| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)

Entre um acórdão e um acordão, a diferença é de um acento. Essa diferença é ainda mais tênue na novela em que se transformou a tentativa de livrar da cadeia o ex-presidente Lula (PT) – e, por tabela, muitos outros políticos.

Com a ajuda de Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF que se juntou à defesa de Lula, os ministros da corte descobriram que o acórdão da liminar de outubro de 2016, que permitiu a prisão após segunda instância, ainda não tinha sido publicado, o que acabou ocorrendo no último dia 7.

Publicidade

Embargos de declaração foram apresentados no último dia do prazo para recursos, na quarta-feira (14), e a expectativa é que sejam julgados ainda esta semana, abrindo caminho para reverter o entendimento do tribunal sobre a prisão em segunda instância. Todas as demais tentativas de acordão não prosperaram diante da reação da opinião pública. Resta saber se será o caso novamente – ou se, afinal, o Supremo vai se apequenar.

É pra lá que eu vou

Depois da caravana pelo Nordeste, Lula começa hoje sua turnê pelo Sul do país. Fernando Martins explica por que os sulistas são os mais anti-petistas dos brasileiros.

A Colômbia é aqui

Entre junho e setembro de 2016, 45 políticos brasileiros foram alvo de ataques a tiros. Desses, 28 morreram, cerca de metade no Rio de Janeiro. A morte da vereadora Marielle Franco agrava o quadro do que os especialistas chamam de “colombização” do Brasil.

Aliás... o Brasil é um dos quatro países onde mais ativistas são assassinados, justamente ao lado de Colômbia, além de Filipinas e México.

O Rio de Janeiro continua lindo

O Rio não é o estado com a pior taxa de crimes violentos do país, mas há razões e particularidades para explicar por que a situação é mais grave ali.

Publicidade

Custos

Além das vidas ceifadas por homicídios e latrocínios, há outros custos da criminalidade no país: roubos de cargas, arrombamentos de lojas, furtos em dutos e outras ações de criminosos interferem na competividade das empresas.

Legalize?

E agora que a discussão sobre segurança pública esquentou de novo, Rodrigo Constantino e Alexandre Borges recebem dois convidados para discutir a legalização das drogas. Será que  o Brasil deveria embarcar nessa?

Excelências

Na próxima quinta-feira (22), o Supremo deve enfrentar, depois de anos e bilhões custados aos cofres públicos, o julgamento do auxílio-moradia. Enquanto isso, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) continua passando vergonha pelas palavras de seu presidente, Roberto Veloso. Nosso editorial de sábado (17) analisou a fala de Veloso, para quem “a crise só chegou para os juízes”:

Esse tipo de afirmação só é possível vindo da boca de quem vive em um planeta próprio formado apenas por servidores públicos de altíssimo escalão. Pois no Brasil real, aquele com 13 milhões de desempregados, onde metade dos que trabalham recebe o salário mínimo ou até menos que isso, devido à informalidade, onde funcionários públicos estão sem salário há meses, chega a ser um insulto dizer que a crise só chegou para pessoas que ganham dezenas de milhares de reais todo mês e têm estabilidade no emprego.

E, no Paraná, nosso Editorial de hoje comenta a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de pagar um novo tipo de gratificação a desembargadores e juízes:

Publicidade

Isso nos força a uma observação: se “oficialmente” estamos tratando de uma “recompensa” por serviços adicionais prestados pelos magistrados, mas os próprios desembargadores admitem que a verdadeira finalidade é a promoção de uma recomposição salarial, estamos claramente diante de um ato viciado juridicamente.

Acelera

Em São Paulo,  o prefeito João Doria venceu prévia tucana para o governo do estado com 80% dos votos. Só não será candidato ao Bandeirantes se tiver de concorrer ao Planalto, caso Alckmin se inviabilize. Em qualquer hipótese, terá de renunciar até sete de abril – embora tivesse prometido permanecer os quatro anos no mandato.

Inovação

Já sofreu com a ineficiência e a burocracia dos corretores? Uma startup brasileira criou aluguel de imóveis sem fiança nem seguro para tirar as imobiliárias do jogo.

