• Carregando...
 | Wenderson Araujo/Gazeta do Povo
| Foto: Wenderson Araujo/Gazeta do Povo

Pelo terceiro levantamento seguido, o senador Alvaro Dias (Pode-PR) mantém a liderança das intenções de voto para a disputa pela Presidência da República em 2018 entre os eleitores paranaenses, na pesquisa estimulada, isto é, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao participante. É o que mostrou um levantamento do instituto Paraná Pesquisas sobre em quem os paranaenses votarão para presidente no ano que vem, realizado entre os dias 2 e 5 de julho.

LEIA MAIS: Em “convenção fora de época”, Podemos lança Alvaro Dias candidato a presidente

INFOGRÁFICO: Veja em detalhes os números da pesquisa.

No primeiro cenário, o parlamentar paranaense foi mencionado como opção de 31,1% dos entrevistados, mais que o dobro das intenções do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 15,3%. Em seguida aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 12,6%; o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), com 9,5%; o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (sem partido), com 5,9%; a ex-senadora Marina Silva (Rede-AC), com 4,7%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), com 3%. Segundo a pesquisa, 14,2% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, e 3,7% não souberam opinar.

No outro cenário, quando o candidato tucano é alterado, os números de Alvaro praticamente se mantêm. O senador paranaense aparece com 32,9% das intenções de voto, contra 16,4% de Bolsonaro. Na sequência, vêm Lula (12,5%); Joaquim Barbosa (6,7%); Marina Silva (4,8%); o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB (4,6%); e Ciro Gomes (3,3%). No levantamento, 15,1% declaram que não optariam por nenhum dos nomes, enquanto 3,8% não souberam responder à pergunta.

Em relação às duas pesquisas anteriores (novembro de 2016 e abril deste ano), a intenção de voto em Alvaro continua acima dos 30 pontos. A maior queda foi dos nomes tucanos, que começaram os levantamentos na segunda posição. Na contramão, quem mais conquistou terreno foi Bolsonaro, antes na casa dos 8 pontos (atrás de Lula e Marina) e agora com o dobro desse índice.

Rejeição

O levantamento do Paraná Pesquisas também mediu a rejeição aos prováveis candidatos à Presidência da República no ano que vem. Lula é o mais rejeitado, com 58,8%. Muito distantes do petista, aparecem Marina (19,9%), Bolsonaro (17,9%), Alckmin (15,4%), Ciro (12,7%), Alvaro (10,8%), Doria (10,6%) e Joaquim Barbosa (9%). Não souberam opinar 8% dos entrevistados, e 4,4% disseram poder votar em todos os nomes citados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]