• Carregando...
Durante a posse como governadora, Cida Borghetti recebeu flores da filha Maria Victoria, que é deputada estadual. | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Durante a posse como governadora, Cida Borghetti recebeu flores da filha Maria Victoria, que é deputada estadual.| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

O Paraná tem uma nova governadora a partir desta sexta-feira (6). Cida Borghetti (PP) assumiu o cargo, após a renúncia de Beto Richa (PSDB), em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e posterior transmissão do cargo no Palácio Iguaçu. Repleto de autoridades e apoiadores, o evento foi marcado pela troca de elogios entre os presentes no Legislativo.

O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), foi um dos que declarou apoio, assegurando base para aprovação do projetos da nova governadora.

O clima amistoso já aparecia antes, na chegada de Cida à Alep. Acompanhada da filha, a deputada estadual Maria Victoria, e do marido, o deputado federal Ricardo Barros (que deixou recentemente o cargo de ministro da Saúde), Cida foi recepcionada por deputados com abraços.

LEIA MAIS:Flores, cantoria e elogios dão tom de campanha à posse de Cida Borghetti

Clima

A cerimônia também teve momentos curiosos. Além do Hino Nacional, foi executada uma música que fazia referência a Maringá – cantarolada pela própria governadora enquanto a intérprete oficial se apresentava à sua frente.

Em outro momento, Cida recebeu um buquê de flores da filha, Maria Victoria. Depois, fez um discurso no qual passou, pelo menos, cinco minutos cumprimentando os presentes.

DE SAÍDA:Richa chora ao deixar o governo e diz que, agora, terá tempo para buscar netos na escola

Protesto

Se o apoio político parece certo, do lado de fora da Alep o clima não foi tão amigável.

Ao lado da Alep, um grupo de manifestantes protestava contra o governo, relembrando o episódio em que professores foram agredidos pela polícia (relembre a Batalha do Centro Cívico, no dia 29 de abril de 2015).

Durante seu discurso, porém, Cida parabenizou os deputados pela aprovação das medidas de ajuste que à época provocaram as manifestações. Na sequência, a agora governadora seguiu para o Palácio Iguaçu, para a transmissão de cargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]