Meio Ambiente

10 mil mudas de árvores nativas serão distribuídas em Curitiba; saiba onde conseguir

Equipe Pinó
07/06/2022 18:00
Thumbnail

No Mês do Meio Ambiente, Prefeitura de Curitiba promove distribuição de 10 mil mudas nativas. Foto: Ricardo Marajó/SMCS/Divulgação | RicardoMarajo

As dez regionais da Prefeitura de Curitiba iniciaram na última terça-feira (7), a distribuição de 10 mil mudas de árvores nativas. A ação, parte do Desafio 100 mil Árvores para Curitiba, acontece dentro das comemorações do Mês do Meio Ambiente, cuja programação se estende até o final de junho. A distribuição, gratuita, vai até o final do estoque, e começa pelos bairros do Cajuru e Santa Felicidade.
São mil mudas disponíveis em cada regional. Basta preencher um cadastro simples, com o local e as características do plantio, para retirar a muda que esteja de acordo com a área a ser plantada. As mudas são produzidas no Horto Municipal da Barreirinha.
Entre as espécies disponíveis estão ipês amarelo, roxo e roxo anão, araçá vermelho, pitanga e uvaia. Não é preciso de autorização para o plantio em áreas privadas; já em espaço público, é necessário permissão e o cumprimento de algumas regras, que envolvem observações a normas de urbanização, largura das calçadas e fiação elétrica, por exemplo.
Quem for retirar uma muda pode também colaborar com o projeto Pinhão Curitibano. Para isso, é só levar as sementes de araucária - os pinhões encontrados no chão em casa, na rua ou em algum bosque nativo - na regional da coleta da muda. O objetivo é a produção de mudas mais resilientes da espécie símbolo do Paraná no Horto da Barreirinha.

Onde retirar as mudas

Terça-feira (7)
  • Regional Cajuru - Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150, a partir das 9h.
  • Regional Santa Felicidade - Rua Santa Bertilla Boscardin, 213, a partir das 9h.
Quarta-feira (8)
  • Regional Pinheirinho - Avenida Winston Churchill, 2.033, a partir das 9h.
  • Regional Boqueirão - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430, a partir das 14h.
Para mais informações, acesse
o site da prefeitura de Curitiba
.