• Carregando...
Ministro da Agricultura disse que o governo se surpreendeu com a Operação Carne Fraca. | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ministro da Agricultura disse que o governo se surpreendeu com a Operação Carne Fraca.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

1. Contingenciamento

Governo anuncia corte de R$ 58,2 bilhões no Orçamento de 2017.

Mas isso não deve impedir o aumento de impostos.

*

2. Réplica

O procurador-geral da República respondeu as críticas do ministro do STF Gilmar Mendes. Ele foi implacável.

Janot disse, claramente se referindo a Mendes, que costuma fazer refeições com o presidente Temer: “Procuramos nos distanciar dos banquetes palacianos. Fugimos dos círculos de comensais que cortejam desavergonhadamente o poder político. E repudiamos a relação promíscua com a imprensa. Ainda assim, meus amigos, em projeção mental, alguns tentam nivelar a todos a sua decrepitude moral, e para isso acusam-nos de condutas que lhes são próprias, socorrendo-se não raras vezes da aparente intangibilidade proporcionada pela posição que ocupam no Estado”.

Enquanto Janot e Mendes se engalfinhavam, Alexandre de Moraes assumiu a cadeira que foi de Teori Zavascki no STF. Com uma piscadinha:

Alexandre de Moraes, o novo ministro do STF.Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
*

3. Todo mundo, na rua

Os grupos Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre defendem coisas diferentes, mas ambos organizam as manifestações em todo o país para o próximo domingo (26).

Os atos devem ocorrer em pelo menos 90 cidades brasileiras.

Os movimentos têm em comum o fato de apoiarem a Operação Lava Jato.

*

4. Previdência

Ao livrar servidores estaduais e municipais da reforma previdenciária, Temer amplia disparidades da aposentadoria.

A distância entre os direitos do funcionalismo e dos trabalhadores do setor privado vai aumentar.

*

5. Editorial

Sobre a greve dos ônibus em Curitiba: “A população foi a grande vítima da queda de braço entre trabalhadores e empresas”.

*

6. Lula 2018

Ex-presidente Lula parece mesmo ter abraçado a ideia de se lançar candidato à Presidência em 2018. Agora, ele já prepara plano econômico usando as mesmas teses que provocaram a atual crise.

*

7. Carne Fraca

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que o governo foi surpreendido pela forma como a operação da Polícia Federal foi apresentada.

Maggi estimou em 10% o valor do prejuízo causado pela Carne Fraca nas exportações brasileiras. Em reais, isso significa 1,5 bilhão.

*

E peritos da própria PF contestaram as conclusões da Operação Carne Fraca.

*

8. Terror

Em Londres, 4 pessoas morreram e 20 ficaram feridas no que parece ter sido um ataque terrorista, ao menos para as autoridades inglesas.

Um homem cuja identidade não foi revelada pela polícia lançou o carro em que estava contra pedestres na Ponte de Westminster, perto do Parlamento britânico, e depois desceu do veículo para esfaquear um policial.

*

9. Meu medo de montanha-russa

Uma das principais montanhas-russas dos Estados Unidos se chama Rockit e fica em Orlando, na Flórida.

“À medida que você se aproxima dela, os sons ficam mais claros e mais altos. Cada vez mais altos. Debaixo dela, onde se forma parte da fila, dá para ouvir os gritos e, mais impressionante, dá para ouvir os carrinhos rasgando rápido os trilhos, o peso deles sobre a estrutura de metal e aquilo tudo rugindo como se fosse um bicho furioso.”

*

Editado por Irinêo Baptista Netto e ilustrado por Osvalter Urbinati.

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 7h, e atualizado ao longo da manhã.

Ele também é enviado como uma notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS) com a opção de ser notificado por nós habilitada.

Obrigado pela leitura.

*
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]