• Carregando...

O governador Beto Richa se reelegeu com 55% dos votos válidos, mas em 90 dias sua rejeição atinge 76% (Gazeta, 3/3). Como explicar tamanha discrepância? Ou mudamos nossa opinião como uma brisa no mar ou simplesmente fomos incipientes ou incapazes de analisar a sua primeira administração. O direito democrático em sua totalidade é o nosso direito de escolha. Se Richa ocupa a cadeira no Palácio do Iguaçu, foi por nosso direito exercido – a maioria o elegeu.

Marcio Roberto Gomes de Araújo

Popularidade de Richa 2

Essa greve do funcionalismo foi criada pela oposição. Ela queria justamente isso, ou seja, desestabilizar a imagem do governador. As pessoas estão avaliando-o assim só por conta da paralisação, mas ela vai ter fim. Sabemos do compromisso de Beto Richa e a população vai acabar reconhecendo.

Quitéria Feliciano

Popularidade de Richa 3

Diante da situação do país e do estado paranaense, era de se esperar que as medidas de austeridade em hora errada dariam nisso. Mexer com professores gera impopularidade, pois se trata de uma classe fundamental e que é uma formadora de opinião sem precedentes. O pior foi ele dizer em outubro de 2014 que tudo estava bem com as finanças do Paraná e agora estarmos nessa crise.

Eduardo Figueiredo Mercado

Ouvidoria da Alep

A ouvidoria vai cortar os salários dos deputados, as benesses, e os gastos da Assembleia Legislativa? Do contrário, não servirá para nada. Será apenas mais um cargo figurativo para acomodar os amigos.

Marcelo Martins

“Bolsa-esposa” 1

Entre várias matérias tanta de importância, nosso parlamento decide aprovar a concessão de passagens aéreas a cônjuges de seus integrantes. Medida despudorada e inoportuna. Até quando abusarão de nossa paciência?

Benedicto Bueno

“Bolsa-esposa” 2

A atual direção da Câmara dos Deputados implementa medidas que levam à ilação de que se trata de vantagens que podem ter sido oferecidas para assegurar os votos na sua recente eleição. E mostra também muita insensibilidade, pois os benefícios - que incluem até passagens aéreas para os cônjuges - diminuem ainda mais o conceito da classe política. O eleitorado precisa refletir que não são todos os políticos que merecem a crítica. E o voto é essencial para mudar um quadro que se repete a cada eleição – exatamente pela despolitização e irresponsabilidade de quem vota. É preciso cobrar de quem foi eleito.

Uriel Villas Boas, Santos - SP

Greve dos professores 1

O ponto a ser discutido é que não há condições de se entrar em escolas sem condições de receber os alunos. Você já tentou lecionar para uma sala com mais de 40 crianças, ou ainda com mais de 50 adolescentes? O que os professores querem com a greve não é aumento de salário, mas que se cumpra com as exigências da lei . Tivemos que lutar para isso.

Adilson Pires

Greve dos professores 2

Acredito que os professores deveriam dar o exemplo e cumprir a ordem judicial que determina o retorno às aulas de parte da categoria. Se eles não cumprem essa medida, como poderão exigir o cumprimento de outras questões por parte dos outros?

José Jesus de Souza

Custeio das escolas

É comum a comunidade reclamar das precárias condições físicas das escolas públicas. É simples a solução do problema. Que tal o poder público efetuar a reforma, satisfazendo os anseios da população e, doravante, a manutenção ficar a cargo dos alunos, pais e mestres? Quando necessário, essas pessoas convocariam mutirões em fins de semana para efetuar todos os reparos. Os recursos viriam de uma modesta contribuição mensal de cada aluno à associação. Os estudantes ficarão orgulhosos de si mesmos, dos genitores e da escola; e o impecável educandário será conservado sem ônus para o governo. Será bom para todos.

Humberto Schuwartz Soares

Ruas fechadas

A Câmara de Vereadores de Curitiba está analisando as ruas fechadas na capital. O objetivo é disciplinar o uso das vias públicas, as quais, em alguns casos, foram interditadas pelos moradores. Seria interessante que os parlamentares começassem analisando a rua atrás do prédio da própria Câmara, que fecha o quadrilátero da Praça Eufrásio Correia. A via foi interditada para que ali se estacionassem os veículos de pessoas ligadas ao Legislativo. Afinal de contas, o exemplo deve vir de cima.

Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado

Reajuste de energia

Em um mercado livre, onde não haveria controle nem interferência do Estado - seja ele federal ou estadual -, nós iríamos nos beneficiar da abundância da produção de energia. Em um caso socialmente mais equilibrado - embora ainda injusto -, no máximo, iríamos ter um reajuste menor para subsidiar o aumento maior das áreas menos produtoras. O que estão fazendo hoje é injusto com os paranaenses: produzimos mais e sofremos com o maior reajuste.

Leonardo Barbaski

Uruguai

A vida do agora ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e, principalmente, a carreira política dele deveriam servir como exemplo aos políticos brasileiros. Alguns só querem se beneficiar do cargo que exercem, com aumentos e benefícios, com auxílio-moradia e passagens para esposas, por exemplo. Logo eles acham ou inventam mais uma benesse para os seus polpudos salários. O senhor Mujica entregou a faixa presidencial e voltou para casa no seu velho fusquinha.

Delvaloil de França Costa

Vestido “multicolorido”

É impressionante a insensatez das pessoas hoje em dia. O fato mais comentado – e que congestionou todos os segmentos de mídia do planeta na última sexta-feira – foi o aparecimento da imagem de um vestido. A discussão girava em torno de sua cor, se ele era preto e azul ou dourado e branco. Falar mais o quê?

José Marques, São Paulo - SP

Via Calma 1

O maior problema é que a faixa para ciclistas fora colocada em local inapropriado. Por que a prefeitura não a implantou no lugar das vagas do EstaR? Assim todos estariam protegidos e havia uma repartição por conta do espaço já existente. Seria mais fácil demarcar e garanto que muitos ciclistas andariam nesse local. Ainda vejo vários pedalando na canaleta dos ônibus. Só que a prefeitura não pode deixar de arrecadar: com o EstaR e a multa desse, se não for regularizado a tempo; ou com a multa por invasão da faixa e excesso de velocidade.

Paulo Roberto Fornazari

Via Calma 2

A via calma foi a melhor coisa que aconteceu para os ciclistas. Deve ser expandida para toda a cidade de Curitiba. Essa medida fará com que mais motoristas se acostumem com a presença cada vez maior de ciclistas nas ruas.

Denival Jeter Guimarães

Stand-by

Muitos equipamentos eletroeletrônicos têm o sistema stand-by, o que consome energia – mesmo quando o aparelho está desligado. É um consumo baixo, mas somando todos os equipamentos de uma casa, da cidade, e do país já fica expressivo o consumo. Os aparelhos antigos não tinham stand-by, sem falar que esse modelo facilita muito a queima por descargas atmosférica. Talvez seja preciso criar uma lei focada em meio ambiente, e pedir mudanças.

Wilton Moreira

Gigantes da internet

Novos modelos não respeitam velhas ideias. O Facebook não quer ser dono de redes, cobrar por serviços ou inventar milhões de pacotes. Presta um serviço à sociedade e ganha vendendo informações que as próprias pessoas não valorizam, ou seja, dados pessoais.

Fabricio Ferrera
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]