• Carregando...

Durante anos o Estado foi um fim em si mesmo. Obras mal-feitas e serviços de qualidade deplorável serviam como justificativa para o inchaço da máquina pública e a autoconcessão de salários cada vez mais generosos aos “gestores”. Quando o dinheiro acabava, primeiro aumentava-se a carga tributária, depois partiam para a explosão da dívida pública. Chegamos ao limite; a economia implodiu e a obscenidade reinante no poder publico foi exposta. Agora, ou o Estado reduz a si mesmo, corta na carne, ou a economia inevitavelmente continuará a afundar.

Ricardo Silva Pinto

Estado 2

O editorial (Gazeta, 14/2) discorre sobre os erros do nosso modelo de Estado, mas se equivoca ao apontar o modelo de diminuição da máquina pública como a solução para o aumento da renda da população: os países escandinavos, campeões de desenvolvimento, têm Estados atuantes e de alta carga tributária, revertida para o bem-estar dos cidadãos. Urge reformular nosso modelo, tornando-o eficiente, honesto e voltado para esse fim.

Roberto Rocha

Lava Jato

Mais que surpresa, causou-me preocupação a saída do delegado Márcio Anselmo dos trabalhos da Lava Jato. Justo ele, que cuidava de todos os processos referentes ao ex-presidente Lula. Alegando estafa física e mental, preferiu pedir transferência para o Espírito Santo. Além disso, o juiz Marcelo Bretas, que cuida da Lava Jato no Rio, solicitou escolta e carro blindado, por ter sabido que pessoas tentaram se inteirar de sua rotina. É de se temer o fim dos trabalhos dessa operação.

Mara Montezuma Assaf

FGTS

Injetar dinheiro na economia sem uma verdadeira geração de renda não significa nada. A permissão de saque do FGTS é uma medida demagoga.

Benedito Aparecido Tuponi Junior

Apropriação cultural 1

A apropriação cultural é saudável, desde que sejam apropriados bons modelos. É ótimo quando a mulher muçulmana se apropria da liberdade da mulher ocidental, ou quando povos sob ditaduras se apropriam de valores democráticos. Vamos usar turbante baiano, bombacha gaúcha, chapéu de couro nordestino; somos todos brasileiros.

Ronaldo Moraes

Apropriação cultural 2

Falar em “apropriação cultural” não faz sentido e é coisa de gente ignorante. Não tem nem como levar essas ideias a sério. Isso não passa de ódio e ressentimento de uma meia dúzia que luta contra o inimigo errado. Antes essa galerinha ressentida se limitava à internet e a seus grupinhos de amigos do DCE, mas agora estão saindo para praticar esse ódio nas ruas. Precisamos fazer algo.

Bruno Hamerschmitt Gulin

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]