• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Câmara Municipal de Curitiba se vê às voltas com denúncias contra vereadores que estariam embolsando parte dos salários de seus assessores: são pelo menos quatro parlamentares às voltas com investigações internas da Câmara ou inquéritos do Ministério Público. Independentemente da veracidade das denúncias específicas, a ocasião serve como um alerta para um aspecto que muitas vezes passa despercebido quando o tema é o funcionamento dos Legislativos.

Muita energia tem sido gasta para criticar – não sem razão – os salários dos vereadores, deputados e senadores; em 2015, a mobilização popular chegou a impedir aumentos absurdos, de até 100%, em cidades do interior do Paraná. Mas a estrutura montada em torno de cada parlamentar se mostra ainda mais custosa: auxílios dos mais diversos tipos, verbas postais, para combustível, para fotocópias, veículos de uso exclusivo (em Curitiba são 47, para 38 vereadores), sem falar nos cargos de assessores. Cada vereador curitibano pode contratar até sete pessoas, cujos salários, somados, não podem ultrapassar R$ 51,5 mil mensais – membros da Mesa Diretora têm direito a ainda mais assessores.

Leia também: Quanto vale um vereador? (editorial de 24 de agosto de 2015)

Esse inchaço estrutural oferece inúmeras oportunidades para desperdício, acertos nada republicanos e até mesmo corrupção. É preciso analisar até que ponto há justificativa para tantos gastos, especialmente com pessoal. Ainda que o setor público, em todo o país, não estivesse vivendo uma crise que clama pelo corte de despesas, o uso racional do dinheiro do contribuinte é uma obrigação básica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]