• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A melhor solução para a pobreza é o crescimento econômico, mas há pessoas em situações de tamanha dificuldade que precisam de um auxílio antes de batalharem com as próprias forças: são os miseráveis. As políticas de transferência de renda como o Bolsa Família, de inspiração liberal, enfrentam esse desafio e ainda aquecem a economia. Fernanda Trisotto explica a dificuldade de saber quem são os pobres e miseráveis no Brasil – e por que eles são fundamentais nas eleições.

Há muitas formas de fazer o bem, algumas muito simples, mas que guardam grandes e profundas lições. O Editorial de hoje da Gazeta do Povo explica

A sabedoria popular intui que fazer o bem é algo que se paga em si mesmo e se justifica por si mesmo (...), mas há uma série de pesquisas que mostram que atitudes generosas como doar dinheiro ou tempo aos outros, ajudar pessoas desconhecidas e fazer trabalho voluntário estão ligadas a maiores níveis de felicidade e ao bom funcionamento das sociedades.

Parou

Está marcada para começar nesta segunda-feira (21) uma paralisação nacional de caminhoneiros, que reivindicam a retirada dos encargos tributários sobre o óleo diesel e querem discutir a política de ajuste do preço do combustível da Petrobras. Esse tipo de manifestação sempre levanta preocupações, e a Justiça Federal do Paraná já concedeu uma liminar que proíbe bloqueios em rodovias federais no estado. A multa em caso de descumprimento é alta.

Nas alturas

De fato, o preço do barril de petróleo não para de subir. Flávia Pierry explica quem ganha com a arrecadação dessas receitas.

De novo

Quem não reconhece, a cada quatro anos, aqueles mesmos candidatos à Presidência da República que acabam o pleito com pouquíssimos votos mas não desistem de concorrer? Débora Álvares explica por que líderes de siglas nanicas apostam na disputa nacional.

Mais uma vez

Rústico, intempestivo, de respostas ácidas e língua solta: quem é Ciro Gomes, o candidato de esquerda que quer conquistar a direita.

Força nova

A bancada evangélica já é uma velha conhecida dos brasileiros, mas o que as lideranças deste segmento religioso estão planejamento para as eleições deste ano? Angélica Favretto foi descobrir.

Violência

A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro já completou três meses, mas ainda não mostrou a que veio. Neste sábado (19), um chefe do tráfico foi morto na cidade. Ele também era acusado de ter participado de um estupro coletivo.

E, no Editorial da Gazeta do Povo deste domingo (20), comentamos os altos custos sociais da violência no Brasil a partir de um caso trágico ocorrido em Curitiba:

O Sistema Único de Segurança Pública, aprovado pelo Congresso, enfrentará prioritariamente a questão da eficiência do aparato estatal, o que pode ter efeitos dissuasórios significativos, mas a violência tem diversas causas: uma cultura cada vez mais permissiva, a desestruturação familiar, a má qualidade da educação e o mau exemplo moral das lideranças políticas..

Agora vai?

Em ano eleitoral, o Congresso desengavetou um projeto de lei que tem tudo para beneficiar o consumidor: a portabilidade da conta de luz, que permite escolher de qual distribuidora de energia elétrica comprar os serviços, como ocorre hoje na telefonia celular.

Parece que sim

Depois de muitas negociações, começa a ganhar contornos o modelo de negócio adotado na parceria entre a Boeing e a Embraer. Jéssica Sant’Ana te conta.

Essa Justiça...

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) ainda tem muita coisa a decidir sobre o tema, mas a comissão que está analisando a reforma trabalhista entendeu que nova lei não se aplica a processos antigos. O plenário agora precisa decidir.

Lentidão. Há pelo menos 200 processos tramitando há mais de 20 anos no Supremo Tribunal Federal (STF) e um deles, há quase 50. São 70 mil novas ações a cada ano em um tribunal que luta para deixar de ser um dos mais lentos do mundo.

Nova pesquisa

Você conhece algum vegetariano? Pois 22 milhões de brasileiros se declaram total ou parcialmente vegetarianos, segundo estimativa inédita do Ibope. Pelo jeito, espetinhos de legumes vão ficar cada vez mais comuns nos churrascos do Brasil.

Na Venezuela

Os venezuelanos “votaram” para presidente neste domingo. Na véspera do pleito, o país vizinho fechou as fronteiras com o Brasil. Um grupo de países do qual o Brasil faz parte tinha pedido o adiamento da votação, porque o processo é “ilegítimo” e “carece de credibilidade”. A oposição, por sua vez, acusa o governo de fazer chantagem com benefícios sociais.

Só piora. Retrato do estrago que a ditadura causou na Venezuela, dormir já rende mais que trabalhar. É isso mesmo.

Na Irlanda

Por outro lado, a Irlanda, que já foi um dos países mais pobres da Europa, está surfando uma onda de crescimento e atraindo multinacionais para seu território. A receita? Impostos baixos.

No Reino Unido

O príncipe casou com a plebeia em uma cerimônia tradicional transmitida ao vivo para o mundo, mas você saberia dizer o que é mito e o que é verdade sobre a família real inglesa? Não caia em fake news.

Em Portugal

Os livros de história de nossa ex-metrópole continuam ensinando que a colonização portuguesa foi benevolente e a escravidão, inevitável.

No Paraná

Terremoto. João Frey analisa os efeitos da divulgação dos áudios de Deonilson Roldo, braço direito do ex-governador Beto Richa (PSDB).

Enrolados. Confira a lista dos processos envolvendo parlamentares paranaenses no STF: do total de 28 processos, apenas oito já foram revisados a partir da nova regra do foro privilegiado.

Saiba quais. Fraudes em investimentos da previdência atingiram quatro cidades do Paraná.

Em Curitiba

Precipitado. O prefeito Rafael Greca (PMN) vai ter de se explicar na Justiça pela demolição de uma casa centenária.

Segurança. Quem usa aplicativos de transporte já deve ter percebido que os motoristas estão se organizando para se protegerem. A iniciativa é positiva diante da onda de insegurança, e agora a Uber se reuniu com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para tratar do tema.

General Inverno. O acampamento pró-Lula será desfeito em Curitiba por causa do frio. Que, aliás, chegou chegando.

Uma ótima semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]