• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

As peças do xadrez eleitoral de 2018 se movimentam. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou programas sociais dos governos petistas, como o Minha Casa, Minha Vida, e admitiu que pode ser candidato à Presidência.

Nos extremos

Amigos de turma da época da Academia Militar no Alto Comando do Exército e os esforços de defesa das Forças Armadas na Comissão da Verdade contribuíram para que Jair Bolsonaro não mais encontre resistência na Cúpula das Forças Armadas. Vários pontos causavam desencontros entre o presidenciável e a caserna.

Gleisi Hoffman (PT) atacou novamente. Deixando claro que não foi à toa a manutenção dos direitos políticos de Dilma Rousseff em 2016, a senadora defendeu que Dilma concorra ao Senado. Muitos estados são opções.

Fora do baralho?

Embora Luciano Huck negue a possibilidade de candidatura, há quem avalie que o apresentador não é carta fora do baralho. Rodrigo Constantino expõe seus pontos fracos.

Nova carta

De Nova York, Flávio Rocha, dono da Riachuelo lançou um manifesto atacando Lula e defendendo o liberalismo. “Chegou o momento da independência de cada um de nós das garras governamentais. Liberdade ou morte!”, afirma. Diz querer influenciar candidatos, mas o próprio Rocha negocia candidatura. 

Gol nas eleições

Mesmo com medo de comprometer suas reputações, estrelas do esporte estudam iniciar suas carreiras políticas. Tem até potencial candidato para o governo do Rio de Janeiro na jogada.

Cartolas da política 

Fernando Martins explica quem são os donos do jogo que, mesmo sem votos, dão as cartas que definem uma eleição.

Febre vermelha

Muito mosquito, lulopetismo, os males do Brasil são. Gustavo Nogy expõe os sintomas do lulopetismo e explica por que se trata de uma doença grave.

Os riscos para a economia

Ricardo Amorim analisa: são poucos os riscos econômicos representados pela eleição de 2018. Mesmo Lula, na improvável hipótese de concorrer e ser eleito, teria medo dos riscos políticos que uma mudança no cenário econômico representaria para si próprio

A Caixa de Pandora

O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal quer afastar definitivamente os quatro vice-presidentes enrolados. Teme pela imagem do banco, que passa por um período de ajustes às novas regras internacionais de solidez bancária.

Indicações O dia não foi fácil para Michel Temer, que ontem havia afastado os quatro investigados depois de muita relutância. A autoria no banco encontrou um e-mail de Temer com uma indicação para um cargo dentro do banco – e o ex-deputado Eduardo Cunha escreveu uma carta da cadeia negando que tenha influência sobre os cargos e afirmando que a indicação de um deles foi da cota do presidente.

Não é de hoje Guido Orguis explica por que existe uma crise na Caixa, já de longa data, e apresenta soluções para o problema: elas passam pela iniciativa privada e pela livre concorrência

E nosso Editorial comenta as indicações políticas nas estatais, que têm gerado interferência política, ineficência, corrupção e as colocado nas páginas policiais:

O MPF não apenas recomendou à Caixa a remoção de todos os atuais 12 vice-presidentes, mas também elaborou diretrizes para o futuro: o banco deveria escolher seus altos executivos por meio de “processos seletivos impessoais”, que podem até mesmo incluir a contratação de empresas de recrutamento para buscar os melhores nomes. Além disso, as decisões sobre vice-presidentes deveriam ficar a cargo exclusivamente do Conselho de Administração da Caixa. 

Contas públicas

O programa Microempreendedor Individual (MEI) abrirá um buraco de pelo menos R$ 465 bilhões nas contas da Previdência Social até 2060. O valor pode ser ainda maior, dependendo dos aumentos do salário mínimo. Fernando Jasper vai à raiz do desequilíbrio.

