• Carregando...
Lojas da rede Leve Curitiba serão desocupadas. | Divulgação/Arquivo
Lojas da rede Leve Curitiba serão desocupadas.| Foto: Divulgação/Arquivo

A prefeitura de Curitiba solicitou a desocupação de todas as lojas da rede Leve Curitiba. A gestão do prefeito Rafael Greca (PMN) deve remodelar o programa, que vende souvenirs da capital paranaense e artigos produzidos por artesãos da cidade. As lojas são administradas pelo Instituto Pró-Cidadania (antigo IPCC), que recentemente teve rompidos convênios com a prefeitura, entre eles o que se referia ao programa de agentes comunitários e o de Unidade de Valorização de Reciclagem (UVR).

O Pró-Cidadania tem 30 dias para devolver as lojas à prefeitura. Hoje, a Leve Curitiba mantém seis unidades abertas: um quiosque no Aeroporto Afonso Pena; outras quatro lojas em espaços públicos (no Parque Barigui, no Parque Tanguá, no Jardim Botânico e no Mercado Municipal); e uma na Torre Panorâmica, em espaço cedido em comodato. Em agosto, Greca já havia fechado três lojas, sob alegação de que elas operavam no vermelho.

A Leve Curitiba deve deixar de funcionar da forma que está estabelecida: com a rede cedida a entidades sem fins lucrativos, que, por meio de convênio, mantêm a concessão da bandeira. Hoje, todo o lucro obtido com a venda dos produtos é revertido diretamente a projetos sociais, mantidos pelo Instituto Pró-Cidadania.

A prefeitura, por sua vez, mantém suspense sobre o futuro da Leve Curitiba. Por meio de nota, a administração informou apenas que “o novo uso [da rede de lojas] está em estudo e deve atender a atividades de interesse público”. A prefeitura também acrescentou que solicitou a devolução das lojas “em razão do fim dos convênios com o instituto, que ainda tem o prazo de 30 dias para a desocupação dos imóveis pertencentes à administração municipal”.

A Leve Curitiba foi criada há 17 anos, quando a primeira-dama Margarita Sansone era presidente do IPC (que, à época, se chamava IPCC). Entre as coleções vendidas pela marca, estão a Capivara de Curitiba, Petit Pavé, J. Turin, Etnias e Sou Curitiba, entre outras. A rede também tem um site para venda dos souvenirs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]