• Carregando...

Reduzir o impacto na folha de pagamento do governo do Paraná(Gazeta, 22/1) significa tirar recursos da educação, saúde e segurança. Para justificar os problemas da administração, é mais fácil aumentar os tributos. Que se reduzam os salários de todos os parlamentares.

Joselino Schindwein Junior

Corte de gastos 2

A grande diferença entre os governos e o cidadão é que nós temos de adequar os gastos aos nossos ganhos. Já os administradores públicos adequam os seus ganhos aos gastos. E quem paga a conta somos nós. Marcio Borges

Corte de gastos 3

Atualmente, as gratificações significam parte importante do salário de várias categorias de trabalhadores do serviço público estadual. Na Secretaria de Saúde, a Gratificação por Atividade em Saúde, que varia entre R$ 600 e R$ 900, pode significar até 30% do salário de alguns servidores. Não é justo que eles sejam punidos pela má gestão financeira do governo. Para economizar, a administração estadual deveria cortar o número de cargos comissionados, pois esses nada têm a ver com o serviço público.

Bernardo Pilotto, sociólogo

Corte de gastos 4

O governo estadual tem de cortar os benefícios daqueles com supercargos comissionados. Essa situação deve ser revista. O estado não pode tributar ainda mais os trabalhadores da educação, os aposentados, os contratados, entre outras categorias. Helder Chrerubim

Defensoria Pública

O governo do Paraná protelou, por quase duas décadas, a criação da unidade da Defensoria Pública de Londrina (Gazeta, 21/1). E, quando finalmente é implantada, já surgem os primeiros problemas financeiros. Há atraso no pagamento do aluguel do imóvel e cortes nos salários dos técnicos judiciários. Isso sem mencionar o atraso no pagamento da energia elétrica da sede, ocasionando a inscrição da Defensoria no cadastro do serviço de proteção ao crédito. Engraçado: antes das eleições, o caixa do estado não estava sob controle?

Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina – PR

Programas de governo

Programas do governo que poderiam dar bom resultado, como o Plano Anticrack (Gazeta, 22/1), são lançados como chamariz de votos. Na prática, eles não acontecem ou são desenvolvidos pela metade. Nenhum deles caminha a contento. Todos os Programas de Aceleração do Crescimento (PACs) deixaram a desejar, até o Bolsa Família tem distorções e desvios. A transposição do Rio São Francisco é um saco sem fundo e está longe de ser concluída. Falta água até em Manaus, onde rios são abundantes. Eduardo Nelson Kreis

Racismo

Todo racista merece ser condenado. Não se justifica nenhum ato de racismo, independentemente de o atleta querer ou não jogar pelo clube A ou B, ou contra o time A ou B, como é o caso do goleiro Aranha, do Santos. Penso que qualquer um que defende ou comete atos de racismo – dentro ou fora dos estádios – merece condenação dentro do mais alto rigor da lei. Todo racista é um mal para a sociedade, já que dissemina a violência e a segregação, seja ela verbal, física ou social. Esses indivíduos não merecem as benesses do abrandamento da lei, mas todo o rigor da punição prevista nela.

Marciel Sandoval

Segurança pública

Sobre o post "São Francisco, Muma, Largo da Ordem: a truculência das autoridades em Curitiba", no blog Caixa Zero, a matéria trata da ação das autoridades e não sobre o dever de zelar pela segurança e paz dos cidadãos. Por sinal, não deve estar sendo bem feita, visto os inúmeros casos de criminalidade diversificados. Se matar os bandidos resolvesse o problema, hoje nós teríamos uma estatística de incidência de crimes muito menor. Alguma coisa precisa ser feita. O que deve ser feito que, efetivamente, dê segurança ao cidadão, diminua a truculência policial e minimize a marginalidade?

João Henrique Requena

Transporte coletivo

Eu gostaria de ver o que aconteceria se a população resolvesse entrar em greve no pagamento dos seus tributos. Inclusive, poderíamos fazer "greve" no uso do transporte coletivo. Que tal se a população se mobilizasse e decidisse que por pelo menos alguns dias ninguém usaria o sistema de ônibus? E se os motoristas e cobradores deixassem os usuários entrar sem cobrar a passagem? Somente um ato desse tipo é que fará com que as nossas autoridades pensem, de fato, na força que tem a população. É preciso mostrar que estamos acima de qualquer organização política ou governamental.

