• Carregando...
Cida Borghetti (à dir.) e o ex-governador Beto Richa, junto ao púlpito | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Cida Borghetti (à dir.) e o ex-governador Beto Richa, junto ao púlpito| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

O Paraná começa, nesta sexta-feira (6), uma nova fase no Executivo estadual. Cida Borghetti (PP) assumiu, no Centro Cívico, em Curitiba, o cargo de governadora do estado. Ela assume o posto depois que o ex-governador Beto Richa (PSDB) renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado nas eleições deste ano.

A cerimônia era uma solenidade oficial do governo do estado, mas em alguns momentos pareceu mais um evento de campanha – tanto de Richa quanto de Cida. A nova governadora já se declarou pré-candidata ao governo estadual, e agora terá toda a máquina do estado a seu favor. Na posse, a habilidade política do marido de Cida, Ricardo Barros (PP), ficou clara na fala da nova governadora. Cuidadosa, ela ficou alguns minutos cumprimentando os presentes nominalmente, fez elogios aos deputados e foi acompanhada por um séquito de homens engravatados.

LEIA MAIS: Cida Borghetti toma posse em meio a elogios na Assembleia

O ex-governador Beto Richa também aproveitou a oportunidade. No Palácio Iguaçu, Richa fez um discurso que mais parecia um programa eleitoral. Lembrou o que considera os feitos de seu governo – repetindo o mantra de que o Paraná está com “a casa em ordem” após o ajuste fiscal. Também passou longos minutos falando sobre as “noites insones” e os sacrifícios que enfrentou enquanto ocupava o cargo, agradecendo a mulher, a “doce” Fernanda Richa. Os filhos, irmãos, netos, sobrinhos e os pais também foram mencionados no discurso.

Além das falas, outros momentos curiosos também denotaram o tom de campanha da posse. Na Assembleia Legislativa, Cida recebeu flores da filha Maria Victoria (PP) e até acompanhou – longe do microfone – a interpretação da canção Maringá, de Joubert de Carvalho. Já no Palácio Iguaçu, Cida posou para fotos com o neto de Richa no colo. O ex-governador, por sua vez, ouviu até declarações de amor. Quando foi chamado para discursar, alguém na multidão gritou “Beto, eu te amo!”.

DE SAÍDA:Em carta de despedida, Beto Richa faz propaganda de governo

Cida, de forma mais moderada, também declarou sua simpatia por Richa. Rasgando elogios – como se estivesse em um palanque –, agradeceu ao ex-governador pela liderança e desejou “sucesso na nova caminhada”. A família também não ficou de fora. Durante pelo menos cinco minutos, a nova governadora falou sobre a mãe. Depois, agradeceu ao marido e à filha.

Do lado de fora do Palácio, entretanto, o clima não era tão amistoso. Enquanto acontecia a cerimônia, um grupo de manifestantes gritava palavras de ordem conta o ex-governador. A referência principal eram os protestos contra as medidas de ajuste fiscal, que acabaram com professores feridos pelos policiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]