• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

 

A bomba da vez a ser administrada em Brasília é o vídeo da delação de Lucio Funaro. O corretor nominou pessoas próximas a Michel Temer com quem negociaria propinas, falou da relação do presidente com Eduardo Cunha, de como Cunha cooptava parlamentares e da participação de Joesley Batista no esquema. 

 

O vídeo foi revelado na sexta-feira, entre documentos da delação publicados no site da Câmara. O episódio azedou ainda mais a relação entre o Planalto e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Fez Moreira Franco reagir e chamar a delação de "encomenda remunerada de Janot". Mas, pela leitura corrente no Palácio Planalto, principalmente deve fazer subir o preço dos parlamentares no mercado de apoio a céu aberto que será a segunda denúncia contra Temer, a ser votada essa semana pela CCJ. 

 

Funaro está preso e ficará assim por dois anos. Seu acordo de delação também prevê o pagamento de multa de R$ 45 milhões. Apenas o capítulo mais recente de um currículo recheado de operações ilícitas, desde o Banestado até cair nas mãos da Lava Jato. 

E Aécio? 

A semana não será delicada apenas para Michel Temer. O Senado vota amanhã se endossa o afastamento de Aécio Neves determinado pela 1ª turma do STF. 

 

O regime de votação será preponderante para o resultado. Os senadores querem voto secreto. A Justiça determinou que seja aberto

 

No editorial da Gazeta do Povo, analisamos a apertada decisão do Supremo que validou a previsão constituição de medidas cautelares contra um parlamentar ter de passar pelo crivo da casa legislativa em que ele atua - caso de Aécio. 

Em determinado momento pareceu que a Constituição estava prestes a ser rasgada. Felizmente, isso não ocorreu. Por outro lado, não se pode dizer de nenhum ministro que tenha capturado em sua inteireza as complexidades envolvidas quando se trata de impedir a impunidade sem avançar indevidamente sobre o Poder Legislativo. 

A eleição esquecida 

O iminente balcão de negócios em torno da segunda denúncia contra Temer e a votação do afastamento de Aécio deixam um recado claro: é necessário prestar mais atenção na eleição para o Congresso. Este é o tema do novo podcast Eleições 2018, com Fernando Martins, Lúcio Vaz e Sergio Luís de Deus. 

 

A disputa por cadeiras no parlamento será influenciada diretamente pela Lava Jato. Com medo de perder o foro, caciques políticos de 14 das 27 unidades da federação devem concorrer a cadeiras mais modestas em 2018

 

Para fechar o pacote eleitoral, uma questão intrigante: os russos podem influenciar a eleição no Brasil como, suspeita-se, fizeram nos Estados Unidos? 

Transferência de receita 

O governo federal aperta os cintos de um lado, mas mantém a torneira de renúncias fiscais aberta de outro. Entre 2017 e 2018, calcula Fernando Jasper, será quase meio trilhão de renúncia fiscal, ante um deficit projetado de R$ 318 bilhões para o mesmo período. 

 

A conta, porém, não pode ser tão direta. Entre as renúncias estão o Simples Nacional e desenvolvimento regional, que estimulam o crescimento da economia e, por consequência, a circulação de mais impostos. 

Pibinho 

Em editorial, comentamos o problemático baixo crescimento do PIB, estimado de 0,5% em relação a 2016. Se o número positivo estanca o processo recessivo, sua musculatura ainda é insuficiente para reduzir desemprego e superar as carências sociais. 

O Brasil precisa desesperadamente fazer o PIB crescer como único caminho para reverter os indicadores sociais ruins. 

Foi para Portugal... 

Portugal é o destino preferido de cada vez mais brasileiros. São 80 mil legais no país, fora outros milhares clandestinos ou com outros passaportes. Destino não apenas para morar, como para investir, especialmente no concorrido e caro mercado imobiliário de cidades como a capital Lisboa

Caminho das Índias 

Na década passada, a explosão do consumo na China foi um dos motores do desenvolvimento econômico brasileiro. Agora, aponta Ricardo Amorim, é a Índia quem vive esse processo, com potencial para ter o mesmo efeito positivo na economia brasileira. 

Bases para o futuro 

Cingapura está construindo sólida fundação para percorrer caminho similar. A cidade-Estado liderou as três disciplinas avaliadas no Pisa, principal ranking de educação do mundo. Ricardo Prado conta os segredos do sistema educacional de Cingapura

A agenda da vez 

As crianças são a mais nova fronteira da ideologia de gênero, linha de pensamento fundada no feminismo radical que trata as diferenças entre meninos e meninos como mera construção cultural, sem determinismo biológico. É essa ideologia que permeia episódios recentes, como a exposição Queermuseu, a apresentação Le Bête e mesmo a história central da novela das 9, "A Força do Querer". A reportagem é de Renan Barbosa. 

Desmistificando Che 

No podcast Ideias, Alexandre Borges, Jones Rossi, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino discutem Che Guevara. A morte do guerrilheiro completou 50 anos e ele ainda desperta o fascínio da esquerda pelo mundo. Por quê? 

Olhem o histórico 

Donald Trump anunciou a saída dos Estados Unidos da Unesco, mas isso não deve ser visto como uma surpresa. Filipe Martins mostra que a mesma medida foi tomada por Ronald Reagan e que, de lá para cá, pouco mudou na forma como a agência da ONU promove a educação, a cultura e a ciência. 

Boca fechada 

Vereador mais votado do Paraná em 2016, Emerson Petriv (PR) foi cassado ontem pela Câmara de Londrina. Boca Aberta, como é conhecido, é acusado de quebra de decoro por promover vaquinha virtual para pagar uma multa eleitoral. Ele irá recorrer. 

Cofre fechado 

A Assembleia Legislativa aprovou projeto que congela o salário dos servidores estaduais em 2018 e 2019. Serão três anos nesta condição. Uma herança que Beto Richa deixa para o sucessor e para os candidatos próximos ao Palácio Iguaçu administrarem, como comentam Rogério Galindo e Euclides Lucas Garcia, no podcast Pequeno Expediente. 

Quem cai primeiro? 

A dupla Atletiba começa a semana sem saber com que técnico chegará ao final dela. 

 

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, no Couto Pereira, segue como vice-lanterna e, questionado sobre seu futuro, Marcelo Oliveira disse que fará o que for melhor para o Coxa. 

 

O Atlético perdeu por 2 a 1 para o São Paulo, no sábado, e está só três pontos acima da zona de rebaixamento. A queda de rendimento faz balançar o técnico Fabiano Soares. 

 

Confira a classificação do Brasileirão

Pão e vinho 

Hoje é Dia Mundial do Pão e 29 padarias de Curitiba e região metropolitana venderão o pãozinho sem imposto. Vai ficar até 22,5% mais barato. O Bom Gourmet traz a lista das padarias que aderiram à promoção. 

 

Se você gosta de aliar um bom vinho à boa comida, 21 restaurantes do Festival Bom Gourmet permitem ao cliente levar a própria garrafa de casa

Acerte o seu metabolismo 

O horário de verão começou ontem e trouxe, para muitos, a briga com o sono. O Viver Bem traz cinco dicas para se adaptar rapidamente à mudança no relógio e engatar a semana com pique total.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]