Carlos Albero Czemerys

Apagão 1

Atrasos em obras de geração e de transmissão de energia e dificuldade para agilizar os licenciamentos ambientais. Resultado: déficit de energia de origem hídrica e sucessivos aumentos nas contas de luz. O povo é quem paga, quando a responsabilidade pela dívida deveria ser repassada para os órgãos de todos os poderes, e também para movimentos e setores não governamentais, os quais colocam obstáculos ao licenciamento de novas unidades geradoras.

Marcus Aurélio de Castro, jornalista

Apagão 2

O apagão ocorre graças à falta de planejamento e seriedade para com os itens mais básicos para a sobrevivência digna de um país. Há muito, desde a criação do horário de verão, que se tornou visível a incapacidade ou incompetência dos nossos governantes para resolver esses assuntos. Não estamos mais "deitados em berço esplêndido".

Valdir Jorge Sczypula, via Facebook

Apagão 3

Creio que se está confundindo crise de potência com crise de energia. Se, por exemplo, por algum motivo técnico a rede Norte não consegue transmitir energia para a rede Sul, e todos no Sul ligarem seus condicionadores de ar, seu fogão elétrico e seu ferro de passar roupa, haverá uma crise de potência no Sul. Na minha opinião, o Brasil importou energia da Argentina para resolver um problema momentâneo. Ou seja, não há falta de energia, mas sim ocorreu um "apagão técnico", que foi resolvido tecnicamente.

Cesar Cusatis

Constituição

Sob o ponto de vista estrutural de um país de regime democrático, a Constituição de 1988 é um produto melhor do que as constituições anteriores. Ela é, porém, extremamente perigosa quando deixa a sua aplicação nas mãos de políticos, de que esfera forem. Eles estão preocupados em manter seus clãs no poder, submetendo desejos distintos de uma maioria aos de uma minoria. Estou decepcionado com esse modelo de Constituição. Não consigo ver otimismo, pois o papel apresenta algo, mas não existe no mundo real.

Claudecir Carvalho

Políticos

Há mais de 35 anos sou leitor da Gazeta do Povo. Lembro-me, quando criança, de meu pai comprando o jornal e eu sempre ficava com a Gazetinha, era muito legal. Com o tempo, passei a ler integralmente o jornal e acabei virando fã da Coluna do Leitor. É um espaço democrático, onde o povo pode externar suas opiniões. Disparado, em 1º lugar, há as cartas com críticas ao poder público. Os políticos são alvo de inúmeros adjetivos, começando pelos vereadores, depois deputados estaduais e federais, governadores, senadores e, nos últimos tempos, até a presidente. Dos muitos termos, temos "lobos", "sanguessugas", "incompetentes", "corja", "ladrões", "máfia", "mentirosos" e "corruptos". E o mais incrível é que não vemos nada sendo feito por eles para mudar esse jogo. Será que o povo está errado? Infelizmente, os políticos viraram inimigos do povo e o povo, inimigo deles. Assim temos um Brasil cheio de problemas.

Carlo Nora, comerciante

Posse

Depois dos deputados federais, agora são os senadores que organizam os preparativos para a posse do novo e caro mandato. Enquanto eles ganham diárias afortunadas, nós, pobres mortais, acordamos de madrugada e saímos para trabalhar.

Emerson Pugsley

Gestão

Existe uma diferença muito grande entre chefiar e liderar. Ambos, tanto os responsáveis pelo governo como pela prefeitura, chefiam, mas não lideram. O mesmo acontece com a Presidência da República. Se esses mandatários realmente liderassem, não estariam passando pelos atos de "autonomia" de seus comandados. Esses procuram se promover para continuar no cargo ou subir para um mais importante.

Benefício

Sobre a matéria "Militar renuncia a benefício e impede filha de ter pensão", eu conheço algumas mulheres, adultas e sadias, que nem sequer se casam para não perder o incompreensível benefício. Algumas até trabalham na informalidade. Ministro Levy, quer cortar despesas? Aqui está uma totalmente imoral.

Michael Mull

Bicicletas

Tudo é questão de educação e respeito. Em muitos países europeus e asiáticos, senhoras de 60, 70 anos pedalam no trânsito tranquilamente. É muito mais que questão de preparo físico e bikes equipadas.

Edison Shimamura

Taxistas

Aumentam absurdamente o valor da corrida, criam novas taxas e, em seguida, reajustam outras taxas já existentes sobre os taxistas. No fim das contas, quem ganha é o sistema ineficiente e caro. E quem perde é o consumidor, que deve aceitar calado, segundo esperam.

Mauricio Cubas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]