• Carregando...
Cida com prefeitos e deputados em Brasília. | Jonas Oliveira / AEN/ Divulgação
Cida com prefeitos e deputados em Brasília.| Foto: Jonas Oliveira / AEN/ Divulgação

A menos de cinco meses das eleições, potenciais candidatos não deixaram passar em branco a presença de uma multidão de prefeitos do Paraná em Brasília para a já tradicional “Marcha em Defesa dos Municípios”. A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), pré-candidata à reeleição, além de 13 deputados federais, todos de olho nas urnas de outubro, ganharam microfones no jantar oferecido na noite de terça-feira (22) pelo deputado federal Toninho Wandscheer (Pros), coordenador da bancada do Paraná em Brasília, e também pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

No cálculo da AMP, mais de 100 prefeitos foram ao jantar, realizado no Setor de Clubes Sul, na capital federal.

REAJUSTE:  Ratinho adere a reajuste do funcionalismo; líder de Cida fala em “hipocrisia”

Entre pudins e conchigliones, a plateia de políticos e lideranças locais ouviu da governadora o primeiro discurso da noite, com anúncio de verba adicional para transporte escolar, no valor de R$ 20 milhões. Foi aplaudida, e também bastante “tietada” ao final do jantar. “Tenho visitado quase um município por dia. Como municipalista que sou, contem com o nosso trabalho”, pontuou ela.

FAKE NEWS: Em gravação, empresário diz ter ajudado a eleger Richa e Greca com fake news

Discursos

Todos os deputados federais presentes falaram na sequência, no topo da escada de entrada do salão do evento, em uma espécie de palanque improvisado – Zeca Dirceu (PT), Luciano Ducci (PSB), Aliel Machado (PSB), Valdir Rossoni (PSDB), Alfredo Kaefer (PP), Osmar Serraglio (PP), Ricardo Barros (PP), Sérgio Souza (MDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB), Christiane Yared (PR), Osmar Bertoldi (DEM), Alex Canziani (PTB) e Toninho Wandscheer (Pros).

“Não existe ninguém aqui que não tenha sido eleito com o apoio de cada liderança que está aqui hoje. Nossa primeira palavra é muito obrigado”, iniciou Canziani. “Nós iremos continuar lutando pelos municípios, contra a injusta partilha tributária”, completou Serraglio. 

Zeca Dirceu citou a entrega de tratores e Rossoni lembrou da obra da nova ponte em União da Vitória. Mas foram as menções à governadora do Paraná que prevaleceram no palanque. “Vocês têm visto o trabalho que a Cida tem feito, de segunda a segunda, para liberar recursos”, disse Ducci. “Ela não é nem de Curitiba, nem do interior, é dos dois”, falou Bertoldi sobre “a amiga Cida”, com quem conviveu na Assembleia Legislativa do Paraná. 

Ricardo Barros

O marido de Cida, o ex-ministro da Saúde Ricardo Barros, também foi lembrado. Quando ministro da Saúde, teria “furado a fila” dos estados brasileiros para dar prioridade a demandas do Paraná, destacou Bertoldi. Também teria atendido a todos, independentemente da coloração partidária, elogiou Aliel.

Mas, coube a Toninho, coordenador da bancada, fazer o discurso final, voltado à pré-candidata ao Palácio Iguaçu: “Quero chamar você de governadora hoje e no ano que vem”.

A “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios” termina nesta quinta-feira (24).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]