• Carregando...
Prédio da Câmara foi cercado pela PM na última terça-feira  (20). | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Prédio da Câmara foi cercado pela PM na última terça-feira (20).| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Depois de não conseguir votar em duas ocasiões o pacote de ajuste fiscal proposto pela prefeitura de Curitiba por conta do cerco à sede da Câmara Municipal, no dia 13 de junho, e da invasão do plenário por servidores, no dia 20, os vereadores de Curitiba devem levar a votação para outro lugar. Ainda não há confirmação pública sobre a mudança de local, mas vereadores da base admitem a medida como forma de garantir segurança para a votação do pacote. Os locais especulados são a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski.

ENTREVISTA: “Vou manter a urgência do ajuste fiscal a qualquer preço”, diz Greca

No entendimento dos aliados do prefeito Rafael Greca (PMN), o regimento da Casa permite essa mudança de local. A norma que rege o funcionamento da Câmara diz que “na impossibilidade do funcionamento em sua sede, a Câmara Municipal poderá reunir-se, temporariamente, em outro local, mediante proposta da Mesa, aprovada pela maioria absoluta dos membros da Casa”.

A oposição discorda da medida que vem ganhando corpo na base aliada. “Espero que não ousem algo desse tipo”, disse o vereador Goura (PDT). Já Professora Josete (PT) afirmou que a bancada de oposição vai se reunir para discutir formas de impedir que a votação seja feita fora da Câmara Municipal.

A proposta foi apresentada pouco antes das 15h30 pelo secretário de Segurança do Paraná, Wagner Mesquita, em uma reunião entre vereadores, Ministério Público, OAB, órgãos de segurança e representantes da prefeitura. A princípio, o presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), afirmou que a decisão cabe ao colegiado de vereadores.

“É uma decisão muito difícil, porque é lá [na sede da Câmara] que o prefeito faz seu juramento, é lá o livre exercício da cidadania. Preciso ouvir o colegiado. Tenho que levar [a questão] aos meus pares. Entendemos o momento, que é de preocupação”, disse o vereador.

Perto das 16h, a proposta de seguia em debate na reunião e não havia consenso entre as entidades sobre a mudança de local. Por volta das 17 horas, chegaram aos gabinetes as convocações para a sessão extraordinária, marcada para as 18h30 desta sexta-feira (23). A sessão começou às 18h43, com a presença de 29 dos 38 vereadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]