de estilo. Hoje, às 8 horas, Raquel Dodge assume como procuradora-geral da República. Sucede Rodrigo Janot, que nas duas últimas semanas produziu denúncias em série contra a classe política. 

 

Rosana Felix escreveu um perfil de Dodge, a quem definem como "meticulosa, controladora e ambiciosa". Menos abstratos são o histórico de combate à corrupção - foi ela a pedir a primeira prisão de um governador no exercício do cargo - e a favor dos direitos humanos - participou da criação do primeiro plano nacional para erradicação do trabalho escravo no Brasil. 

 

A maior expectativa, contudo, é sobre como Raquel Dodge irá tratar a Lava Jato. Ela herdará de Janot as denúncias contra os quadrilhões do PT, do PP, do PMDB da Câmara e do PMDB do Senado, além dos estilhaços da explosão do acordo de delação com a JBS. No editorial da Gazeta do Povo, mostramos como a obsessão de Janot por pegar um presidente da República contaminou seu trabalho

O procurador-geral acabará lembrado como um agente político que aceitou acordos malfeitos e precipitados enquanto adiava até o último minuto as denúncias contra toda a quadrilha que, por anos, assaltou as estatais e, por consequência, o país. 

 

Enquanto a PGR troca de comando, Michel Temer viaja para Nova York. O presidente participará, hoje, de um jantar oferecido por Donald Trump. Amanhã, será o primeiro a discursar na Assembleia Geral da ONU

 

Temer aguarda duas importantes decisões do Supremo para essa semana. Amanhã, Edson Fachin deve responder ao pedido do presidente para que a denúncia contra ele seja devolvida à procuradoria-geral da República. Na quarta, a Corte debate a validade das provas da delação da JBS. 

Caminho longo 

Temer viaja aos Estados Unidos deixando um mercado confiante na recuperação econômica, mas não um governo saudável financeiramente. Bem longe disso. Fernando Jasper apresenta quatro indicadores que comprovam: o Brasil está quebrado. E notem a piora acentuada dos índices entre 2014 e 2016. 

 

Outro fator a perturbar a reconstrução econômica é a delação de Antonio Palocci. Os 50 anexos do acordo proposto pelo ex-ministro afundam o ex-presidente Lula, mas também avançam com força sobre o setor financeiro

 

Por enquanto, a economia segue no seu ritmo de recuperação, apesar da turbulência política. Ricardo Amorim diz que com inflação em queda e emprego em recuperação, a retomada vai se sustentar e mesmo acelerar

Vai, Zé 

A J&F tem um “novo” comandante: aos 84 anos, José Batista Sobrinho, o fundador do grupo, reassume a presidência, vaga desde a semana passada, com a prisão dos filhos Joesley e Wesley Batista

 

Marcos Tosi mostra uma curiosidade. Quando começou, Zé Mineiro carregava malas de dinheiro de um lado para outro para comprar, abater e vender bois no interior de Goiás. Agora, terá de consertar o estrago feito pelos filhos com outras malas de dinheiro. 

Queermuseu 

Dois procuradores de Jusiça do Rio Grande do Sul divulgaram uma dura nota contra a exposição Queermuseu. "A exposição tinha o nítido propósito de erotizar o público alvo [crianças e adolescentes] e induzi-lo a tolerar condutas como orgias, zoofilia e vilipêndio a símbolos religiosos”, dizem os procuradores, que não participam da investigação oficial do caso. A investigação da Vara da Infância e da Juventude afirmou não haver casos de crime de pedofilia na mostra. 

 

No Mato Grosso do Sul, um quadro exposto em um museu foi apreendido por determinação da Justiça, sob alegação de apologia à pedofilia. A autora da obra disse que o objetivo é exatamente o oposto: denunciar o crime. 

 

Em artigo, o procurador da República Guilherme Schelb escreve que a condição de desenvolvimento das crianças deve ser respeitadas em todos os ambientes, inclusive museus e bienais

A arte não pode ser um pretexto mórbido para abusar da dignidade humana das crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento e com fragilidade psicológica. 

 

O caso do Queermuseu rendeu um questionável bloqueio no Facebook ao blogueiro Alexandre Borges. Ele explica - e comenta - o episódio. 

Brecha jurídica 

Nos Estados Unidos, um projeto do Senado para combater o tráfico sexual online de crianças está colocando Google e Facebook ao lado de páginas que atuam na exploração do sexo infantil. Os senadores querem mudar a lei que protege as empresas e provedores de internet da responsabilidade criminal de conteúdos fornecidos por outras pessoas ou entidades. 

 

Isso responsabilizaria plataformas especializadas por anúncios de sexo com crianças publicados por seus usuários. Também colocaria Google e Facebook como co-responsáveis por o que seus usuários postam. 

Os nomes para 2018 

Euclides Lucas Garcia apresenta os cinco pré-candidatos do momento ao governo do Paraná. Temos um ex-titular do Palácio Iguaçu, um que quase chegou lá, uma que está lá, outro que acabou de sair e um novato. 

 

No Caixa Zero, Rogerio Galindo informa que o PT estadual aguarda o aval da executiva nacional para apoiar Roberto Requião

Quadro (bem) negro 

O ex-diretor da secretaria estadual de Educação, Maurício Fanini, voltou a ser preso, dentro da terceira fase da Operação Quadro Negro. Fanini é peça-chave na fraude em obras de escolas estaduais. Suas revelações têm potencial explosivo no caso. 

 

Rosana Felix diz que escândalos como o da Quadro Negro desafiam a máxima de que no Brasil se investe muito em educação. Afinal, boa parte acaba desviado em esquemas corruptos. 

Mina de ouro 

Reinaldo Bessa entrevistou Marcelo Henrique Marques, CEO da Ouro Fino. À frente de uma das marcas mais tradicionais do estado, ele conta como gerencia o tempo de forma a ter rendimento máximo no trabalho e aproveitar os momentos com a família e os amigos. 

Olha a caixa d'água 

Em Curitiba, até caixas d'água são ícones arquitetônicos e símbolos históricos. É o que mostra esta reportagem de Haus. 

O povo escolheu 

Se você for engatar um roteiro para conhecer as caixas d'água e reservatórios de Curitiba, que tal alternar com os melhores lances da cidade? Preparamos este guia para degustar os vencedores da categoria Sabor Popular, do Prêmio Bom Gourmet 2017. Tem coxinha, pastel, cachorro quente, pão com bolinho e chineque

Futebol 

O Atlético venceu o Fluminense por 3 a 1, de virada, na Arena, e colou no G-6 do Brasileirão. O jogo teve um espectador ilustre - e discreto -, o juiz federal Sergio Moro, flagrado pelo site do Reinaldo Bessa. 

 

Mais feliz que a rubro-negra está a torcida tricolor. Com um golaço de Renatinho nos acréscimos, o Paraná bateu o Londrina por 2 a 1, sábado, na Vila Capanema, e entrou no G-4 da Série B. 

 

Hoje, tem Coritiba em campo. Será contra o Palmeiras, às 20 horas, no Pacaembu. O Coxa entra em campo na zona de rebaixamento da Série A. 

 

Confira a classificação do Brasileirão e da Série B

Um tempo para você? 

Passa pela sua cabeça tirar um período sabático? Jéssica Maes ouviu quem já fez essa escolha para saber como é preciso se preparar na saída e na volta para o escritório.

Breaking news!

Essa é de última hora: tremor de terra registrado em duas cidades do Paraná na madrugada de hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]