Descontrole Marianna Fux, que virou desembargadora do TJ-RJ depois de uma intensa campanha de seu pai, o ministro Luiz Fux do STF, recebe auxílio-moradia de R$ 4,3 mil. Detalhe: tem dois apartamentos em seu nome no Leblon, uma das áreas mais nobres do Rio. Quer mais? Fux pai é autor de decisões liminares no STF que ampliaram o direito ao auxílio-moradia a todos os juízes que não o recebiam. 

Dilma lançou moda

Tem deputado querendo cobrar royalties do vento, transformando-o em patrimônio da União passível de compensação pelo uso. Adivinha o efeito se a PEC for aprovada?

Federais 

Redução dos repasses, aumento das contas e fama de ineficiente e cara. São esses os desafios identificados pelo reitor da UFPR em entrevista a Rogério Galindo.

Mas talvez esses desafios sejam a chance de resolver problemas crônicos. Gabriel de Arruda Castro apresenta 5 motivos para que o setor privado ocupe uma fatia maior na oferta do ensino superior.

Enquanto isso, a Federal do Cariri (UFCA) busca implementar cotas para candidatos transexuais e transgêneros na pós-graduação. A medida está pendente de aprovação em conselho da universidade.

Norte

Agnès Poirier escreve sobre as diferentes representações das mulheres norte-americanas e francesas para explicar as tensões entre o movimento #MeToo e a reação de feministas na França, que assinaram um manifesto defendendo a possibilidade de os homens importunarem (não assediarem) as mulheres como condição para liberdade sexual.

Sul

A Bolívia promulgou um novo Código Penal e isso é muito preocupante. Universidades, juristas e outros representantes da sociedade civil têm se manifestado contra a lei

Dois em um

Coreia do Norte e do Sul terão uma equipe conjunta para as Olímpiadas de 2020. O acordo entre Pyongyang e Seul contempla ainda que a delegação carregará uma bandeira mostrando a península coreana unificada.

Dilemas digitais

Entre aventureiros e investidores experientes, o movimento de queda das bitcoins é interpretado como potencialmente positivo por Leandro Narloch. Entenda o ponto de vista do colunista, que tem um novo blog sobre mercado financeiro na Gazeta do Povo. 

Narloch também estreia na equipe do Podcast Ethos, cuja quarta edição foi ar com uma conversa sobre criptomoedas, democracia e liberdade.

Bom exemplo

Sibiu, na Romênia, é um exemplo de como as cidades podem oferecer locais públicos de qualidade para seus cidadãos. O arquiteto Key Imaguire conta suas impressões da cidade.

Bota no mesmo lugar

O senador Roberto Requião supreendeu o teatro político paranense com o anúncio de que se apresentará como candidato ao Palácio Iguaçu. À Gazeta do Povo, afirmou que a candidatura é “um chamamento do estado, não uma postulação pessoal” e que “a era do ‘tucanistão’ vai acabar no Paraná”

Euclides Garcia analisa o movimento. Seria um blefe com segundas intenções, uma tentativa de ganhar mais relevância no processo ou é mesmo para valer?

Nas mãos do TCU 

O arrendamento de cinco terminais portuários em Paranaguá poderá ser realizado. Falta apenas a aprovação do TCU. Enteda como essas iniciativas aumentarão o potencial de exportação do Paraná

Crise

Felippe Aníbal escreve sobre o que está por trás do triste caso do corpo que ficou 13 horas à espera do IML: defasagem crônica de pessoal e problemas estruturais, como a falta de viaturas e de equipamentos.

“Eae, rapaziada!”

O Bordeaux puniu Otávio (ex-Atlético) e outros dois jogadores brasileiros por falta de maturidade.

Alerta

Há risco de febre amarela em Curitiba? Raquel Derevecki responde.

Para a criançada

Colégio Sesi, em Curitiba, em parceria com o Ler e Pensar, da Gazeta do Povo, desenvolveu projeto de Oficinas de Aprendizagem. O foco: a leitura crítica e a construção de opinião.

Não perca a chance

A Ópera de Arame receberá o cantor e compositor uruguaio. Aqueles que ainda não têm ingresso precisam correr.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]