• Carregando...
Rossoni (à esq.), Aécio (ao centro) e Richa: cobrança após críticas públicas. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
Rossoni (à esq.), Aécio (ao centro) e Richa: cobrança após críticas públicas.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Uma transmissão ao vivo no Facebook feita pelo chefe da Casa Civil do governo Beto Richa (PSDB), o deputado federal licenciado Valdir Rossoni (PSDB), desencadeou uma crise entre os tucanos no mês de abril. É o que revelam grampos feitos com autorização judicial que tinham como alvo o senador Aécio Neves (PSDB-MG), investigado no inquérito 4483 e afastado do mandato por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

No vídeo publicado na rede social - ao qual a Gazeta do Povo só teve acesso a um trecho (assista abaixo), pois o original foi removido -, Rossoni disse estar decepcionado com o colega de Minas Gerais e que, se as denúncias contra ele fossem comprovadas, teria perdido “um companheiro”. “Até se [forem confirmadas as contas no exterior] ele continuar de presidente do PSDB, ou ele sai da presidência do PSDB, ou eu saio do PSDB. Porque eu não vou admitir”, disse o paranaense, ressalvando que queria ver provas das acusações contra o tucano mineiro.

Caixa Zero: cinco coisas que os áudios nos ensinam sobre o PSDB

Leia a matéria completa

No dia seguinte à transmissão de Rossoni, em 17 de maio, começou uma troca de telefonemas por parte do estafe do senador. O objetivo era contornar o que poderia se transformar em uma crise de repercussão nacional.

Procurados, os envolvidos no áudio disseram que não iriam comentar o assunto. Único a se manifestar, Aécio Neves disse em nota que “trata-se de conversas particulares que não têm qualquer relação com o objeto da investigação”. “Sendo de teor privado, não há o que comentar”, declarou o parlamentar mineiro.

A seguir, a Gazeta do Povo detalha os grampos e como os tucanos resolveram suas diferenças. É importante destacar que não existe crime nas condutas verificadas nas conversas, trata-se apenas de um bastidor do mundo político.

Grampo 1: Andrea Neves avisa o irmão sobre as críticas

Se referindo a Rossoni como “um cara babaca do Paraná”, Andrea Neves, irmã de Aécio, avisa o senador das críticas do secretário de Richa e diz que já havia uma matéria sobre elas no UOL. “[Ele disse que] que, se você for preso, ele vai te visitar na cadeia, entendeu?”, disse ela. “Assim que ligar pro Richa, esse cara tem que apagar esse troço e colocar um pedido de desculpas”, prosseguiu. Aécio diz que ligará ao governador do Paraná para resolver a questão.

Ouça toda a conversa entre Aécio e a irmã

Carregando o áudio...

Grampo 2: Aécio cobra que Richa enquadre Rossoni

Em sua primeira conversa com Richa, Aécio pergunta se Valdir Rossoni “enlouqueceu” e diz que, se não houvesse recuo nas críticas, iria expulsá-lo do partido. O senador exige um pedido de desculpas e se preocupa com a possibilidade de a notícia alcançar nível nacional. “Já tá aí rodando, vai virar notícia nacional essa merda”, diz Aécio. Richa promete resolver a questão e diz que o mineiro “pode ficar tranquilo”.

Ouça a cobrança inicial de Aécio a Beto Richa

Carregando o áudio...

Grampo 3: “Aí joga você no meio”, diz Aécio a Richa

Na segunda conversa após a detonação da crise interna, Aécio e Richa manifestam o temor que a crítica de Rossoni ganhe proporções maiores, virando um tiroteio entre correligionários de ambos os lados. “E cê sabe o que que vai acontecer? Aí joga você no meio, entendeu? Porque vai ter um cara aliado do Aécio que vai chegar e vai falar: ‘Mas e o Beto, e o outro?’. Ninguém segura isso, entendeu?”, diz o senador.

“‘Em razão da má interpretação, eu tô retirando o vídeo.’ Acho que é isso que ele tem que fazer, tá?”, acrescenta Aécio. Em outro trecho, o temor do mineiro é que o caso vire notícia em outros veículos de alcance nacional “Se não isso vira a notícia da Folha de S. Paulo...”, disse ele. Richa responde concordando: “viraliza já”. 

Ouça Aécio e Richa comentarem o temor por um aumento da crise

Carregando o áudio...

*O grampo 3 tem 6 minutos e 15 segundos, conforme material anexado ao inquérito 4483. A ligação entre Aécio e Richa, porém, dura apenas 1 minuto e 35 segundos, enquanto o restante do tempo não traz qualquer áudio.

Grampo 4: “A nota está boa, mas tem que resolver a matéria do UOL”

No terceiro diálogo entre Aécio e Richa no dia 17, o senador elogia a nota feita por Rossoni, mas alerta que ainda precisa ser resolvida a questão da matéria do UOL.  “Pede para a sua assessora de imprensa aí, o pessoal seu mais qualificado, falar pro UOL. Tem que falar com o UOL logo, tá entendendo? Ainda tá no UOL Paraná”, disse o mineiro. “Então o cara dizer que a manchete é inverídica e que eles, por favor, substituam por essa nota do cara aí e tal”, orienta ele. Richa diz que está fazendo e Aécio agradece.

Ouça os tucanos debaterem a “solução” para a matéria

Carregando o áudio...

Grampo 5: Aécio reclama que a postagem de Rossoni segue no ar

Em conversa com um interlocutor identificado apenas como Flávio, o senador mineiro diz que o problema com a matéria do UOL foi resolvido - sem detalhar o que isso significaria -, mas que Rossoni ainda não havia apagado a postagem. “Porque eles estão agora explorando a postagem do cara. Tá chegando outros pedidos pra gente aqui”, disse Aécio. Flávio promete resolver o problema. “Ou tira essa postagem ou isso vai virar uma confusão enorme”, complementou o senador.

Ouça Aécio reclamando que a postagem de Rossoni ainda não foi apagada

Carregando o áudio...

O pós-confusão

A reportagem de um parceiro local do portal UOL a qual os telefonemas se referem chegou a existir, mas atualmente leva para uma página em branco. A postagem de Rossoni com as críticas também não consta mais na linha do tempo da página do Facebook do deputado federal licenciado, embora a rede social permita que ela seja ocultada e acessível somente por quem dispõe o seu endereço. A nota de desculpas que teria sido feita por Rossoni não foi localizada no site do PSDB ou na página da seção paranaense do partido no Facebook.

Trecho do ao vivo de Rossoni no Facebook, realizado dia 16 de abril

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]