• Carregando...
Maurício Fanini, ex-diretor da Secretaria de Educação do Paraná. | Reprodução/RPCTV
Maurício Fanini, ex-diretor da Secretaria de Educação do Paraná.| Foto: Reprodução/RPCTV

O Ministério Público (MP) do Paraná pediu à Justiça o bloqueio de um apartamento do ex-diretor da Secretaria de Estado da Educação (Seed) Maurício Fanini. O imóvel, localizado no bairro Cabral, em Curitiba, é avaliado em cerca de R$ 1 milhão.

A intenção dos promotores é garantir o ressarcimento aos cofres públicos no caso de Fanini ser condenado. Ainda não há decisão por parte do Judiciário sobre o pedido de bloqueio. A informação foi divulgada pela RPC TV.

Fanini foi preso preventivamente pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) na terceira fase da Operação Quadro Negro. Para o MP-PR, ele é um dos principais responsáveis pelos desvios milionários de recursos destinados à construção e reforma de escolas estaduais.

O órgão afirma que Fanini agiu em conluio com o dono da Construtora Valor, Eduardo Lopes de Souza, para desviar pelo menos R$ 20 milhões. O governo do estado pagou o montante à empreiteira por obras que mal começaram e estão abandonadas até hoje. Em delação premiada ao Ministério Público Federal (MPF), Souza disse que parte dos recursos desviados teria abastecido campanhas eleitorais no estado via caixa 2, entre elas a de reeleição do governador Beto Richa (PSDB) – o tucano nega.

O MP-PR suspeita que Fanini e a esposa lavavam o dinheiro das fraudes por meio de compras de artigo de luxo no exterior, com cartões de crédito. Segundo os promotores, o casal mantinha rotineiras viagens internacionais, compras em lojas de alto padrão e joalherias, incompatíveis com o status de servidor público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]