• Carregando...

Não devemos subestimar a capacidade de sobrevivência, nem a sensibilidade do senador para os novos ventos que sopram. Seria lisonjeiro para nossa gente contar com um paranaense na Presidência da República. Mas uma pergunta se impõe: a quais movimentos o partido recém criado por Álvaro Dias se endereça? O PV não era para ser exatamente um partido-movimento? Tudo leva a crer que Álvaro levará a bandeira da Lava Jato ou do que sobrar dela. Mas o combate à corrupção é pauta adjetiva, pauta de “não fazer” e “não deixar fazer”. Vai precisar de mais “sustância”. Lembremos que Ciro Gomes corre na mesma raia, com propostas concretas e graúdas.

Jaques Brand

Dívida pública 1

Excelente a reportagem da Gazeta que tratou dos mitos e verdades sobre a dívida pública. Faltou apenas um gráfico com o déficit nominal (e não a fantasia do primário), e isso sim seria assustador. Resumindo: o Brasil é como um pai que, para viver na farra, contrai dívidas em nome de seus filhos, condenando-os à pobreza. No nosso, caso condenamos nosso filhos para manter aposentadorias especiais, altos salários e privilégios do alto funcionalismo, sustentar estatais deficitárias e seus cabides de emprego.

João Queiroz

Dívida pública 2

A reportagem diz que há, sim, um jeito de reduzir a dívida pública, reduzindo a taxa básica de juros, a Selic, que corrige quase metade da dívida. Só que a Selic não corrige metade da dívida. 28% dos títulos são indexados à SELIC, e a maior parte é prefixada, ou IPCA, 70% portanto.

Alysson Fand

Legislativo

Pessoas confundem atividade legislativa com profissão. De leis já estamos cheios. O problema não é o recesso, e sim a falta de eficiência dos trabalhos. Aliás, é o mesmo problema dos demais trabalhadores brasileiros: a baixa eficiência. Talvez seja por isso que o Congresso nada mais é que o reflexo da sociedade que o elegeu.

Ricardo B. Julio

Avaliação de desempenho

Muito interessante a proposta de avaliação de desempenho do servidor público. Já tinha lido a respeito, mas desconhecia o fato de que uma instituição colocara em prática a medida. Aqui temos muita resistência ao novo, principalmente pelo interesse do governo em manter a população na obscuridade, formando somente analfabetos funcionais ou com capacidade analítica suficiente para questionar.

Rudolfo Kerscher Neto

PRF

A Polícia Rodoviária Federal suspendeu os serviços em algumas unidades, como medida de contenção de gastos. Jamais o Brasil enfrentou tamanha catástrofe governamental nas finanças públicas. O rombo deixado pelo ex-partido no poder é inimaginável. Levaremos 10 anos para começar a nos reequilibrar, e 20 para que a economia volte a patamares de 2010. Enquanto isso, nossos amados funcionários públicos continuam a se opor a mudanças. Já escrevi aqui que dia chegara em que o funcionalismo não receberá seus salários por falta de dinheiro. Estamos chegando lá. E não adianta dizer que certo corrupto voltando ao poder resolverá tudo. Vai não. Vai é afundar o barco de vez, posto que a dívida publica triplicou no governo dos ex-presidentes petistas, fazendo a festa da banca nacional. Nunca na história deste pais...

Afonso Celso Frega Beraldi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]