• Carregando...

Agravam-se os conflitos no Oriente Médio e no norte da África. São chocantes as imagens (Gazeta, 3/9) que nos chegam diariamente e que mostram o real tamanho da tragédia que se abateu sobre os que habitam naquela parte do mundo. Os cidadãos e suas famílias são obrigados a abandonarem as casas e, consequentemente, suas pátrias em busca de dias melhores numa Europa de sonhos. Mas são repelidos onde quer que cheguem. Nem mesmo a ficção seria capaz de reproduzir a real dimensão desse pesadelo.

Maria Elisa Amaral, São Paulo - SP

Menino sírio 1

“A foto do menino sírio é daquelas que ficam na história. Uma imagem tão chocante quanto a da menina fugindo de um ataque no Vietnã ou da criança faminta no Sudão.”

Marcelo Silva, via Facebook, na matéria “Família de menino sírio encontrado morto em praia tentava chegar ao Canadá”.

Menino sírio 2

“A imagem da criança é de cortar o coração. Sou mãe e fico muito emocionada por causa dessa e de tantas outras crianças em meio à guerra e à fome. Os países europeus deveriam ajudar as pessoas refugiadas, pois são lugares ricos e desenvolvidos. Mas a ganância do homem fala sempre mais alto.”

Camila Neves, via Facebook.

Crescimento econômico

“O Brasil chegou ao fim de um modelo de crescimento sem ter desenvolvido uma alternativa. Claro que culpar o governo é fácil, mas a realidade é que o brasileiro é imediatista e não tem visão a longo prazo. Isso vale tanto o governo como para a iniciativa privada. Agora vamos todos pagar o preço.”

Fernando Lopez, via Facebook.

Crise

“As empresas estão com sérios problemas financeiros por causa da crise que se alastra neste país. Mas os bancos registram lucros recordes? Está mais do que na hora de essas instituições ajudarem o país a sair da crise. É preciso que liberem mais crédito, principalmente para o setor produtivo.”

Cesar Ferrari, via Facebook.

Refugiados 2

Que imagem triste a do menino sírio. A disputa pelo poder atinge principalmente os inocentes, como a criança da foto. Hoje também sofremos com a violência no Brasil, mas não na escala da Síria, Iraque e outros países da África e da Ásia. A violência está fazendo parte do nosso cotidiano em nome da ganância, da corrupção e da falta de educação.

Luciano R. Ayres

Contas do Paraná 1

Não há dinheiro que cubra os gastos que o governo estadual mesmo fez (Gazeta, 4/9). Que tal começar a reduzir as despesas? Podem começar pelos secretários e pelas nomeações dos comissionados. São apenas sugestões, pois entendo que o governador do Paraná deve saber perfeitamente onde e quais despesas cortar.

Luiz Dias

Contas do Paraná 2

Não dá para perder tempo e ficar fugindo da realidade, precisamos de avanços. O governo do Paraná está trilhando o caminho para sair da crise econômica.

Antonio Carlos Martins Junior

Carga tributária

Em meio à severa crise política e econômica, o governo federal continua enveredando pelo caminho dos juros altos e do aumento dos impostos. É tudo aquilo que o PT combateu nos governos anteriores.

Rafael Moia Filho, Bauru - SP

Exame da Ordem 1

Apoio de forma irrestrita à OAB contra o projeto que quer acabar com o Exame da Ordem (Gazeta, 2/9). Está faltando controle de qualidade em todas as áreas. Os advogados, até agora, são uma brilhante exceção.

Jaques Brand

Exame da Ordem 2

O exame da OAB deveria apenas ranquear – com notas ou pontos – o nível em que se encontra cada advogado. O cliente teria um padrão comparativo para definir se aquele profissional que está contratando é bem qualificado entre os colegas na área em que se propõe a atuar.

Cesar Kluge

Uber 1

A resistência com relação ao Uber tem um nome: reserva de mercado. A alegação de que há risco por não ocorrer fiscalização, na minha opinião, não se sustenta.

José Parra

Uber 2

A presidente Dilma disse que o “Uber tira emprego das pessoas”. Os motoristas do Uber são robôs?

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Seleção brasileira

Que situação curiosa está acontecendo na seleção brasileira. A mídia esportiva anuncia que Lucas Lima jogará no lugar de Neymar, pois ele está sentindo dores no joelho. É muito curioso que essa dor só apareceu quando Dunga anunciou essa alteração.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo - SP

Ramalhete

Na coluna “Democratismo” (Gazet a, 3/9), Carlos Ramalhete parece não conhecer a importância dos funcionários dentro de uma universidade. Não é possível reduzir quem presta serviços relevantes ao pleno funcionamento de uma instituição a carimbadores de papel. A categoria dos técnicos administrativos tem nos seus quadros profissionais que fazem a universidade funcionar nas mais variadas atribuições. O que está acontecendo na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) não serve de parâmetro para reduzir ou desqualificar o conjunto dos funcionários de qualquer instituição de ensino.

André Luiz da Costa
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]