• Carregando...

A questão é saber se o mercado vai ou não considerar críveis os números do balanço da Petrobras (Gazeta, 23/4). Será preciso detalhar os cálculos. A estatal brasileira é hoje a uma das petrolíferas mais endividadas do mundo. Algumas perguntas precisam ser feitas: a Petrobras passará a trabalhar com preços reais de combustíveis ou continuará a ser usada como um instrumento da política econômica? Será mantida a exigência de que a empresa participe da exploração do pré-sal, mesmo não tendo recursos para isso?

André Renato Wenglarek

Conselho de Ética 1

Os fatos denunciados provocaram na opinião pública a expectativa de que haveria uma punição exemplar ao deputado Nelson Justus pelas irregularidades praticadas enquanto fora presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Gazeta, 24/4). Essa punição, se houvesse, seria de, no máximo, a cassação de seu mandato parlamentar. Todos sabemos que, a depender de seus pares, dificilmente isso iria ocorrer. A decisão do relator e dos demais membros do Conselho de Ética não interferem na ação penal a ter seu curso no Tribunal de Justiça. O Ministério Público deverá envidar todos os esforços para condenar o deputado – o que inclui até a cassação de seu mandato. Vamos esperar.

Harry Carlos Herbert

Conselho de Ética 2

Alguém ainda se surpreende com esse tipo de decisão do Conselho de Ética da Assembleia em relação ao deputado Nelson Justus? É o reflexo de um estado onde os eleitores são conservadores e votam sempre nas mesmas figuras carimbadas.

Luiz Afonso Miguel

Colecionismo

“Nada como os colecionadores para garantir a preservação da história (Gazeta, 24/4). Cada peça tem um rico conhecimento intrínseco a ela.”

Julio Cesar Gonçalves, via Facebook, na matéria “Coleção de selos preserva a memória do direito”.

Iluminação

“Que bacana conhecer as curiosidades da capital do Paraná (Gazeta, 21/4). Até iluminação pública tem história.”

Gessy Wellington Martins Pedroso, via Google Plus, na matéria “Luminárias urbanas: dos lampiões aos postes inteligentes”.

Ajuste fiscal

“A população terá que engolir esse ajuste fiscal. A redução dos partidos pela metade e das despesas são os temas que deveriam estar em pauta.”

Matheus Campagnolo, via Twitter, sobre as contas do governo federal.

Corrupção

O ocupante de um cargo público, seja ele qual for, deveria ser automaticamente exonerado da função nas situações em que há a comprovação do envolvimento com a corrupção. Também deveria ser preso, ter os bens confiscados e os direitos políticos cassados. Na sua proporcionalidade, as punições devem ser estendidas para aqueles indivíduos que estão direta ou indiretamente envolvidos.

Dirceu de Cuffa

Mobilidade

A melhora na mobilidade passa pela adoção de novas tecnologias. A regulamentação mínima é necessária para que as mesmas condições de competitividade sejam aplicadas para todos.

Vanessa Saliba

Ciclistas 1

Não conheço nenhuma cidade do mundo inteiro que tenha sido projetada para a bicicleta. Já fui a mais de 50 países e conheço bem a realidade lá fora. Nosso maior problema não é a geografia, o urbanismo ou o clima de Curitiba, mas a cabeça do motorista curitibano. Ele precisa aprender a conviver em harmonia com os demais modais – inclusive com os outros motoristas. Fico assustado a cada vez que dirijo, tal o nível das barbaridades que presencio.

Carlos Maziero

Ciclistas 2

Acho louvável a convivência de carros com as bikes, mas desde que exista leis de trânsito para elas também. Muitos ciclistas pedalam na contramão, furam os sinais de trânsito e fazem ziguezague na frente dos carros. Por que os guardas não fiscalizam isso?

José F. Prestes

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Kiss

Desde meus 12 anos tinha o sonho de assistir a um show do Kiss, onde quer que fosse. Hoje tenho 42 anos. Foi demais estar na Pedreira Paulo Leminski com minha esposa, meu irmão e vários amigos juntos (Gazeta, 22/4). A banda tocou os clássicos e todas as músicas ainda ecoam nos meus ouvidos. Tenho na mente cada momento mágico e a visão do telão quando eles tocaram Rock’n Roll All Nite.

Rodrigo Mendes Wiczick

Globalização

Bom o artigo “Um momento para ‘fazer nada’” (Gazeta, 20/4). Vivemos num tempo em que é preciso rever modelos. A questão de como as escolas devem ensinar não foge à regra. Até porque existem os pais que “terceirizaram” a educação dos filhos. A maioria se esquece de que a família é o centro da sociedade, e ninguém melhor do que pai, mãe, avós, e padrinhos para passar valores e princípios a suas gerações. Sou do tempo que se tinha carteira assinada aos 14 anos. Até a maioridade penal está sendo discutida. Daqui a pouco nossas crianças sairão da escola para a cadeia.

Edson Luiz Campagnolo, presidente da Fiep
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]