• Carregando...
Professores e profissionais da saúde representam maioria do funcionalismo público municipal e estadual. | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Professores e profissionais da saúde representam maioria do funcionalismo público municipal e estadual.| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

A greve geral marcada para a próxima sexta-feira, dia 28 de abril, vai atingir em cheio os serviços públicos estaduais e da capital. Professores e profissionais da área da saúde, que representam a maior parte do funcionalismo, já decidiram aderir à paralisação. Em resposta, o governo do estado e a prefeitura de Curitiba anunciaram que descontarão o dia parado do salário dos servidores.

Greve geral: veja as categorias que vão parar

Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que servidores públicos em greve deverão ter descontados em suas folhas de pagamento os dias decorrentes da paralisação. O STF, no entanto, abriu brecha para a compensação do corte em caso de acordo, além de determinar que o desconto será incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do próprio poder público.

Adesão

Até a noite desta quarta-feira (26), diversos sindicatos já confirmaram participação no ato contra as reformas do governo federal. Do Executivo estadual, irão parar os professores e servidores das escolas, os profissionais e técnicos da saúde – 30% seguirão trabalhando − e os policiais civis. Esses e outros servidores que decidirem parar não receberão o salário correspondente ao dia parado. “Quem não trabalha não recebe”, resumiu o secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni.

Da administração da capital, já anunciaram a paralisação os professores e guardas municipais e praticamente todos os demais servidores, que são englobados pelo mesmo sindicato e terão de manter pelo menos 30% dos profissionais em atividade. Em nota, a prefeitura anunciou que também descontará em folha o dia parado dos grevistas. Segunda a gestão da capital, que diz respeitar os protestos, os serviços públicos não podem ser prejudicados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]