• Carregando...

Só o título da reportagem “Congresso recebe sinal verde de Temer para constranger Fachin e a Lava Jato” já denota um problema grave. E a independência dos poderes? Quando se investiga o maior escândalo de corrupção da história – caso da Operação Lava Jato –, não se pode cometer erros ridículos, como os cometidos com a delação premiada da JBS. Infelizmente, Janot errou ao não periciar o áudio e ao deixar os irmãos Batista livres – erros esses lamentavelmente chancelados pelo ministro Fachin. Esses atos podem fragilizar a operação, bem como impactar os principais responsáveis por ela de modo negativo.

Denis Sebascon

Violência 1

Vários países da Europa não têm estatuto de desarmamento. O Brasil carece, na realidade, de juízes, presídios, policiais, principalmente investigadores e peritos; de equipamentos de perícia e análise de dados; de avanço tecnológico do sistema utilizado pela polícia para registro de digitais e informações de presos; de mais equipamentos de vigilância nas BRs e aeroportos; de uma lei que autorize os professores, ou a própria polícia, a tomar atitude contra alunos menores de idade que são violentos dentro dos colégios. Nota-se que há muito para ser resolvido, mas nada tão difícil.

Francisco Zimmermann Junior

Violência 2

Armas de fogo são um problema? Errado. Armas de fogo nas mãos de bandidos é que são um problema. A questão maior é a população de bem – que nada pode fazer para se defender de marginais cada vez mais ousados – ficar desarmada. A estatística do Ipea, que mostra o número de mortes com armas de fogo, não evidencia a porcentagem de mortes relacionadas ao tráfico de drogas. Crimes passionais, vinganças e afins devem ser a minoria nessa pesquisa. E ainda tem gente que diz que no Brasil não há terrorismo. Como não? A violência advinda das drogas é o quê?

Afonso Celso Frega Beraldi

IPVA 1

Ótimo artigo de Paulino Mello Júnior. Esclarece a saga de arrecadar mais e mais impostos. Entendo que os impostos deveriam ser aplicados corretamente em saúde, segurança, ensino etc. Porém, o que vivenciamos, com tristeza, é o mau uso dos recursos, vez que os agentes públicos são maus gestores e não arcam com nenhuma consequência por seus atos administrativos.

Acyr de Oliveira Pontes

IPVA 2

Duvida: é possível questionar o pagamento do IPVA na Justiça? Se a Justiça determinar que se trata de um caso de “imposto duplo”, será possível pedir o ressarcimento. Mas, enquanto apoio a diminuição geral dos impostos brasileiros, mexer com a indústria automobilística brasileira é também algo problemático em alguns sentidos. Atualmente, nossas ruas já não comportam o enorme fluxo de veículos, e diminuir o custo de produção de um carro diminuiria também seu preço para o consumidor, e invariavelmente aumentaria o número de motoristas nas ruas.

Luis Guilherme Machado Camargo

Aumento para servidores 1

Os orçamentos dos três poderes podem ser independentes, mas quem paga é sempre o povo! Cada vez mais fica evidente a suruba entre Legislativo e Judiciário. Esses servidores vivem num mundo totalmente fora da realidade. Ganham demais para fazer pouco!

Marcelo Martins

Aumento para servidores 2

O Paraná em crise econômica, toda a população cortando gastos, e esse povo sendo privilegiado. Onde está o bom senso? O Brasil é um país de farra! O aumento para os servidores pode ser legal, mas é plenamente imoral.

Evaldo Muchon

Feministas 1

Recentemente, Thais Godoy Azevedo, que falaria no evento “Desmascarando o feminismo”, foi impedida de dar sua palestra por conta da animosidade de manifestantes feministas que protestavam do lado de fora do local do evento. Toda feminista quer transformar a mulher num homem mal-acabado. Tenta imitá-lo naquilo que ele tem de pior: na arrogância, nos vícios, na prepotência e na violência. A mulher precisa complementar-se ao homem. Não entrar em choque é a única saída honrosa para ambos!

Luiz Schuwinski

Feministas 2

Na matéria sobre o cancelamento da palestra de Thais Godoy Azevedo, a Gazeta do Povo dá a entender que a moça não conseguiu falar, e que as militantes são traiçoeiras e não aceitam diálogo. Entretanto, outros veículos de notícia trazem uma versão diferente. A Gazeta nem ouviu “o outro lado”, e diz que não é parcial. Segunda questão: o coletivismo opõe-se à liberdade individual? Parece que a palestrante não entende tão bem sobre o feminismo quando aborda a questão. Individualmente lutando, as mulheres nunca conseguiram nada; a luta tem de ser em grupo mesmo. Mas a ideia do feminismo é apoiar as liberdades, o respeito e a equidade de gênero. Taxar como ruim por impedir liberdades está bem longe da realidade do feminismo.

Maria Akai

Feministas 3

Sobre o episódio do cancelamento da palestra “Desmascarando o feminismo” por conta das manifestações fora do auditório, digo que qualquer ideia, por pior que seja, tem de poder ser dita.

Thiago da Cunha Medeiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]