• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

É improvável que Michel Temer deixe a presidência da República cassado. O julgamento da chapa com Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá seu dia crucial hoje, a partir das 9 horas. A Gazeta do Povo acompanha, com vídeo ao vivo da Corte e análise da equipe de República.

A sessão começará com a conclusão da leitura do voto do relator, Herman Benjamin. O ministro pede a cassação da dupla por “uso de caixa 2 contínuo desde 2010”. Segundo Benjamin, uma “poupança de propina” foi construída com dinheiro desviado da Petrobras e, não fosse o trabalho da força-tarefa da Lava Jato, o financiamento escuso permaneceria por mais de uma década. 

O voto do relator deve ser seguido por Luiz Fux e Rosa Weber. Os dois concordaram com Benjamin pela inclusão no processo das delações da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira e Gilmar Mendes se posicionaram contra.

O placar de 4 a 3 a favor de Michel Temer provavelmente se repetirá no julgamento do mérito, o que absolveria a chapa do atual presidente.

Cada ministro terá 20 minutos para justificar seu posicionamento. Tempo suficiente para reforçar o antagonismo entre Benjamin e Mendes. O relator, abusando de metáforas e cutucando colegas. O presidente da Corte, com uma quase irônica linha de dizer que o Tribunal estava aprendendo como funcionam as campanhas eleitorais no Brasil.

Ele poderia perguntar para a agência de notícias Bloomberg, que produziu uma extensa reportagem sobre a propinocracia brasileira: ninguém jamais montou uma máquina de corrupção como esta, diz o conteúdo, analisado por Rodrigo Constantino.

Mayday

Expectativa: Theresa May antecipou as eleições do Parlamento britânica para ampliar sua maioria e legitimar-se no posto de primeira-ministra.

Realidade: o Partido Conservador deve ficar com 314 assentos, 16 a menos do que antes da eleição, insuficiente para governar sozinho.

O resultado será confirmado hoje. Mas, diante das projeções, a Grã-Bretanha e a Europa já começam a se perguntam o que será do Brexit. Vale a pena ler de novo o que Maurício Brum escreveu a respeito na véspera do pleito.

O horror!

Como desgraça pouca é bobagem, Theresa May ainda foi retratada decapitada na capa do Charlie Hebdo (AQUELE). Crítica à reação frouxa da primeira-ministra após o ataque terrorista que matou oito pessoas, sábado, em Londres.

Ontem, jogadores da Arábia Saudita se recusaram a respeitar um minuto de silêncio às vítimas antes de amistoso contra a Austrália. Para Alexandre Borges, uma demonstração inaceitável de conivência com o terror.

Os mesmos que costumam enxergar racismo, homofobia ou preconceito em qualquer lugar, mesmo onde não existe, parecem não se incomodar quando uma seleção nacional se recusa fazer um minuto de silêncio por vítimas do terrorismo islâmico em Londres. 

Cosa nostra

No Paraná, os dias andam assim:

- Sacha Reck, ex-advogado das empresas de ônibus, disse em delação premiada que a licitação do transporte coletivo de Curitiba, realizada em 2009, foi direcionada para beneficiar as empresas. Ele cita Deonilson Roldo (o “primeiro-ministro” de Beto Richa), Ivan Bonilha (conselheiro do Tribunal de Contas) e Osmar Bertoldi (deputado federal);

Os servidores municipais de Curitiba anunciaram greve a partir de segunda-feira, véspera da votação do ajuste fiscal de Rafael Greca para por a casa em ordem. Greca, aliás, está em Buenos Aires comemorando o aniversário da primeira-dama Margarita Sansone. Reinaldo Bessa conta os detalhes, com foto e tudo mais;

O litoral do Paraná está abandonado, como costuma acontecer nesse período curto entre a Quarta de Cinzas e o Natal. A boa nova é que entidades dos municípios da região estão se mobilizando para cobrar atenção do governo estadual;

O deputado estadual Nelson Justus comemora 70 anos na terça-feira (13) e ganhará como presente de aniversário a queda pela metade dos prazos de prescrição de crimes, conforme previsto em lei. Perfeito para alguém implicado até o último fim de cabelo branco no caso dos Diários Secretos da Assembleia. Não há previsão para julgamento do mérito. Uma das maiores vergonhas da Justiça paranaense;

- Nosso editorial trata do presente que Nelson Justus receberá: a impunidade.

 O aniversário de Nelson Justus será duplamente comemorado, especialmente se Órgão Especial demorar ainda mais para julgá-lo, providência que afastaria quaisquer riscos de penalização. É hora de dar parabéns para a lentidão da Justiça?

Repita comigo: sexta-feira!

Um fim de semana recheado de boa programação começa hoje. Tome nota!

Você curte uma MPB mainstream? Seu destino é o Teatro Guaíra, onde Caetano Veloso e Teresa Cristina apresentam o show “Caetano apresenta Teresa”. Bruna Covacci falou com Caê sobre música e, claro, política. O show tem 30% de desconto no Clube Gazeta.

Seu negócio é um pagode raiz, daqueles de deixar numa playlist de Spotify com o nome Bagaceira para tocar em fim de churrasco? Siga para o Teatro Positivo ver Raça Negra, com 50% de desconto no Clube Gazeta.

Não quer música, mas cinema? Cinema cabeça, de preferência? Está rolando o 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional, em Curitiba. O Sandro Moser listou dez filmes imperdíveis. É no Shopping Novo Batel, com 50% de desconto no Clube Gazeta do Povo.

Saco vazio não para em pé. Então, vamos comer? Amanhã e domingo tem a segunda CWB Burguer Fest, a batalha de hambúrgueres. São dez hamburguerias e dez food trucks vendendo lanches ao preço único de R$ 15. Vi as fotos e não contive as lágrimas de catchup. Muita emoção, torcida brasileira!

O fim de semana gastronômico ainda tem Festival do Pão com Bolinho, jantares do Dia dos Namorados e muito mais para você comer como se não houvesse amanhã. (Sinto informar, mas há. Então, segura a onda).

Quer mais um pouco? Sharon Abdalla, mate a fome de diversão dessa turma!

 Crise para menores

Tem mais opções de lazer do que o bolso aguenta? Teco Medina dá uma bela dica para quem está lidando com a crise econômica da porta de casa pra dentro. O nosso âncora diz como abordar o assunto com os filhos e integrar os pequenos no ajuste fiscal. Misto de diversão e responsabilidade que ainda pode livrar uma grana para curtir o fim de semana sem culpa.

Café com a seleção

A sexta-feira começa com Brasil x Argentina, amistoso na Austrália. A bola rola às 7 horas e você acompanha ao vivo, em vídeo, aqui na Gazeta do Povo. A transmissão será da CBF, a partir das 6h30, com Pelé nos comentários, intêndi. Vai, Brasil!

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]