• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Se depender da ministra Cármen Lúcia, o Supremo Tribunal Federal (STF) votará em março a ação que pode acabar com o auxílio-moradia pago a juízes. Desde 2014, por força de uma liminar concedida pelo ministro Luiz Fux, o auxílio pode ser pago a todos os magistrados. Os gastos explodiram

Em um movimento corporativista, integrantes de diversas associações de magistrados ameaçam declarar guerra ao Supremo, pressionando os ministros a revelar quanto ganham dando aulas e palestras. Uma tentativa de intimidar o tribunal.

Derrotados pelo mosquito

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) já mostrava, em 2017, que a vacinação da febre amarela no país deu prioridade a áreas de grande concentração populacional em vez de áreas rurais. Para os pesquisadores, não faltam vacinas, mas racionalidade nas políticas públicas.

Nosso Editorial analisa outras hipóteses para explicar o surto, que pode ser reflexo da ineficiência estatal, do desleixo da população e de desequilíbrios ambientais:

Mas nossa dificuldade de vencer a luta contra os mosquitos é um sintoma grave de outro mal: nosso subdesenvolvimento – obra de séculos, que não se improvisa, na célebre frase de Nelson Rodrigues. O ‘país do futuro’, uma das dez maiores economias do mundo, com metrópoles que exercem papel de protagonismo na América Latina, convive com taxas inaceitáveis de contaminação por doenças das quais o país já tinha se livrado no passado.

Enrolado

A defesa do presidente Michel Temer entregou ao STF as respostas às perguntas da Polícia Federal no inquérito que investiga suposto favorecimento a uma operadora do porto de Santos. Nas 50 respostas, que podem ser lidas na íntegra, Temer negou que tenha autorizado seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures a usar seu nome para receber dinheiro ou negociar com empresários. Quem lembra da mala?

Pré-carnaval

Em Porto Alegre, o Ministério Público vai pedir o aumento da pena do ex-presidente Lula e ainda a condenação por três, e não dois, crimes

Os movimentos pró e contra o ex-presidente estão empenhados em transformar a segunda quinzena de janeiro em uma verdadeira micareta. Até transmissão ao vivo vai ter. 

Quem boicota o que

Quem tampouco está na melhor lua é Bolsonaro, que começou o dia denunciando um “boicote” do Facebook à sua página e depois teve de descobrir que seu interesse por discussões no Congresso Nacional só vem caindo. Em 2015, foi a 141 reuniões de comissões. Em 2017, só apareceu em 34. Em uma comissão que cuida de assuntos que lhe interessam muito, o pré-candidato faltou em 70% das reuniões.

Juntos novamente

Sérgio Cabral (PMDB) já foi todo poderoso no Rio de Janeiro, mas agora ficará preso em Curitiba. Pousou ontem às 21h54 e agora poderá colocar o papo em dia com Eduardo Cunha.

Uma ideia

Ricardo Amorim propõe ir além de nomes nas eleições de 2018: que tal um programa gigantesco de privatizações no Brasil? Aumentaria a eficiência da economia e diminuiria as oportunidades de corrupção.

Desafios

A presidente do Inep, órgão do MEC responsável pelo ENEM, afirmou em entrevista coletiva que o órgão não deve insistir na regra de zerar redações que supostamente “desrespeitem” Direitos Humanos. A regra foi suspensa por determinação da Justiça em 2017, mas nada está garantido.

E, apesar de a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ter sido aprovada e homologada sem menções a “gênero” que pudessem fomentar a ideologia de gênero nas salas de aulas, especialistas alertam que é preciso prestar atenção nos próximos passos do Conselho Nacional de Educação (CNE) para que o tema não volte sorrateiramente.

Perseguição

A temperatura esquenta na Bolívia. Deputados da oposição fazem greve de fome, encenam crucificação, e vários setores aderem a paralisações contra o novo Código Penal do país, que abre brechas para a perseguição religiosa. Depois da decisão da Suprema Corte que permitiu um quarto mandato para Evo Morales, a democracia está se deteriorando rapidamente no nosso vizinho.

Silêncio macabro

A ONU, que sofre todo tipo de acusações, agora enfrenta algumas bem concretas: funcionárias da organização denunciam assédio sexual e estupro na organização e não veem punição alguma para os culpados

Trumpland

Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirma que não mudou de ideia sobre o muro na fronteira com o México, corta pela metade as verbas que o país dá à agência da ONU que cuida dos refugiados palestinos, mas está de namorada nova: a agricultura. A questão é se a paixão vai amolecer o seu coração nas negociações para a renovação do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA).

Aliás, a Apple anunciou que gastará US$ 350 bilhões em desenvolvimento e criará 20 mil empregos nos Estados Unidos graças à aprovação da reforma tributária de Trump no final do ano passado.

Folia

Para quem já está procurando onde passar o feriado: seis cidades para pular o Carnaval que estão mais baratas em 2018.

Presentão

Aquela chance de agradar seu pai: um leilão online está vendendo carros clássicos a partir de R$ 5,5 mil até o dia 27.

Volta tudo

Depois de o primeiro grau ter enviado os processos da Quadro Negro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Luiz Fux, do STF, determinou que as três ações penais sejam julgadas em Curitiba.

Novos números

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná divulgou índices de criminalidade do estado. É o menor número de homicídios desde 2007, mas a taxa de assassinatos ainda é alta. Também houve menos crimes contra o patrimômio: uma redução significativa do número de roubos, mas pequena do de furtos.

Aproveite e entenda os quatro pontos críticos da gestão da segurança pública do Paraná.

Xadrez paranense

No estado onde quase um terço de seus deputados federais deve concluir o mandato em partido diferente daquele registrado nas urnas de 2014, Euclides Garcia analisa os bônus e os ônus de ser apoiado pelo governador Beto Richa (PSDB) na próxima disputa pelo Palácio Iguaçu

Renovação

A Prefeitura Municipal de Maringá quer abrir concursos nacionais de arquitetura para definir o projeto de um novo conjunto habitacional e revitalizar o Eixo Monumental.

Cantando vitória

Tem zagueiro do União já falando em título paranaense depois da vitória por 2 a 1 sobre o Paraná.

Fiel paranaense

Um estudo do Itaú BBA envolvendo oito times brasileiros da Série A mostra que o Atlético se destaca no cenário nacional como um “clube de sócios”. O comparecimento é alto: Julio Filho, d´Arquibancada Virtual, explica. 

Você sabia?

Os curitibanos não têm feito uso da iniciativa popular para a proposição de leis na Câmara. Grupo organizado é o único a usar o sistema.

É de graça

Quem quiser aprender um novo idioma, pode escolher entre dez opções oferecidas pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR.

Nostalgia

Quer jogar fliperama em Curitiba? O Guia te mostra onde.

Aproveite

Estilo Quem já está pensando no final de semana pode aproveitar para conferir looks com body floral. Tem vídeo exclusivo.

Novidade Um novo espaço reúne três bares e restaurantes com comidas das Américas.

Susto Gosta de filmes de terror? O Guia tem uma ótima pedida para você.

Inspiração E, no sábado, uma casa de poker de Curitiba fará um torneio para ajudar uma menina de dois anos com doença rara

Juntos vamos mais longe! Um ótimo final de semana a todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]