• Carregando...
Movimentar os bares, na opinião do deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR), seria uma das poucas vantagens do horário de verão. | Daniel Derevecki / AGP/Daniel Derevecki / AGP
Movimentar os bares, na opinião do deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR), seria uma das poucas vantagens do horário de verão.| Foto: Daniel Derevecki / AGP/Daniel Derevecki / AGP

A possibilidade de o presidente Michel Temer decidir, com uma canetada, acabar com o horário de verão é comemorada pelo deputado federal Alfredo Kaefer (PSL-PR). O parlamentar paranaense se posiciona contra a alteração temporária há muitos anos. Em discurso na Câmara Federal, em 2009, ele já havia dito que os benefícios são menores que os prejuízos. Mas agora Kaefer aproveitou a deixa do governo federal para se insurgir contra o horário de verão.

O deputado considera que a maior parte dos brasileiros sofre com a mudança, levando um mês para se acostumar com a antecipação de horário e, ao fim do período, mais 30 dias para se readaptar. “Há perda de produtividade. Nas empresas e nas escolas. Os alunos viram verdadeiros zumbis”, comenta.

[O horário de verão] só é bom para os folgados, que saem mais cedo, e vão para os bares beber

Alfredo Kaefer deputado federal

Kaefer considera a mudança de horário uma “estupidez governamental”, que precisa acabar. “Traz aparentemente uma economia, que é muito pequena, medíocre, em relação aos danos que causa nas atividades do cotidiano”, comenta. “Só é bom para os folgados, que saem mais cedo, e vão para os bares beber”, acredita. E acrescentou que pode ser benéfico, eventualmente, para quem quer se exercitar. Como argumento, ele também usa o “risco de assalto”. Segundo o deputado, as pessoas que precisam trabalhar cedo vão para as ruas ainda escuras, por causa da antecipação do horário.

LEIA TAMBÉM: MP processa 34 deputados por imprimir cartões de natal e de aniversário na Assembleia

Questionado se chegou a apresentar alguma proposta formal para acabar com o horário de verão, ele reconhece que faltou “coragem política”, alegando que é um tema sensível para a população. Mas agora, diante da iniciativa do governo federal, Kaefer afirma que vai protocolar um projeto de lei para tentar garantir que nunca mais seja autorizado o horário de verão. “Minha proposta é que tenha, no máximo, uma flexibilização em algum ano que tenha um caso de escassez energética”, avisa. Ele acredita que seria mais eficiente que o governo investisse em campanhas educativas para economizar energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]