Patrimônio

10 anos de resgate: duas obras de João Turin dadas como perdidas foram recuperadas

Equipe Pinó
01/11/2023 19:06
Thumbnail
Em quase 50 anos de carreira, João Turin deixou mais de 400 obras. Em 2023, fará 10 anos que a obra “Pietá” foi localizada em uma cidade da França. Uma equipe foi enviada ao local para fazer um molde da escultura.
Outra obra perdida, “No Exílio”, também foi resgatada, mas por meio de uma releitura, inaugurada em setembro deste ano para comemorar o aniversário de nascimento de Turin. Ambas as obras encontram-se em exposição permanente no Memorial Paranista, em Curitiba.
O artista João Turin (1878-1949) teve seu trabalho resgatado de ponta a ponta, algo até então inédito na área de artes no Brasil. Além de etapas como catalogação, restauro, pesquisa histórica, fundição de esculturas em bronze, entre outras, o trabalho também incluiu essas missões à Europa em busca de obras que estavam desaparecidas.

Conheça João Turin

Nascido em 1878 em Morretes, no litoral do Paraná, mudou-se ainda garoto para a capital Curitiba, iniciando seus estudos em artes, chegando a ser professor. Especializou-se em escultura em Bruxelas e em seguida morou por 10 anos em Paris.
Retornou ao Brasil em 1922, trazendo comentários elogiosos da imprensa francesa, e deu início à etapa mais produtiva de sua trajetória.
Para conferir de perto as obras do artista, a exposição é fixa no Memorial Paranista João Turin que fica na Rua Mateus Leme, 4700, Curitiba, PR.