• Carregando...
Existe o risco de sobrar carne no mercado brasileiro? |
Existe o risco de sobrar carne no mercado brasileiro?| Foto:

1. Recuo

Temer retira servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência.

Presidente disse que a ideia de respeitar a autonomia de estados e municípios “surgiu com grande força” em reuniões com lideranças da Câmara e do Senado.

*

2. Começou

A Lava Jato realiza sua primeira ação baseada na delação da Odebrecht, conhecida também como a “delação do fim do mundo”. Isso porque ela envolve 77 funcionários e ex-funcionários da empresa (sem contar o depoimento de Marcelo Odebrecht), e deve atingir ao menos uma centena de políticos de todos os tamanhos, cores e formatos em Brasília.

Está mais para “delação do fim de Brasília”.

A nova operação se chama “Satélites” e os alvos, desta vez, são suspeitos ligados a senadores do PT e do PMDB.

Entre as empresas investigadas nessa fase da Lava Jato, está uma de Eunício de Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado. A empresa se chama Confederal e, sozinha, ela recebeu R$ 164 milhões de órgãos subordinados ao Ministério da Saúde, da Fazenda e dos Transportes, entre 2010 e 2014.

*

O pedido feito pela Procuradoria-Geral da República ao STF de abertura de 83 inquéritos relacionados à delação da Odebrecht chegou nesta terça-feira (21) ao gabinete do ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo.

A maioria dos inquéritos – 64 – tem um único investigado. São 16 inquéritos com dois investigados. Existem dois inquéritos com três investigados. O inquérito com o maior número de investigados tem cinco alvos. Os números são do STF e não incluem os inquéritos que serão abertos em outras instâncias.

Os nomes dos investigados ainda estão sob sigilo.

*

3. Carne Fraca

E se sobrar carne no mercado, o que acontece com os preços?

*

Munida de lotes, datas de fabricação e laudos de análises, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quer ir atrás de produtos possivelmente adulterados dos frigoríficos citados na Operação Carne Fraca.

*

Ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu disse que deputados pressionaram para manter um “bandido” na fiscalização. Ela se refere a Sérgio Souza e Osmar Serraglio (hoje ministro da Justiça) pressionando para manter no cargo Daniel Gonçalves Filho.

Presos desde sexta-feira (17), no âmbito da Operação Carne Fraca, Daniel Gonçalves Filho e Gil Bueno de Magalhães permaneceram no comando da representação paranaense do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por mais de uma década, e sempre com o apoio de “padrinhos” da política.

O primeiro era indicação da bancada do PMDB do Paraná; o segundo foi nomeado com a tutela dos parlamentares paranaenses filiados ao PP.

*

Governo brasileiro mobiliza diplomatas para frear suspensão de carne brasileira.

4. STF

Ministro do STF Gilmar Mendes acusa a Procuradoria-Geral da República de vazar informações sigilosas para a imprensa.

O juiz citou as operações Lava Jato e a Carne Fraca, e cobrou explicações.

*

5. Legislativo

Nosso editorial: “Com a reforma política correndo no Congresso Nacional, voltou a ganhar força uma ideia que pode dissociar de vez a representação desejada pelos eleitores e a que efetivamente toma posse nos Legislativos Brasil afora, especialmente em Brasília: a introdução da lista fechada, pela qual o eleitor vota apenas no partido, que determina quais nomes farão parte da lista e em que ordem, preenchendo por esse critério as cadeiras parlamentares que o voto popular lhes atribuir.”

*

6. Cadê o carro?

Se você esquecer onde estacionou o carro, logo vai poder apelar para o aplicativo Google Maps.

Você marca onde deixou o veículo e o programa te conduz até o local. A função existe numa versão que está sendo testada nos Estados Unidos. Ainda não há previsão para estrear na versão final do aplicativo.

*

7. Red

Sem fazer estardalhaço algum, a Apple acabou de lançar um iPhone 7 vermelho.

*

8. Amazon Prime Video :-(

Em apenas três meses de funcionamento no Brasil, serviço de vídeo da Amazon acumula problemas e irrita usuários.

A falta de sincronia nas legendas é um dos problemas apontados.

*

Editado por Irinêo Baptista Netto e ilustrado por Osvalter Urbinati.

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 7h, e atualizado ao longo da manhã.

Ele também é enviado como uma notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS) com a opção de ser notificado por nós habilitada.

Obrigado pela leitura.

*
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]