• Carregando...
JBS interrompeu a produção de carne bovina em mais de 30 unidades da empresa no Brasil (e ela tem ao todo 36). |
JBS interrompeu a produção de carne bovina em mais de 30 unidades da empresa no Brasil (e ela tem ao todo 36).| Foto:

1. Na carne

A JBS suspendeu por três dias a produção de carne bovina em 33 das 36 unidades da empresa no Brasil. A medida é para “ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira”.

A deflagração da operação Carne Fraca pela Polícia Federal no dia 17 é mais um sinal da crise institucional entre a PF e o Ministério Público Federal (MPF), que tem a Lava Jato como pano de fundo.

Dizem que a decisão de revelar a Carne Fraca no mesmo dia em que a Lava Jato completou três anos foi proposital e tomada para ofuscar a força-tarefa que investiga a corrupção no poder público.

*

O governo dos Estados Unidos não suspendeu compra de carne do Brasil, mas apertou a fiscalização. Em nota, os americanos disseram que nenhum dos frigoríficos investigados pela Polícia Federal enviaram carne para os EUA.

*

E Temer defendeu o ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

*

2. Lava Jato

O ministro Edson Fachin determinou que a Polícia Federal dê cumprimento à determinação de interrogar o ex-presidente José Sarney, os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado no âmbito de um dos inquéritos da Operação Lava Jato.

*

3. Terceirização

Aprovado pela Câmara na quarta (22), o projeto que regulamenta a terceirização no Brasil vai para a sanção do presidente Michel Temer.

O resultado final da lei ainda pode mudar bastante.

Porque há outro projeto sobre o mesmo assunto tramitando no Senado – e ele pode ser votado nas próximas semanas.

*

4. Impostos

Para analistas, o aumento de impostos é quase inevitável.

*

5. Unidos

Para um casal funcionar do ponto de vista financeiro, é preciso ter cuidado para que nenhum dos envolvidos se anule completamente em nome da família.

*

6. Terror

O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado em Londres.

*

7. Senso de humor

Uma charge do jornal “A Gazeta”, do Espírito Santo, publicada durante o carnaval, mostra o encontro de um policial fantasiado de ladrão e de um ladrão vestido de policial – este usa uma arma para assaltar aquele.

Agora, vários policiais militares resolveram processar o jornal.

Uma mensagem de texto divulgada por WhatsApp conclama os policiais a entrarem com “ação de indenização conjunta” contra o Grupo A Gazeta devido a “inúmeras notícias tendenciosas com fulcro em deturpar luta digna e legítima de nossa nobre e valorosa categoria”.

As ações foram ajuizadas pela mesma advogada.

*

8. Lula 2018

Psicologia e História explicam como trabalha a melhor aliada de Lula para as eleições de 2018: a nostalgia.

Nossa opinião: “Nem mesmo o discurso condicional do ‘se eu for candidato’ esconde que Lula já se lançou para 2018”.

Ele já está em campanha.

*

9. Falha na Matrix

A completa falência criativa de Hollywood, representada pelas notícias recentes de que a Warner Brothers está em vias de refazer o filme “Matrix”, o originalíssimo blockbuster de 1999 sobre as batalhas finais da humanidade em sua guerra contra as máquinas que a ultrapassaram, é óbvia demais – e, honestamente, também deprimente demais – para se passar muito tempo refletindo sobre o assunto.

*

10. Havana

A beatlemania finalmente chegou à ilha de Cuba, com meio século de atraso.

*

Editado por Irinêo Baptista Netto e ilustrado por Osvalter Urbinati.

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 7h, e atualizado ao longo da manhã.

Ele também é enviado como uma notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS) com a opção de ser notificado por nós habilitada.

Obrigado pela leitura.

*
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]