• Carregando...
Gráfica da Assembleia Legislativa funcionava no subsolo até 2011. | Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo
Gráfica da Assembleia Legislativa funcionava no subsolo até 2011.| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

Com a alegação de que a impressão de cartões de natal e aniversário e outros tipos de material de promoção pessoal foram irregularmente impressos pela Assembleia Legislativa do Paraná, o Ministério Público Estadual (MP-PR) ajuizou ações de improbidade administrativa contra 34 deputados. As informações são da RPC e foram divulgadas na noite desta sexta-feira (22) pelo ParanaTV. Os nomes dos parlamentares ainda não foram anunciados.

LEIA TAMBÉM:TJ aumenta condenação de ex-diretores dos Diários Secretos, mas cabe recurso

As impressões foram confeccionadas entre 2002 e 2009 na gráfica que funcionava no subsolo da Assembleia – a mesma estrutura usada para fabricar os diários oficiais falsificados que eram usados no esquema de desvio de recursos mostrado pela série de reportagens Diários Secretos, de 2010. Durante a apreensão de documentos em maio daquele ano, depois das denúncias divulgadas pela Gazeta do Povo e pela RPC, os promotores encontraram exemplares de materiais que eram confeccionados e enviados a eleitores.

Para o MP, os impressos são provas de que a estrutura da Assembleia era usada para a promoção pessoal dos deputados. Apenas um deles teria sido responsável pelo gasto de quase R$ 1 milhão em 462 mil cartões.

As ações judiciais pedem a devolução de R$ 14 milhões aos cofres públicos. A gráfica foi fechada em 2010 e, no ano seguinte, os equipamentos foram doados para a Secretaria Estadual de Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]