• Carregando...
Show Rural Coopavel acontece em Cascavel. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Show Rural Coopavel acontece em Cascavel.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Em ano eleitoral, o Show Rural Coopavel, um dos três maiores eventos tecnológicos do agronegócio mundial, se transforma também em vitrine política para pré-candidatos. A feira, que está na 30ª edição e acontece em Cascavel, no Oeste do Paraná, segue até sexta-feira (9).

No palco político do Show Rural já têm presença confirmada os pré-candidatos ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT), que estarão no evento na quarta-feira (7). A vice-governadora e também pré-candidata, Cida Borghetti (PP), visitará o evento ao lado do marido, o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Fique por dentro: Conheça os pré-candidato ao governo do PR

Virtual candidato à Presidência da República, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), visitará a feira na terça-feira (9). Ele estará acompanhado do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que pode disputar a eleição ao Senado ou terminar o mandato.

Opinião: Mas, vem cá: Beto Richa gostaria de ser senador?

Outro presidenciável que confirmou presença é João Dionísio Amoedo, que pretende disputar pelo Partido Novo. Ele estará no Show Rural na sexta-feira (9).

Política na feira

Para o coordenador-geral do evento e presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, mesmo a feira sendo uma vitrine tecnológica para o agronegócio, é importante que políticos participem e que as novidades do setor sirvam de inspiração. “Eles terão contato com os produtores rurais, com as tecnologias, e são tecnologias do futuro. O que está sendo apresentado aqui em 2018 será realidade para o campo em 2019”, observa.

Para Grolli, o tripé tecnologias, produtores rurais e políticos no evento é uma combinação que pode resultar em planos estratégicos. “É isso que nós gostaríamos de ter no país, planos estratégicos para o futuro”, diz.

O evento

O Show Rural Coopavel está em sua 30ª edição, se tornou o maior evento tecnológico do agronegócio latino-americano e foi inspirado na Farm Progress Show, considerada a maior feira tecnológica do agronegócio mundial, realizada anualmente na cidade de Decatur no estado de Illinois, nos Estados Unidos.

Na década de 1980, lembra Grolli, havia um forte êxodo rural na região Oeste do Paraná e agricultores pequenos estavam migrando para outros centros porque a atividade no campo havia se tornado insustentável. A ideia foi buscar mecanismos para que os agricultores produzissem mais no mesmo espaço de terra.

A partir de então, a revolução na produção começou a acontecer de fato e houve aumento da produtividade com o uso de novas tecnologias. Na primeira edição do Show Rural participaram apenas 110 agricultores, todos ligados à Coopavel. Grolli lembra que foi a própria cooperativa que buscou os produtores em suas casas.

O evento cresceu e começou a atrair pessoas de diferentes regiões do Brasil e do mundo. “A visão era de no máximo 5 mil pessoas. Com o tempo o evento foi nos levando a ter uma responsabilidade maior”, ressalta.

Com o passar do tempo, o Show Rural também ganhou novos focos, como a preservação ambiental, por exemplo. Neste ano, o evento mira a sustentabilidade. Parte da energia consumida no evento será gerada por placas fotovoltaicas. A ideia é incentivar os produtores rurais a aproveitarem a energia solar para gerar eletricidade em suas propriedades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]