• Carregando...

Parabéns aos professores do Paraná. Mostraram a força que eles têm. Deixaram claro também que quando o povo se sentir ameaçado com relação aos seus direitos, deve se unir e protestar. Sem violência, apenas caminhando firme nos seus propósitos.

Julio Cezar Vieira

Greve dos professores 2

Essa é uma paralisação em que, no final, não vai haver vencedores. Os alunos vão repor os dias perdidos, sejam dez, 20, 30 ou 50 dias; os professores – espero que recebam o que é de direito e merecido –,mas vão continuar lecionando com as mesmas condições. Sem contar a situação deplorável na qual alguns estabelecimentos de ensino se encontram.

Claudio Prevedello Bento
mídias sociais

Greve dos professores

“Os professores têm que desconfiar mesmo das promessas feitas. Na Assembleia, reajustaram a verba de gabinete dos deputados, que é de R$ 78 mil. Dias antes, o governador disse que não tinha dinheiro para pagar os professores nem as outras categorias do funcionalismo. Como pode um reajuste agora e tão alto? E isso para um valor que já é um absurdo. Tudo isso, claro, é feito com o dinheiro do nosso trabalho e dos impostos. Que os professores persistam até o fim.”

Edi Helena de Castro Dutra, via Facebook, na matéria “Desconfiados, professores mantêm greve”.

Greve dos caminhoneiros

“Muitos só reclamam que está acabando isso ou aquilo. Mas ninguém defende a causa dos caminhoneiros. Qualquer coisa que você tenha em sua casa e a comida na sua mesa chegaram como? Foi um caminhoneiro que transportou. Ele dormiu e comeu mal para que a encomenda chegassem ao marcado. Enquanto os parlamentares ganham salários gordos – com dezenas de outros benefícios e ainda com passagens aéreas para as esposas –, os caminhoneiros lutam por migalhas. E o governo federal se recusa a negociar cara a cara.”

Beatriz Przebeovicz, via Facebook, sobre a greve dos caminhoneiros.

Greve dos caminhoneiros

As causas da manifestação dos caminhoneiros estão além das questões pontuais da classe, como preço do diesel ou valor do Frete. Elas são o reflexo de toda uma insatisfação popular. Vivemos por anos em um mundo de ilusão, financiado pelo capital externo barato e pela elevação dos preços das commodities.

Marcus Vinicius de Andrade

Greves

É simplesmente absurdo o volume de greves no serviço público e para o público. Qualquer que sejam elas, trazem sérios problemas para a população, além de trazer prejuízos econômicos e financeiros às empresas privadas. Um dos casos foi a paralisação dos motoristas e cobradores do transporte coletivo. Pelos cálculos da Associação Comercial as perdas foram de R$ 500 milhões. Será que realmente existem outros interesses não confessados? Em razão dos transtornos que essas greves causam, as audiências de conciliação deveriam contar com a presença de membros da Associação Comercial e da Federação das indústrias. Escolhidos entre seus pares, esses representantes devem ter a qualidade de saber dialogar e conciliar. Julgo que teríamos melhores resultados em benefício de todos.

Urandy Ribeiro do Val

Contas públicas

O governo do estado alega que o gasto com folha de pagamento, em relação à receita, está no limite prudencial. Disso todos nós sabíamos. Mas, mesmo assim, a administração criou secretárias e contratou comissionados. Em contrapartida, não honrou o pagamento dos funcionários efetivos, não pagou às progressões de carreira dos professores e dos policiais e ainda alega de que concedeu aumento salarial. Não conseguiu cumprir o básico de uma boa administração.

Carlos Henrique de Oliveira

Polícia

O problema das policias não está na unificação, como sugere o post “Mudança bem-vinda, do blog “Falando de segurança”. Em toda instituição, seja ela civil ou militar, a disciplina e hierarquia precisam estar presentes. Mas já pensaram em oferecer ou criar melhores condições para os policiais trabalharem ou em remunerar melhor os que defendem com a vida a população. Talvez, se houvesse uma preocupação maior com o “material humano”, as coisas não estariam do jeito que estão. Os praças e os investigadores não reclamam de serem mandados por pessoas mais novas; estão descontentes com o abismo salarial que existe entre eles.

Joel Machado

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Mercosul

No mundo atual, a dinâmica é fazer acordos regionais. O Brasil deveria negociar não só no eixo Sul-Sul, mas principalmente no eixo Norte-Sul, com os Estados Unidos e o Canadá. O Mercosul tem sido o responsável pelo crescente isolamento do Brasil. Enquanto outros países fecham acordos bilaterais favoráveis, o nosso país se fecha. É preciso mergulhar na globalização, abrir seus mercados e fechar acordos com a Europa e com a América do Norte.

André Renato Wenglarek

Auditoria

Acredito que o melhor meio de começarmos a colocar o país nos eixos é extinguir a corrupção. Trezentos e sessenta e cinco dias antes do término dos mandatos de presidentes, deputados e senadores, o Tribunal de Contas da União deveria efetuar uma varredura - uma auditoria séria - nas contas públicas. O tribunal precisa apurar as irregularidades e punir conforme determina a nossa Constituição.

Selma Gonçalves
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]