• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

O Brasil tem, hoje, 13,5 milhões desempregados e a maior esperança de reverter este número vem do interior do país. Das 20 cidades que mais geraram emprego no país entre janeiro e maio deste ano, 19 estão fora das capitais: Detalhe: emprego com carteira assinada.

A campeã está no interior de São Paulo, mas tem opções no Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia. A reportagem de Cíntia Junges também mostra em quais setores estão concentradas essas vagas. Os dados são do Ministério do Trabalho.

Não é bem aquilo

Se você está dentro do mercado do trabalho, olhando para a aposentadoria, a Fernanda Trisotto tem uma informação bem diferente da que circula por aí sobre o déficit previdenciário. Cobrar os devedores obviamente é uma obrigação do governo, mas não será isso que resolverá o rombo do sistema. Na verdade, zerar toda a dívida ativa da Previdência não daria nem para quitar um ano de déficit.

Célio Martins fala de outro país em que há um forte debate sobre o sistema previdenciário: o Chile. Lá a operação toda é privada, o que significa que está dando certo?.

E os sindicatos?

A greve convocada pelos sindicatos para a sexta-feira (30) não teve nada de geral. Mas serve para uma (ou três) boa análise do papel dos representantes de classe no Brasil.

Ricardo Amorim ataca um ponto evidente, porém cada vez menos levado a sério no Brasil: o direito à greve não pode se sobrepor a outros direitos, como o de ir e vir ou ter acesso a serviços essenciais.

Leandro Narloch (após férias na Grécia) aponta com o que os sindicatos deveriam se preocupar para que realmente pudessem ser considerados entidades a serviço do trabalhador.

Felippe Hermes conta cinco coisas que você precisa saber sobre os sindicatos no Brasil. Quer um aperitivo? Mais direitos trabalhistas não significam necessariamente uma renda maior para você.

Um partido que não é partido

Uma característica marcante das eleições do ano que vem será a existência de partidos políticos que renegam o nome partido, mesmo sendo organizados como tal e com políticos em seus quadros.

Um dos casos é o Podemos, antigo PTN, lançado oficialmente no sábado (1º). Auto-rotulado um movimento, inspirado no francês En Marché, o Pode lançou o senador Alvaro Dias como candidato à presidência da República.

Aqui, uma dose tripla de Fernando Martins para entender o cenário. Ele cruzou a promessa do Podemos de ouvir eleitores para tudo com a postura histórica de Alvaro Dias como senador

Com Lúcio Vaz e André Gonçalves, discutiu a tendência para 2018 do eleitor rejeitar políticos e partidos tradicionais, tema do podcast Eleições.

Para fechar a trinca, vale a pena ler de novo essa matéria de maio, que já adiantava essa tendência da qual fazem parte partidos como Democratas, Rede, Livres, Avante e Muda Brasil.

Se mesmo políticos e partidos tradicionais estão rejeitando o sistema partidário, o que dizer de um outsider? É o caso de Modesto Carvalhosa. Um dos principais juristas do Brasil se coloca como alternativa à presidência da República para elevar o nível do debate público no país.

Os partidos hoje não têm nenhum significado além da manutenção do poder, por isso têm dupla rejeição pela população.

Delação premiada

Outro selo de impureza dos candidatos em 2018 será ter sido alcançado por operações de combate à corrupção como a Lava Jato. Ferramenta importante nas investigações, a delação premiada recebeu um crivo importante do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (29).

Reafirmou-se que o acordo desenhado entre o Ministério Público e o colaborador é soberano, sem necessidade de aprovação posterior da Justiça. No editorial “A legitimidade dos acordos de delação premiada”, apontamos a decisão como acertada. Porém, faltou discutir um ponto: o que fazer se o benefício concedido ao delator for desproporcional?

A solução, parece-nos, passa por estabelecer qual a sanção a que o agente que abusou de suas prerrogativas estaria sujeito: advertência, multa, eventual proibição de participar de novas negociações.

Defesa da vida

O Supremo discute a descriminalização do aborto até o terceiro mês de gestação e o Justiça&Direito apresenta a segunda reportagem para entender o que está em discussão. Neste texto, Renan Barbosa mostra como a tese pela descriminalização desconsidera a dignidade da vida em todos os estágios

Na reportagem anterior, contra-argumentamos a tese de que um bebê na barriga da mãe tem menos direitos do que após o parto.

Ainda sobre o assunto, o texto “Defesa da vida desde a concepção” explica a posição da Gazeta do Povo sobre o aborto.

Esse cara não sou eu

Osmar Dias prestigiou o lançamento oficial do Podemos, com anúncio do seu irmão, Alvaro, como candidato a presidente pela legenda. Em entrevista a Catarina Scortecci, Osmar desconversou sobre seguir o irmão no Podemos e disse não ser o candidato de Beto Richa ao governo do Paraná em 2018.

Está claro que o candidato do governador é outro.”

Pacotaço

Rafael Greca aprovou o ajuste fiscal junto à Câmara de Vereadores, mas, e agora? João Frey explica que os cinco projetos aprovados terão mais reflexo contábil que de melhoria notória nos serviços à população. A corda deve afrouxar no pescoço mesmo se a Justiça autorizar o saque de R$ 600 milhões do Instituto de Previdência da Prefeitura.

O desgaste para aprovar o ajuste, contudo, respingou na avaliação de Greca. A reprovação ao prefeito chegou a 69,3%, segundo levantamento da Paraná Pesquisas revelado em primeira mão pelo colunista Celso Nascimento.

Parcialmente responsável pela rejeição a Greca, o confronto entre servidores e policiais, dia 26 de junho, está muito mais relacionado ao recorrente uso da força bruta por manifestantes do que pela ação direta do prefeito. O assunto é tema do editorial “A democracia fraturada”.

Se chegamos ao ponto em que sindicalistas fraturam policiais, é porque foi sendo construído, aos poucos, um clima de tolerância com outras demonstrações de força. A fronteira entre o aceitável e o condenável tem sido movida há tempos na direção mais permissiva.

Esportes

Por um triz O Coritiba teve a vitória nas mãos, mas empatou por 2 a 2 com o Vasco, na Vila Capanema. Já são seis jogos sem ganhar.

Mão? O Atlético jogou mal, mas a derrota por 1 a 0 para o Sport, no Recife, só existiu por causa de um pênalti inexistente.

Libertadores Mesmo com os times em campo, a dupla Atletiba acrescentou mais um episódio à série sobre aluguel do Couto Pereira. Agora, uma carta aberta do Atlético pedindo desculpas aos seus torcedores e reclamando do rival.

Pausa para o vôlei Motivo da saída do Atlético da Arena da Baixada, a Liga Mundial de vôlei ainda tem ingressos à venda para a fase final, que rola de amanhã a sábado.

Brasileirão O Corinthians ganhou do Botafogo (1 a 0, claro) e abriu sete pontos na liderança. Confira a classificação.

Bezona O Paraná derrotou o Ceará por a 1 a 0 e subiu para o sétimo lugar. O G-4 tem Guarani, Juventude, América-MG e Vila Nova.

Hoje também é dia

O Guia traz uma seleção de programas para hoje em Curitiba: festival de cinema francês, jantar nas alturas e feirinha na Praça Osório, entre outras atrações. Se o frio (com risco de geada) te deixará em casa, combine um delicioso jantar com algum dos vinhos com até 40% de desconto no Clube Selections, exclusivo para membros do Clube Gazeta do Povo.

Bom apetite, boa semana e tintim!

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]