• Carregando...
Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo.
Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo.| Foto:

Ao completar um ano na cadeira de diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna anunciou que vai deixar a usina no próximo dia 5 de abril. Ele irá assumir um cargo no Grupo Delta Energia.
A partir de agora, começam as especulações em torno de quem comandará a estatal e seu orçamento bilionário. No caso de Vianna, que foi diretor-presidente da Copel, a indicação partiu do governador Beto Richa (PSDB).

Se o presidente Michel Temer (PMDB) mantiver o critério, caberá à vice-governadora Cida Borghetti (PP) escolher o substituto, uma vez que ela deverá ser a chefe do Executivo estadual a partir de 7 de abril, quando Richa renunciar para ser candidato ao Senado.

LEIA TAMBÉM: Deputados de Richa rugem alto com servidores, mas miam mansinho para o Judiciário

E quando se diz Cida, entenda-se Ricardo Barros (PP), marido dela e ministro da Saúde. Principal articulador da candidatura da esposa, a chance de indicar o diretor-geral da Itaipu – e gerir uma estrutura gigantesca − cairá como uma luva no momento em que ele tenta conseguir o maior número possível de aliados para a eleição de outubro.

A indicação, no entanto, não poderá ser estritamente política como em outros tempos. Em virtude da Lei das Estatais, de junho de 2016, é vedada a nomeação para a diretoria de empresas públicas “de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Nada que impeça Barros de usar essa nova carta na manga para pavimentar o sonho de conquistar o Palácio Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]