Marcas locais

Estilista curitibana Silvia Fregonese lança marca própria de vestidos de noiva

Patrícia Sankari
27/02/2024 13:44
Thumbnail

Nova coleção apresenta cinco vestidos. | Divulgação

Depois de 14 anos dedicando-se à produção de vestidos de festa e de noiva sob medida e à curadoria de peças de grifes internacionais em seu ateliê, a estilista curitibana Silvia Fregonese acaba de lançar uma marca própria de vestidos de noiva, a Naemii – By Silvia Fregonese.
A novidade vem para acompanhar a expansão da empresa da estilista, que desde novembro de 2023 está presente também na capital paulista, e para atender uma demanda que a profissional identificou ao longo dos anos.
“Eu senti que uma grande parte das pessoas queriam uma coisa mais especial e, principalmente, pessoas de outras lojas. Muitos vinham até mim, porque gostavam do que eu fazia e da minha curadoria, então, decidimos lançar essa minicápsula teste para atender e entender a demanda do varejo”, explica Silvia.
A coleção traz vestidos clássicos e elegantes. Foto: reprodução/@atelieSilviaFregonese
A coleção traz vestidos clássicos e elegantes. Foto: reprodução/@atelieSilviaFregonese
Desenvolvida em aproximadamente três meses, a coleção é composta por cinco vestidos em modelos clássicos e elegantes e tamanhos que vão do 36 ao 48. “Nesses anos atuando no mercado, percebi que o que funciona mesmo é o clássico, um tecido mais liso, uma alfaiataria, um bom corte, um bom tecido. Então, focamos em desenvolver modelos que víamos que vestiam bem e que tinham uma boa modelagem”, conta.
Além de estarem disponíveis nas lojas físicas do Atelier Silvia Fregonese em Curitiba e São Paulo, os vestidos da primeira coleção da Naemii podem ser adquiridos em atacado por lojistas. Nesse caso, as compras são feitas via catálogo.

Uma paixão desde a infância

Foi observando sua avó Carmen costurando diariamente em seu ateliê que Silvia descobriu, ainda na infância, que a moda era sua paixão. Quando cresceu, foi estudar na Itália e teve a oportunidade de atuar em marcas de luxo, como Armani e Ermenegildo Zegna, mas retornou ao Brasil por sentir falta do alto astral brasileiro.
“Quando eu voltei, o Ermenegildo Zegna estava abrindo uma operação no Brasil, então, voltei trabalhando com eles. Foi então que senti que era isso que eu gostava de fazer, atuar com noivas. Isso trouxe toda a minha memória de infância, quando via minha vó costurar no ateliê diversos vestidos de noivas”, relembra.
A partir disso, ela decidiu investir no ateliê próprio e optou por fazer da curadoria seu grande diferencial. “A minha primeira pesquisa é sempre na internet. Então, estou sempre pesquisando e salvando as marcas de que gosto. Aí, faço uma viagem para cada país dessas marcas. Eu gosto de visitar, ver ao vivo, porque, às vezes, a imagem não entrega o que é a realidade. Já visitei mais de 50 países na Europa, Ásia e África, e criei meu diferencial que está na apuração e curadoria”.
 Silvia Fregonese. Foto: Adalberto Rodrigues
Silvia Fregonese. Foto: Adalberto Rodrigues
Hoje, o Atelier Silvia Fregonese conta com uma filial em São Paulo e, ao todo, 13 funcionárias, entre vendedoras, gerentes e costureiras.
Segundo Silvia, o trabalho é muito gratificante, pois atua com os sonhos e momentos únicos. Porém, não é algo simples e a construção longa. “Para você construir uma marca, você tem que fazer bem feito. Às vezes, produzir menos, mas fazer peças que tenham muita qualidade e que tenham bom acabamento. No final, a vontade de trabalhar e se esforçar são a base para quem quer começar nesse meio”, diz.