• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Enquanto você curtia o feriado, Brasília trabalhava. Fernando Henrique Cardoso enviou uma mensagem ao jornal O Globo em que, sem meias palavras, diz que falta legitimidade ao governo atual e pede a Michel Temer que antecipe as eleições.

Ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto.

A manifestação é pesada não apenas porque FHC é ex-presidente da República. Mas porque a semana começou com seu partido, o PSDB, anunciando que segue na base do governo. Ou seja, FHC mandou um recado nada indireto aos seus pares.

Temer também tem pressa, mas não para deixar o poder. O presidente da República recebeu o secretário-geral Moreira Franco e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para combinar a aceleração do trâmite entre os deputados federais do pedido de investigação contra ele.

Maia entendeu o recado. Obediente, o presidente da Câmara fala em suspender o recesso parlamentar para acelerar a tramitação.

No fim da quinta-feira, outra bomba. A revista Isto É revelou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, teria usado a denúncia contra Michel Temer para perseguir candidatos a sucedê-lo na função, a partir de setembro. A denúncia foi feita com base em interceptações telefônicas da Polícia Federal.

Os homens da lei

Seja via eleição antecipada, seja em 2018, é certo que nomes ligados ao combate à corrupção terão vantagem caso decidam concorrer. Sergio Moro jamais deu a menor brecha que seja a uma candidatura, mas seu nome sempre surge com força em pesquisas eleitorais. Joaquim Barbosa também é um nome forte - e que já começa a acenar com uma possível candidatura. Fernando Martins explica o fenômeno e como nem sempre os homens da lei são a melhor solução.

Mesmo quem está “do outro lado do balcão” da Lava Jato reconhece o valor do que tem sido feito pela força-tarefa da operação. Antônio Figueiredo Basto, advogado do doleiro Alberto Youssef, vê o trabalho da Justiça como uma marco na história do Brasil contra a corrupção.

Todos os nossos avós sabiam que isso existia e nunca fizeram nada. Estamos redimindo nossos ancestrais e fazendo hoje um velho acerto de contas com a corrupção, que nesse país é vitalícia ou hereditária.

Ao lado de Frank

A realidade supera a ficção em qualquer circunstância - inclusive no jogo sujo da política. Exatamente por isso, os produtores da série House of Cards se serve da consultoria de especialistas nos bastidores de Washington para desenhar os próximos passos de Frank Underwood.

Vai custar mais

A propósito, vai ficar mais caro ver House of Cards e outras atrações. A Netflix aumentou o preço de dois dos seus três planos.

Ex-gigantes

O prestígio que a Netflix tem, hoje, diante do público já foi experimentado por Kodak, Sega, BlackBerry e Reader’s Digest. As quatro marcas continuam vivas, porém em tamanhos bem menores.

O homem por trás da esquerda

A Reader’s Digest tinha como uma de suas marcas, no auge, a posição crítica ao comunismo soviético. O Muro de Berlim ruiu, a Cortina de Ferro se desfez, mas a esquerda continua como uma corrente forte no espectro ideológico. A diferença é que, hoje, seu grande financiador é um capitalista nato: George Soros.

Maurício Brum conta quem é o bilionário húngaro que financia a esquerda pelo mundo, com sua organização Open Society.

No blog do Rodrigo Constantino, Lucas Berlanza resenha o livro Uma aula com George Soros, que leva para a prática toda a teoria do bilionário da esquerda.

Solução caseira

Bruna Raphael Müller escreve sobre como a educação domiciliar (homeschooling) vem crescendo no Brasil. A prática tem cada vez mais adeptos, curso preparatório on-line e está na pauta do STF como tema de repercussão geral. Ou seja, sendo considerado legal no caso em questão, passará a ter a mesma chancela em todo o país.

No Paraná...

... o plantio de soja está proibido. Medida programada, com duração até meados de setembro, para evitar a proliferação da ferrugem-asiática.

... Beto Richa será alvo de um terceiro inquérito no STJ. O novo processo, autorizado pelo tribunal, tem por base a delação da Odebrecht.

... Richa, aliás, prepara um novo pacotaço, a ser formatado na semana que vem. Rogério Galindo levantou, no Caixa Zero, os principais pontos: aposentadorias de policiais militares e custos das universidades.

... na Polícia Civil, a combinação entre a necessidade de combater o crime e a dificuldade de treinamento fez nascer uma nova classe: o policial pokemon. Felippe Aníbal descreve a espécie que não pode se armar para reduzir a criminalidade.

Em Curitiba...

... Kléber teve um dia de Gladiador no empate por 0 a 0 do Coritiba com o Bahia, ontem. O atacante foi expulso após cuspir em um adversário.

... Carlos Coelho lista sete bares à moda antiga para conhecer em Curitiba. Olha só a seleção: Stuart, Ligeirinho, Maneko’s, Mignon, Triângulo, Palácio e Bife Sujo. Escolher qualquer um deles é certeza de que você terá um grande fim de semana. Então, aproveite o descanso e nos vemos segunda-feira!

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]