| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

O julgamento do ex-presidente Lula pelo TRF-4 começa a assumir contornos mais claros. Nesta quarta (24), o desenho estará pronto. 

Preocupações maiores. Lula vai para Porto Alegre. Com o foco nas eleições presidenciais, o ex-presidente participará de evento em defesa da sua candidatura.

Publicidade

É importante entender, aliás, que uma eventual condenação não encerrará o debate em torno da candidatura

A lista. Já no prédio do TRF-4, a Turma de desembargadores que vai julgar Lula tem um histórico de poucas absolvições e de manutenção das penas de prisão. São poucos os nomes que aparecem na lista de absolvidos por Porto Alegre. Será que essa lista vai aumentar?

Mais um réu. No banco dos réus, ao lado de Lula, estará a cultura política do aparelhamento do Estado. O advogado da Petrobras, René Ariel Dotti, segundo a falar no julgamento, pretende denunciar o loteamento de cargos estratégicos para políticos profissionais no Brasil.

Do lado de fora. Porto Alegre se prepara para sediar o julgamento. O esquema de segurança nos entornos do prédio do TRF-4 será reforçado e medidas de segurança estão sendo tomadas em toda a capital gaúcha.

Os números dos manifestantes que rumam para a cidade são expressivos. São esperados 50 mil manifestantes pró-Lula, enquanto opositores do ex-presidente organizam o CarnaLula.

Publicidade

Reforçando o apoio ao réu, são esperados 300 ônibus do interior do Paraná. E manifestações pró e anti-Lula estão marcadas por todo o estado, com destaque para a República de Curitiba.

Pontos da defesa. Para ajudar na formação desses contornos, Kelly Kadanus explica os cinco pontos que Lula questiona na sentença do juíz Sérgio Moro.   

Inércia cara 

Embora seja menor do que o previsto pelo governo para o período, a Previdência Social sofreu um déficit de R$ 268,8 bilhões em 2017. Com o desemprego elevado, mais gente se aposentando e menos gente acessando o mercado de trabalho, há uma clara aceleração no déficit das aposentadorias urbanas.

O Editorial da Gazeta do Povo explicita que a elevação do déficit da Previdência combinado com a dinâmica introduzida pelo teto de gastos públicos torna-se um obstáculo insuperável para a realização de investimentos públicos no Brasil:

E a solução para esse problema não é, como poderiam sugerir alguns, abolir o teto de gastos, uma ferramenta que ajuda a conter a gastança irresponsável que está entre as causas da enorme crise que o país custa a vencer, mas realizar uma reforma previdenciária que reverta a trajetória deficitária.

Publicidade

Uma (quase) ministra do Trabalho: a série

Novo capítulo. Cármen Lúcia, presidente do STF, acrescentou mais um capítulo à série da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho: a posse da deputada está suspensa temporariamente.

Vem por aíO presidente Michel Temer mantém a sua decisão de nomear Cristiane.

Sobe e desce 

De olho na sua popularidade, Temer está cogitando a criação do Ministério da Segurança Pública. Para fechar a conta da austeridade no número de ministérios, a pasta de Direitos Humanos voltaria a ser uma secretaria da pasta da Justiça. Um pacote de medidas de segurança pública é mais uma ideia do mandatário.

Candidatura avulsa 

Para aqueles que querem se candidatar sem partido, a possibilidade ainda é uma incógnita. Thaísa Oliveira, do Blog A Protagonista, explica como o julgamento da questão do STF pode afetar as eleições de 2018.

Para o divã 

Livro propõe que esquerdistas radicais poderiam ser curados com terapia. Confira a entrevista do autor, Lyle H. Rossiter.

Publicidade

SISU 

Começam hoje as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Período de inscrições foi antecipado pelo Ministério da Educação. 

Vende-se 

O Walmart planeja vender parte de suas operações no Brasil. Dona da terceira maior rede de supermercados do país, a multinacional americana pode vender desde uma parcela minoritária até o controle de suas operações por aqui.

Novo player 

Com a autorização presidencial, a Nu Holdings, do Nubank, poderá captar recursos e ofertar crédito sem ser necessária a formação de parcerias com tradicionais players do mercado financeiro.

De potinho em potinho 

Marca de geleias e conservas artesanais que começou em fundo de quintal em Santo André (SP) já vende para o país inteiro.

Separando o joio do trigo

Em 2018, a produção mundial de trigo deve ser a maior da história. A qualidade é que não é das melhores. Confira os detalhes no AgroReport dessa semana.

Publicidade

Nada de Europa nas férias 

A União Europeia impôs sanções a autoridades venezuelanas por violação dos direitos humanos ou desrespeito à legislação do país. Bens das autoridades também foram congelados. 

Até a aprovação 

São vários os processos que resultam na aprovação nos vestibulares mais concorridos do país. Confira a análise e a lista de dicas preparadas pela Gazeta do Povo.

“Testamento vital” 

Explicando o histórico e o funcionamento do documento que expressa a vontade do paciente em relação ao prolongamento artificial de sua vida, Gerson Zafalon Martins defende que o médico deve atender à vontade expressa pelo paciente.

O palácio no fim do túnel 

Sem candidato viável para o Palácio Iguaçu, o PT do Paraná vê a candidatura do senador Roberto Requião (PMDB-PR) como uma forma de apoiar candidato com efetivas chances de vitória e de garantir palanques para seu candidato à presidência da República no Estado.

Caso Requião tente se reeleger como senador, o ex-deputado federal, Dr. Rosinha (PT-PR) é um dos nomes cogitados para uma eventual candidatura própria do PT. Catarina Scortecci, do Blog De Brasília, explica a estratégia do senador de manter um leque de possibilidades eleitorais.

Publicidade

Vacina para quê? 

Rogerio Galindo, do Blog Caixa Zero, relata mais um questionamento sobre a compra de vacinas contra dengue pelo governo do estado do Paraná.

Clássico de quarta

Tricolor. Confira os desfalques e estreias no Paraná contra o Atlético.

Buscando afirmação. Aproveite para conferir a seleção de candidatos a goleador do clássico. Há desde velhos conhecidos a caras novas.

Pouco para comemorar 

Sob impacto da morte de dois companheiros, motoristas do aplicativo Uber, aproveitando a UberFest Curitiba 2018, pediram a tomada de medidas de segurança pela empresa

Monumento Paranista 

Maior jardim de esculturas do Brasil será inaugurado em Curitiba até 2020. Sem estimativa de custos, o projeto pretende ser um monumento à identidade paranista: 

Publicidade

[A identidade paranista é uma] colcha de retalhos de várias etnias.

O Kefir no circuito gastronômico 

Da cozinha “natureba” para a alta gastronomia. O Bom Gourmet apresenta propostas gastronômicas com a iguaria

Para essa semana 

Confira a lista de eventos em Curitiba que o Guia organizou. Tem de show gratuito a exposição sobre a trajetória compositor e sambista paranaense.

Um bom dia a todos!