• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Hospital Evangélico de Curitiba tem uma nova data para ser leiloado: 17 de agosto. O leilão deveria ter sido realizado no início de maio, mas divergências na avaliação do complexo médico fizeram com que o certame fosse adiado. A nova avaliação afixou valor de R$ 217 milhões – o que compreende o Evangélico e a Faculdade de Medicina.

Quem se interessar em arrematar os bens poderá parcelar a aquisição em 60 meses, mas deverá pagar uma entrada equivalente a 20% do valor total. O comprador também poderá compensar créditos trabalhistas no pagamento das parcelas. Segundo o Evangélico, há pelo menos quatro grupos interessados em adquirir o complexo.

Afundado em dívidas, o Evangélico está sob intervenção da Justiça do Trabalho há três anos. No fim do ano passado, a 9ª Vara do Trabalho penhorou o complexo médico e determinou a avaliação dos bens, com vistas a estabelecer o lance mínimo do leilão. O dinheiro levantado com o arremate será destinado a pagar as dívidas trabalhistas, bancárias e tributárias do Evangélico. Apesar disso, segundo o hospital, “o leilão deve resguardar o interesse da saúde pública, mantendo o foco da atividade do hospital e da faculdade”.

A faculdade deve manter a oferta da graduação de Medicina e dos cursos de pós-graduação. Obrigatoriamente, o comprador deve compreender uma instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O juiz aceitará a formação de consórcios.

O Hospital Evangélico atende de 25 mil a 30 mil pacientes por mês, em média de 1,1 mil por dia. De acordo com a mantenedora, 95% do atendimento é focado no Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é referência em processos de alta complexidade (tratamento de queimados, cirurgias bariátricas e plásticas, transplantes de órgãos) e atendimento emergencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]