• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

    

Quem olha de longe poderia dizer que o debate público sobre a racionalidade nos gastos públicos e os altos salários e benefícios que alguns servidores recebem está bastante desorganizado. 

Não é desorganização, é assombramento mesmo. É que diante de tantos benefícios, de tantos auxílios, de tantas benesses, o cidadão comum (aquele que gosta de vale-refeição, como dissemos em outro Bom Dia) cai morto de susto, mas atirando (figurativamente, é claro). 

Além do real. É nesse contexto que André Gonçalves, analisando as motivações do juiz que decidiu não receber nenhum benefício além do salário bruto, explica por que o caso é tão simplório ao ponto de ser difícil vê-lo como uma realidade. 

Nos círculos da magistratura. O Editorial da Gazeta do Povo aborda o projeto de implantação de uma gratificação para os magistrados da Justiça Estadual do Paraná que acumularem “jurisdição, funções administrativas ou acervo processual”

   

Juízes e desembargadores precisam ser bem remunerados. E sabe-se que a defasagem salarial e a falta de reposição de perdas inflacionárias é uma reclamação antiga de magistrados. Mas, ainda que esta seja uma reclamação justa, as soluções que vêm sendo encontradas são uma recomposição por vias tortas, apelando para auxílios, bônus e outros acréscimos que são um desafio à moralidade, quando não à legalidade.

    

Reforma da Previdência 

O governo Temer já não fala com o mesmo ânimo da Reforma da Previdência e resolveu jogar para a torcida, ou melhor, para os deputados federais. 

Ontem, após apresentar novas alterações no texto do projeto – como, por exemplo, a pensão integral para a família dos policiais que morrerem em serviço – o Deputado Arthur Maia (PPS-BA) deixou claro que agora é a vez do plenário da Câmara

    

Ao longo do processo legislativo teremos possibilidade de conversar, de ceder, de fazer modificações que estão aí postas

    

O governo pretende votar o projeto até 28 de fevereiro e está claro que até lá são grandes as possibilidades da alteração do seu texto. Evandro Éboli e Flávia Pierry, analisando esse cenário, explicam como a base aliada pretende angariar mais votos favoráveis à reforma.  

Reforma Tributária (?) 

Ou “simplificação tributária”, já que a reforma mesmo não saiu do papel, foi lembrada pelo presidente Temer em sua mensagem de abertura do ano Legislativo ao Congresso Nacional. O deputado federal paranaense Luiz Carlos Hauly, em entrevista à Gazeta do Povo, defendeu a medida

Plano de governo? 

Defendendo a privatização de vários setores da Petrobrás, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) afirmou que acredita em um Estado brasileiro não empresário, mas planejador e regulador. 

Concluindo o ciclo de cortes 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros, a Selic, de 7% para 6,75% ao ano

De olho na renda variável 

Anna Simas explica por que a bolsa de valores, apesar doo susto dos últimos dias, tende a continuar sendo o melhor investimento de 2018

E por falar em investimentos... Confira a lista com as 10 pessoas mais ricas do universo das criptomoedas

Embraer e Boeing 

Em entrevista à Gazeta do PovoOzires Silva, ex-presidente e um dos fundadores da Embraer afirmou

    

Nós, no Brasil, temos a mania de dizer que o nosso risco é maior do que os dos outros. Eu repito a sua colocação: “Há riscos de a Embraer ser incorporada pela Boeing?” A minha resposta, que participei intensamente da criação e conheço muito bem a gênese da companhia, eu diria exatamente o contrário. “Há risco de a Boeing ser engolida pela Embraer?” Eu acho que sim.

           

Propulsores “reutilizáveis” 

Confira as fotos e vídeos da aterrissagem dos três propulsores do foguete Falcon Heavy em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), que foram recuperados pela Space X, uma das mais inovadoras empresas da indústria de foguetes. 

Pirataria no campo 

O combate ao uso de sementes piratas nas lavouras é um dos desafios para o agronegócio no Brasil. No Paraná, os cultivos de soja, milho, trigo e feijão são os que mais têm casos registrados. 

Expedição Safra 2017/18 

A Coamo, maior cooperativa agrícola da América Latina, entregará a segunda parcela de distribuição dos lucros de 2017 e anuncia estratégias para estimular que, ao invés de segurar, os produtores vendam as sacas de soja. 

“Feito no México” 

Como as cadeias produtivas do bacon, da cerveja e das calças jeans explicam os riscos envolvidos em uma eventual saída dos Estados Unidos do Nafta (Tratado Norte-americano de Livre Comércio)

Discriminação e demissão 

A Justiça do Trabalho reconheceu o direito de uma professora de francês a receber danos morais, além dos valores referentes à “perda de uma chance”, da escola de idiomas que a demitiu pela sua idade avançada. 

Abuso de poder 

Murilo Basso apresenta um estudo que analisa o papel dos professores para a criação de um ambiente violento nas escolas. Um dos casos analisados é o da violência simbólica, como a decorrente de atos abusivos de autoridade. 

Copa do Brasil 

Com um gol no último lance, Coritiba empata e se classifica na Copa do Brasil

Para onde vai a gastronomia em 2018? 

O Bom Gourmet fez uma seleção de chefs, ingredientes, pratos e ideias que serão algumas das tendências para esse ano

De uma mãe para a outra 

Entenda como Kate Winslet e Leonardo DiCaprio ajudaram uma inglesa a se curar de um câncer. Gemma Nuttall descobriu a doença durante a gestação e, para não colocar a vida do bebê em risco, optou por não combater imediatamente a doença

   

   

   

Crise Penitenciária no Paraná 

Mil detentos da Penitenciária Central do Estado assinaram uma carta-manifesto à ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal. Presos relatam violações à Lei de Execuções Penais. 

Já que estamos por aqui... O ex-secretário da Segurança, Wagner Mesquita, afirmou que a sua demissão se deu por motivos “políticos”, principalmente, no contexto do ano eleitoral de 2018. 

A disputa pelo Iguaçu 

“Uma decisão muito particular”. Cida Borghetti (PP), vice-governadora e pré-candidata ao governo do Paraná, em entrevista à Gazeta do Povo, defendeu que seria muito importante para o estado ter Beto Richa no Senado Federal em 2019

E o seu esposo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), manteve uma agenda ativa em terras paranaenses. Gazeta do Povo fez um levantamento segundo o qual das 162 viagens feitas pelo ministro para compromissos oficiais fora do Distrito Federal, 60 tinham como destino uma cidade no Paraná

Bem decidido. Ratinho Jr. (PSD) afirmou que não pretende abrir mão da sua candidatura para apoiar outro candidato. 

Greca nas redes sociais 

Na tarde de ontem, Rafael Greca (PMN) prestou depoimento à Justiça no processo que analisa uma acusação que recai sobre o prefeito de Curitiba de ter violado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entenda o caso

Integração temporal 

Você sabia que é possível trocar de ônibus sem pagar outra passagem fora dos terminais em algumas linhas de Curitiba

Doação 

E a boa ação de uma juíza dobrou a capacidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Universitário Evangélico

Cine Passeio 

Curitiba vai ganhar a sua primeira sala de cinema ao ar livre permanente. O projeto faz parte do complexo de cinemas de rua que será inaugurado em maio. 

Um bom dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]