• Carregando...
 | Divulgação/MP-PR/
| Foto: Divulgação/MP-PR/

O ex-prefeito de Luiziana José Cláudio Pol foi condenado pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Campo Mourão por ato de improbidade administrativa. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por ter desviado o único cilindro de oxigênio disponível na Unidade de Saúde do município, utilizando-o para bombear chope durante uma festa particular.

O fato ocorreu na passagem de 2012 para 2013 e foi um dos últimos atos do então prefeito, cujo mandato encerrou-se no dia 31 de dezembro de 2012.

LEIA TAMBÉM: Novo IML de Curitiba é inaugurado após três anos de atraso

Pol foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos e ao pagamento de multa civil no valor de dez vezes a remuneração que recebia quando da ocorrência do fato, quantia que será destinada aos cofres públicos. Além disso, o ex-agente político fica proibido de contratar com o poder público também pelo prazo de três anos.

Segundo a ação, a retirada do equipamento prejudicou o atendimento a uma paciente, que, na madrugada de 1.º de janeiro de 2013, foi levada à unidade com suspeita de infarto. Os profissionais que a atenderam, diante da gravidade do quadro, determinaram a remoção da mulher para Campo Mourão, a 30 quilômetros de Luiziana. No trajeto, seria necessário utilizar balão de oxigênio, entretanto o equipamento estava na festa do prefeito, portanto a paciente foi transferida sem oxigenação. No dia seguinte, já internada em Campo Mourão, a mulher morreu.

Além da ação civil, o Ministério Público ingressou com uma denúncia criminal, que ainda está em trâmite na Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]