• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A partir de hoje, depende apenas do juiz Sergio Moro a definição da sentença do ex-presidente Lula por causa do tríplex do Guarujá. Os advogados do petista foram até quase o fim do prazo máximo para apresentar as alegações finais da defesa. Pediram absolvição de Lula e nulidade do processo, além de apontar o fundo gerido pela Caixa Econômica como proprietário do imóvel. O Ministério Público Federal quer condenação em regime fechado. Caberá a Moro dizer qual a sentença.

Quer entender o processo e saber quem são os réus? Dá uma olhada no gráfico abaixo preparado pela nossa equipe.

Independentemente da sentença, Lula já pode se sentir menos sujeito à mão pesada do juiz federal de Curitiba. É que o ministro do Supremo, Edson Fachin, tirou de Sergio Moro três processos contra o ex-presidente da República.

Alívio que ainda está distante do mercado financeiro. A aproximação da Lava Jato de esquemas de corrupção envolvendo grandes bancos já suscita uma dúvida: a histórica solidez do mercado financeiro corre o risco de ser abalada como a das construtoras caso graves desvios sejam descobertos? Fernando Jasper foi buscar a resposta.

Nem preciso desenhar

Afinal de contas, o Paixão já fez isso na genial charge de hoje. O julgamento do pedido de prisão de Aécio Neves no STF foi suspenso, ao mesmo tempo em que sua irmã e seu primo foram postos em prisão domiciliar.

Na prática, porém, o senador mineiro já vive uma condenação em liberdade. Quase eleito presidente da República em 2014, Aécio praticamente não sai de casa e está completamente à margem do jogo político. Parece à espera de uma decisão que enterre definitivamente sua carreira pública diante do rosário de acusações por corrupção, lavagem de dinheiro e caixa 2, como relatam Bruna Borges e Evandro Éboli.

Deu pra ouvir em Moscou

Foi um sinal tão eloquente que Michel Temer certamente conseguir ouvir da Rússia, onde está em viagem oficial. O projeto da reforma trabalhista sofreu uma inesperada derrota na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, por 10 a 9 - veja como votou cada senador.

O resultado não afeta a tramitação da proposta, mas indica a fragilização da base governista. Vide o fato de o voto decisivo ter vindo de um senador do “aliado” PSDB, o sergipano Eduardo Amorim. Egresso do PSC, ele virou herói da oposição e defendeu o desembarque imediato dos tucanos do governo.

O trabalhador brasileiro é sempre chamado a pagar uma conta que não é dele. Chega de sofrer. Na hora difícil, se chama o trabalhador para pagar a conta das mazelas do país.

Ricardo Amorim diz que, ao comemorar a derrota do projeto, a oposição demonstra não perceber que todos os brasileiros em busca de emprego serão derrotados se a reforma trabalhista não passar. Ele apoia a análise em um estudo que prevê a geração de 2,3 milhões de empregos no país se a reforma passar. 

Se você é adepto da tese da “perda de direitos” com a reforma, recomendo assistir a estes três primeiros vídeos de uma série sobre a reforma gravada pelo juiz do trabalho, Marlos Melek, um dos autores do projeto. Este pacote tem: 1) O que muda no intervalo para o almoço;  2) A combinação entre jornada de trabalho regular e horas extras; 3) A legalização do acordo entre patrão e empregador no fim do contrato de trabalho.

Para o quê? Paraguai

A modernização da legislação trabalhista é um movimento obrigatório para acelerar o desenvolvimento econômico brasileiro. Uma sensação experimentada, de maneira intensa, pelo Paraguai. O país que por anos ficou conhecido pela muamba vendida por lá registra, desde 2010, crescimento de 5,8%, contra 1,2% do Brasil. Qual o segredo do Paraguai? Felippe Hermes conta para você.

E se ainda resta alguma dúvida do excesso de burocracia no Brasil, saiba que, mesmo na crise, as empresas no país enfrentam enorme dificuldade em decretar falência. O motivo? Começa com “buro” e termina com “cracia”.

Canto da sereia

Se o Paraguai decolou com injeções fortes de capitalismo, muitos jovens mundo afora seguem sendo seduzidos pela lábia de socialistas radicais como James Corbyn e Bernie Senders. Este fenômeno é tema deste artigo do bacharel em história Rodrigo Neves. Segue uma amostra grátis.

Quando esse jovem vota na esquerda, ele quer um Estado que o proteja das “opiniões malvadas” daqueles que discordam dele. Ele quer um Estado que o proteja dos “patrões exploradores” que insistem que não existe o almoço grátis que eles antes ganhavam na cantina da escola.

Além da superfície

A decisão norte-americana de pular fora do acordo de Paris gerou muita gritaria, como tudo que envolve Donald Trump. Agora, Maurício Brum explica o que motivou a decisão - o cumprimento de uma promessa de campanha do presidente dos Estados Unidos diante de um acordo que, embora tratasse de um problema real, ia pouco além do discurso.

Filme (triste) repetido

A truculência voltou a vencer em Curitiba. A exemplo do que ocorreu na semana passada, servidores e sindicalistas invadiram a Câmara de Vereadores e forçaram o adiamento da votação do ajuste fiscal proposto pelo prefeito Rafael Greca.

No Caixa Zero, Rogério Galindo traz alguns vídeos da invasão. E relata que a Polícia Militar deixou que o grupo tomasse o prédio por medo de um novo 29 de abril.

Em entrevista exclusiva ao repórter Felippe Aníbal, Greca assegurou que vai manter a urgência do ajuste a qualquer preço. Como justificativa, disse que sem ajuste, não haverá dinheiro para manter o salário dos servidores em dia.

A urgência não é minha. A urgência é de Curitiba. Eu tenho uma folha de R$ 305 milhões por mês. Não tenho um caixa muito folgado. Devo ter R$ 600 milhões ou um pouco mais que isso. Duas folhas já acaba o nosso caixa. Nós vamos virar uma Porto Alegre, um Rio de Janeiro.

Em nosso editorial, falamos do péssimo recado passado pelo novo adiamento da votação: a de que o jogo bruto dos servidores que invadiram a Câmara compensa. E que não há nada que impeça a repetição da cena na próxima semana.

De invasão em invasão, incentivada por formadores de opinião e até mesmo por aqueles cujo trabalho é inviabilizado pelo fascismo sindical, a democracia vai sendo erodida, substituída pela truculência como forma aceitável de se fazer política.

Boa notícia

O porto de Paranaguá é o melhor do Brasil. Este é o resultado de um estudo feito com as operadoras da zona portuária paranaense. Uma aprovação de 83%. 

A dúvida acabou

A Ancap realizou o crash test definitivo para responder a uma dúvida pertinente no ramo automotivo: qual carro é mais resistente a colisão, os novos ou os antigos? Confira a resposta.

Agite antes de beber

A Maniacs Brewing Co. está lançando a primeira cerveja com nitrogênio fabricada no Brasil. O gás da cremosidade e colarinho à bebida. Mas é necessário agitar a latinha antes de beber - sem medo de deixar a cerveja choca.

Sorria, Curitiba

Se você está em Curitiba, só pode pensar que eu estou maluco de pedir sorriso com este frio de bater os queixos. Mas é impossível não abrir um sorriso diante do projeto da Arquea Arquitetos apresentado pelo Luan Galani: fazer intervenções urbanas divertidas em ícones da cidade. Como, por exemplo, espalhar boias de jacaré pelo Parque Barigui. Vale conferir. E sorrir muita nesta quarta-feira. Tchau!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]