• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Tenho uma boa e uma má notícia para começar nossa conversa de hoje.

A boa é que o Brasil tornou-se o maior produtor de petróleo da América Latina. Isso tem a ver com a perda de ritmo do México e da quebrada Venezuela, mas especialmente com o amadurecimento da exploração do pré-sal. A ordem na Petrobras é acelerar a extração ao máximo, antes que a era do petróleo acabe.

A ruim é que nem isso será capaz de segurar o preço da gasolina. Temer autorizou o aumento do imposto dos combustíveis como forma de tapar o buraco nas despesas públicas. O aumento foi autorizado ontem, será publicado hoje no Diário Oficial e estará logo, logo em uma bomba pertinho de você.

Não dê calote nas crianças

Ricardo Amorim volta a um tema necessário, a reforma da Previdência. Se o sistema não for revisto, você e eu daremos um calote nos nossos filhos e netos, que dependem do nosso trabalho hoje para se aposentar no futuro.

O pai da reforma

A outra reforma, a trabalhista, teve Marlos Melek como peça-fundamental. Ele foi um dos redatores do texto transformado por Temer e é um personagem ímpar. Foi jornalista e dono de fábrica de cosméticos (lembram da Ramelk?) antes de virar juiz do trabalho. Para defender o projeto, rodou o país pilotando o próprio avião. Carlos Coelho perfila Melek - que produziu uma série de vídeos para a Gazeta do Povo desmistificando a reforma trabalhista.

Mais uma reforma

Outra reforma necessária é a política, até com possível mudança do nosso sistema de governo. Rodrigo Constantino vê o parlamentarismo como um avanço, não um golpe ou panaceia.

Não para

Marcos Valério acertou detalhes da sua delação com a Polícia Federal. Preso pelo mensalão, ele deve revelar detalhes do desvio de recursos para o PSDB mineiro - e eu sei qual nome veio à sua mente neste momento.

Na Lava Jato, Sergio Moro confiscou R$ 600 mil em bens e contas bancárias de Lula. E antes que alguém note que o tríplex não está nessa lista e tire conclusões erradas, um lembrete: o tríplex do Guarujá foi confiscado na sentença de condenação.

Sem limite

O protesto no casamento da deputada Maria Victória rompeu qualquer limite na hostilização a políticos. Fernando Martins faz uma análise de como o escracho a figuras públicas deixou de ser um exercício do direito democrático à manifestação.

Episódios como o de Maria Victória mostram que o ódio tomou o ambiente real. Aqui, cinco casos de linchamento que definem a era do ódio no mundo virtual.

Não é ilegal

Deputada da base de Richa, Maria Victória deu sustentação a medidas como a de segurar promoções de servidores estaduais, tomada em 2015. O Ministério Público concluiu que os argumentos do governo para protelar o pagamento eram corretos e arquivou inquérito por improbidade administrativa.

Bandeira branca

Enfim, governo e universidades estaduais caminham para um acordo após o tiroteio desencadeado pela adesão ao sistema de controle Meta 4. Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes diz que há desvio nem desperdício de recursos nas estaduais.

W.O.

Desconfiada com fraudes, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) incluiu uma entrevista presencial no processo de preenchimento de cotas raciais. Resultado: dos 435 chamados, 140 foram rejeitados e 158 nem apareceram.

Hoje é no Rio

O editorial da Gazeta do Povo alerta que o caos da segurança no Rio de Janeiro - estampada no noticiário - deve fazer o país inteiro olhar para o seu próprio estado. As condições que fizeram a criminalidade explodir no Rio estão presentes em praticamente todo o Brasil.

A falência dos estados, que não conseguem controlar efetivamente todos os territórios nas cidades, é um dos componentes dessa tragédia. Também conta a lentidão do Judiciário, a corrupção de agentes públicos, a falta de controle dos presídios, as fronteiras abertas à entrada de armas e drogas e uma cultura da violência que prospera no Brasil e tem-se, assim, um ambiente propício à criminalidade sem punição.

Should I stay or should I go

Para muitos brasileiros, a violência tem sido o argumento final para decidir deixar o país. Marina Mori conta o que há de bom e ruim nessa experiência estrangeira - e como enfrentá-la.

Há saída

E não é necessariamente o aeroporto. Talvez seja por via terrestre. Cidades do interior dominam a criação de novos postos de trabalho, além de rankings de qualidade de vida. No Paraná, Pato Branco é o município que está gerando mais emprego e Cintia Junges explica o porquê.

Vou de Uber

Ou Cabify. Ou 99. Ou até de táxi. Rafael Greca regulamentou por decreto os aplicativos de carona em Curitiba. Só ainda não está definido quanto será pago à prefeitura pelas empresas - é isso que determinará se o preço ao consumidor muda e quanto.

Proteja-se

A "era glacial" foi breve no estado, mas a equipe de Haus tem nove dicas para aquecer sua casa sem gastar energia.

Que tal sair da toca?

O frio não é mais desculpa para você ficar em casa. As dicas do Guia Gazeta do Povo vão de exposição que retrata plantas curativas brasileiras transformadas em tatuagem a dançar o Lepo Lepo cantando em carne e osso pelo seu autor, Márcio Victor, do Psirico.

Foi pentear macaca

O Coritiba tomou 4 a 0 da Ponte Preta e Pachequinho não é mais o técnico. 

O Corinthians empatou, o Grêmio venceu e a classificação mostra líder e vice-líder separados por seis pontos

Hoje, o Atlético recebe o Botafogo, na Arena.

Inspire-se

Para fechar, a sensacional história de Martin Pistorius. Ele passou 12 anos preso ao próprio corpo, resultado de perda de atividade cerebral, se recuperou e hoje trabalha com criação de websites.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]