Por que será

Cursos sobre o “golpe de 2016” não têm espaço, até agora, nas universidades particulares. O caráter pouco científico e carregado de ideologia política é a razão para que esses cursos não ganhem espaço em instituições privadas.

Publicidade

Autocracias em alta

Na Rússia, Vladimir Putin partirá para seu quarto mandato como presidente. De acordo com o “czar”, o resultado das eleições russas “representa o reconhecimento das conquistas do nosso país”. Mas, enquanto crescem as tensões com o ocidente, o que esperar de seu novo governo?

Na China, uma prova de que as ditaduras podem se fechar ainda mais: depois de mudar a Constituição, o Congresso chinês reelegeu Xi Jinping para novo mandato no comando da China.

Ah, se eu pudesse

E, nos Estados Unidos, Donald Trump tem acertado em algumas políticas, mas comporta-se como verdadeiro autocrata. É o que constata nosso Editorial de ontem:

Um país cuja grandeza deriva, entre outros aspectos, do enorme apreço que tem pela democracia está sendo governado por um autocrata, que ou não tem a menor noção sobre como funciona a dinâmica política e democrática que leva à formação de consensos ou maiorias em prol de uma causa, ou, se a conhece, também a repudia, convencido de que a vontade do líder tem de ser seguida a qualquer custo.

O mal do aborto

Também nos Estados Unidos, um relatório mostrou que, nos últimos três anos, a Planned Parenthood, gigante do aborto, recebeu US$ 1,5 bilhão em repasses de impostos. Parlamentares lutam para acabar com o financiamento.

Publicidade

O documento mostra também que organizações internacionais que fomentam o aborto também receberam verbas. Stefano Gennarini quer aproveitar a disposição de Trump em acabar com esses financiamentos para propor uma coalizão internacional de países a fim de impedir que o aborto se transforme em um direito internacional – uma antiga estratégia de militantes.

Futuro

Quer saber se sua profissão vai continuar existindo? Conheça quatro profissões que devem ser “varridas” pela tecnologia e quatro que vão sobreviver.

Família

Quer ser um herói para sua filha? Marcos Piangers explica como.

Para tudo

A Justiça Federal suspendeu a licença prévia que foi concedida pelo Conselho de Desenvolvimento do Litoral (Colit) para a construção da Faixa de Infraestrutura, no Litoral do Paraná. Falta planejamento, sobra judicialização.

Lactobacilos mortos

Um promotor comprou Yakult vencido e deflagrou uma operação que prendeu seis pessoas. João Frey conta a história inusitada.

Publicidade

Puxadinho

Aprovada pelo Congresso, engavetada no Supremo, a Emenda Constitucional 73 de 2013 tenta criar novos Tribunais Regionais Federais, incluindo um para Curitiba, o TRF-6. Enquanto isso não ocorre, a Turma Regional Suplementar do TRF-4 para questões previdenciárias já julgou mais de 6 mil processos na cidade.

Perdeu alguma?

Comece a semana bem informado: leia rapidinho cinco notícias que você pode ter perdido durante a semana passada na política paranaense.

Atenção

90 casos da doença mão-pé-boca em creches já colocam Mandirituba em alerta. Colombo também já registrou casos. 

Seis eixos

Você conhece todos os 10 tipos de linhas de ônibus de Curitiba? Cecília Tümler foi atrás.

Bom exemplo

As crianças estão crescendo rápido? Colégios de Curitiba fazem campanha de doação de uniformes: beneficiam alunos de baixa renda que recebem desconto na mensalidade das instituições

Publicidade

Inspirador

A amizade é um dos bens fundamentais da vida humana. Pois este menino, aos seis anos de idade, resolveu escrever um livro para ajudar no tratamento de uma doença rara de seu melhor amigo. Publicada até no Brasil, a obra já vendeu 62 mil cópias e arrecadou US$ 1 milhão.

A excelência humana não tem idade.

Uma ótima semana a todos!