• Carregando...

Gostaria de dar meus parabéns ao caderno especial sobre o fim do pontificado de Bento XVI. Admiro o rigor jornalístico e o respeito com que um assunto de tão grande importância vem sendo tratado. Ao buscar exaltar aspectos rotineiramente esquecidos por outros veículos da mídia, a Gazeta do Povo provou de maneira inconteste ser um veículo diferenciado, pautado pelo respeito a todos. Tenham certeza de que uma cobertura de tamanha qualidade vai gerar ótimos frutos de credibilidade no futuro.

Fernando Tavolaro de Castro, São José dos Campos – SP

Bento XVI 2

Eu quero cumprimentar o colunista Carlos Ramalhete pela excelente alusão sobre a renúncia do papa Bento XVI (Gazeta, 28/2). O texto traz uma análise clara e objetiva sobre o assunto, contrariando a maioria dos demais jornalistas, que se mostraram sem preparo nenhum para opinar sobre esse assunto ou, pior, demonstraram preconceito e superficialidade.

Seme Youssef Reda

Salário extra

O fim dos 14º e 15º salários dos deputados federais (Gazeta, 28/2) não é suficiente. Seria, digamos, a ponta de um iceberg que deveria ser criado ou construído. Apenas se houvesse uma sucessão de decisões positivas como essa, que levem à economia financeira e ao melhor uso dos recursos, a sociedade poderia concluir que está sendo respeitada.

Marcos Gilberto Colman, Rio de Janeiro – RJ

Lula

Voltamos a ser brindados com as falas cada vez mais absurdas, dignas de "Napoleão de hospício", do senhor Luiz Inácio Lula da Silva! É impressionante verificar que nada do que ele fala é aproveitável. Na maior parte, é pura bobagem. Que interessa ao país se Lula agora se considera um novo Lincoln (Gazeta, 28/2), ou sua velha e mofada conversa "nós contra eles"? É deprimente!

Maria Cristina Rocha Azevedo, Florianópolis – SC

Inovação

O editorial sobre a parceria entre universidades e empresas para inovação (Gazeta, 28/2) é correto e coerente. É importante lembrar que a região mais criativa do mundo, onde surgiram empresas como a Apple, o Google e o Twitter, é o entorno da Universidade de Stanford. Essa universidade sempre aliou rigor acadêmico com parcerias com empresas. Deveria ser um exemplo.

Ramiro Gonçalez, professor

Emprego

Sobre a matéria a respeito do grande número de demissões (Gazeta, 25/2), não concordo com a visão do pesquisador Amilton Moretto. A realidade hoje nas empresas é que os jovens querem ganhar mais sem ao menos ter um curso superior e, quando o têm, não querem se esforçar ou se dedicar a fundo para atender às necessidades da empresa. O descompromisso que os jovens têm hoje com o trabalho é notável e gritante.

Toniano Santos Claro

Quadra Cultural 1

A Quadra Cultural tem lá suas boas intenções, e generalizações são sempre cruéis. Mas é preciso denunciar a situação. A Quadra Cultural é uma Quadra Comercial que reúne jovens, em sua maioria desinteressados pela cultura local, pela higiene local e pela Lei Seca. Transferir o evento para um espaço público que comporte o número de visitantes e ofereça uma melhor estrutura física e de segurança a todos faz-se mais que necessário.

Glaucianne Silva dos Santos Heuer

Quadra Cultural 2

Poucos eventos em Curitiba são tão organizados e bem estruturados como a Quadra Cultural. Não existe baderna nem brigas. Os frequentadores vão em busca de cultura de qualidade. Mudar o local de realização do evento é mudar o clima de vanguarda que o mesmo carrega.

Aline Cavalcanti

Rebouças

Acredito que uma força motriz para a revitalização do Rebouças está em atrair instituições de ensino para o bairro. Com a instalação da sede da UFPR e do IFPR, fica evidente a potencialidade que o bairro possui. Naturalmente surgirão manifestações artísticas e massa crítica, que aos poucos poderia tornar o Rebouças um bairro rico em sua arquitetura e cultura, formando e atraindo usuários conscientes dos valores e conceitos do bairro.

Alvaro Komiya

Tuboteca

Cultura é sempre importante em qualquer momento da vida, mas a criação de tubotecas (Gazeta, 27/2) não seria mais um projeto para maquiar as deficiências do nosso já saturado sistema de transporte coletivo? Pode ser apenas para entreter o usuário para não perceber o ônibus atrasado, lotado ou mesmo que a passagem é cara demais pelo serviço oferecido.

Carlos Roberto do Rego

Caminhões

Bem oportuna a nota da coluna Entrelinhas a respeito de caminhões com cargas mal-amarradas ou sem amarração alguma (Gazeta, 28/2). Não precisa ir muito longe para ver situações como essa. Moro na região do Campo Comprido e lá existem algumas empresas de material de construção que carregam os caminhões até o limite e o fazem sem qualquer critério de segurança.

Luiz Fernando Furman

Ponte de Guaratuba

A mobilidade, o desenvolvimento local, o bem-estar de mora dores e dos veranistas, que invariavelmente têm sofrido com filas de espera que superam três horas para a travessia, justificam e muito o custo anunciado da eventual ponte. Esse é o momento para o governo dar uma resposta às necessidades de nosso Litoral. Se não há recursos, que se licite o empreendimento e pedagie.

Sebastião Antunes Telles Sobrinho

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]