• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Michel Temer foi absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, como ato contínuo, saem das sombras estratégias do governo para sufocar a Operação Lava Jato. Algumas até disfarçadas de iniciativas de combate à corrupção.

É o caso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) proposta para investigar a JBS. Na teoria, a oportunidade de desnudar a política de campeãs nacionais da era PT. Na prática, uma investigação em proveito próprio, para constranger “inimigos” da classe política, como o ministro do Supremo, Edson Fachin, relator da Lava Jato. A Gazeta do Povo opina sobre a jogada no editorial de hoje:

Transformar uma CPMI em meio de constranger aqueles que investigam e julgam os próprios parlamentares seria uma demonstração inequívoca – mais uma – de que os interesses pessoais estão acima dos interesses do país. Que isso seja feito, ainda por cima, com aval do Planalto é simplesmente inaceitável.

Na CPMI, uma armadilha estaria sendo montada para Fachin. A Abin (Agência Brasil de Inteligência) recebeu ordem do Palácio do Planalto para investigar uma suposta ligação entre Fachin e a JBS. 

A informação foi revelada pela revista Veja e motivou reações da elite política e jurídica nacional. O editor Sérgio Luís de Deus separou as oito principais repercussões, do desmentido do presidente Michel Temer ao repúdio veemente da presidente do STF, ministra Carmem Lúcia.

A operação de guerra de Temer e seus aliados contra JBS, Lava Jato, Fachin e Rodrigo Janot está explicada nesta reportagem de Flávia Pierry.

Um contra-ataque feito de minúcias, como a possibilidade de o presidente ignorar a lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República para novo PGR e a autorização para o Banco Central firmar acordos de leniência com instituições financeiras.

No primeiro caso, Temer tiraria da jogada os oito candidatos a integrar a lista tríplice para substituir Janot - todos se disseram a favor da Lava Jato. No segundo, delimitaria a atuação do MPF na negociação da colaboração premiada de Antonio Palocci, com grande potencial de varrer o sistema financeiro.

Nenhum direito a menos

A frase acima virou mote de protesto de centrais sindicais contra a reforma trabalhista em discussão. Mas cabe perfeitamente para o texto que tramita pelo Congresso. Fernanda Trisotto mostra como a reforma trabalhista mexerá em muitas coisas, mas não nos seus direitos.

Um dos autores da reforma é o juiz do Trabalho, Marlos Melek. Em artigo exclusivo, ele escreve que o projeto da reforma trabalhista se baseia em três pilares: liberdade, segurança jurídica e simplificação.

Em outro artigo, o sociólogo Clemente Ganz Lúcio reclama de mudanças a toque de caixa no texto da reforma. Como resultado, atingimento grave a trabalhadores e o movimento sindical, “essencial ao projeto de subordinar o interesse do país ao capital internacional”.

Muda sem mudar

Gleisi Hoffmann é a nova presidente nacional do PT, o que está muito longe de significar mudança, como mostra Bruna Borges. De concreto, apenas um discurso de valorização da mulher e a proximidade maior dela, senadora, com as bases do que o antecessor, Rui Falcão. No mais, nada de autocrítica e cada vez mais espaço ao ex-presidente Lula. A própria Gleisi, ré na Lava Jato, deixou isso claro no seu discurso de posse.

Não vamos ficar enumerando os erros que achamos para que a burguesia e a direita explorem nossa imagem

Nós pagamos essa conta

Lúcio Vaz vestiu o escafandro e mergulhou fundo em mais um poço de benefícios previdenciários concedidos pelo poder público. Anualmente, R$ 3 bilhões são gastos com pensões para filhas solteiras maiores de idade de servidores, dispositivo criado nos anos 1950. Um pente-fino recente na Câmara detectou pagamento deste benefício a mulheres mortas e a outras com rendas provenientes de negócios próprios - ou seja, a aposentadoria era irregular.

Olho por olho, dente por dente

Um dos assuntos do fim de semana foi a “punição” que um tatuador e um amigo impuseram a um jovem na Grande São Paulo, acusado de roubar a bicicleta de um deficiente físico. Eles tatuaram “Eu sou ladrão e vacilão” na testa do rapaz. Denise Drechsel analisa que o episódio reforça que, invariavelmente, fazer a justiça com as próprias mãos leva à barbárie.

Como organizar o zapzap

O time de âncoras da Gazeta do Povo ganhou mais um reforço, é Bia Kunze, consultora de tecnologia. No blog Garota Sem Fio, ela dá dicas para lidar com um dos grandes dramas da vida digital: o bombardeio de mensagens no WhatsApp. O princípio deve ser separar a vida pessoal da profissional.

Salada inglesa

A Grã-Bretanha ainda tateia o seu futuro político após a desastrada eleição antecipada por Theresa May, que reduziu a presença do seu partido, o Conservador, no Parlamento. Maurício Brum lista seis pontos para entender a reviravolta eleitoral - e diz o que acontece agora.

Alexandre Borges, Leandro Narloch, Jones Rossi e Rodrigo Constantino debateram o futuro da Grã-Bretanha após as eleições no podcast Ideias. 

(Se você não quiser ouvir, role a tela que tem mais um pouco de “Bom Dia”.)

Dia de greve

Se você precisa usar serviços da prefeitura de Curitiba, mude seus planos ou se prepare para encontrar dificuldades. Postos de saúde, escolas municipais, creches e o atendimento da prefeitura estarão prejudicados por uma greve dos servidores municipais por tempo indeterminado.

O motivo é o ajuste fiscal promovido pelo prefeito Rafael Greca, que vai a votação amanhã, na Câmara de Vereadores.

Quem estará em plena atividade em Curitiba será o frio: nevoeiro ao amanhecer e temperatura máxima de 17°C. Então, agasalhe-se.

Gols e goles

A rodada do Brasileirão teve mais um bom resultado do Coxa e novo tropeço do Furacão. O Coritiba empatou por 2 a 2 com o Botafogo, no Rio, e está a três pontos do líder Corinthians - confira a classificação do Campeonato Brasileiro.

O Atlético-PR perdeu por 2 a 0 para o Santos, em casa. E alguns torcedores perderam a noção, ao tentar invadir o vestiário na Arena da Baixada.

Hoje, a Assembleia Legislativa do Paraná vota o projeto de lei que libera a venda de bebida alcoólica nos estádios paranaenses. Será a volta da cerveja?

Feliz Dia dos Namorados

Hoje é dia dos namorados e aqui está o roteiro completo para você não dar mancada - da escolha do presente ao restaurante ou ao jantar romântico em casa mesmo.

Uma dica de presente é comprar ingressos para algum dos ótimos shows que Curitiba receberá no semestre. Tem de Maroon 5 e Aerosmith a Padre Fábio de Mello e Raimundos, todos com desconto do Clube Gazeta do Povo. Aproveite e cuide bem do seu amor. Ótima semana a todos.

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]